Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555 |
Resumo: | The objective of this work is to investigate the skills and competences provided by the application of the case study method in the teaching- learning process of postgraduate students in Accounting Sciences. The sample has 180 students, representing 10 Brazilian states. For the analysis of the data was used the exploratory factorial analysis, two factors were identified that explain 62.03% of the total data variation. These factors were characterized by skills and competencies acquired with the case study method and requirements to the application of the case study method in the classroom. In the opinion of graduate students in Accounting Sciences, the case study method contributes to their learning and helps in the development of skills and competences, such as: communication skills, teamwork and ability to reflect on real situations and they can interconnect with the theory studied, which will aid in the critica l analysis. |
id |
UFU_8f556c105328d134d060e9904cc04bc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/20555 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeisThe case study method applied in teaching of postgraduate courses of accounting sciencesmétodo de ensinoteaching methodestudo de casocase studyciências contábeisaccounting sciencesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISThe objective of this work is to investigate the skills and competences provided by the application of the case study method in the teaching- learning process of postgraduate students in Accounting Sciences. The sample has 180 students, representing 10 Brazilian states. For the analysis of the data was used the exploratory factorial analysis, two factors were identified that explain 62.03% of the total data variation. These factors were characterized by skills and competencies acquired with the case study method and requirements to the application of the case study method in the classroom. In the opinion of graduate students in Accounting Sciences, the case study method contributes to their learning and helps in the development of skills and competences, such as: communication skills, teamwork and ability to reflect on real situations and they can interconnect with the theory studied, which will aid in the critica l analysis.XIXO objetivo deste trabalho é investigar as habilidades e competências proporcionadas pela aplicação do método do estudo de caso no processo ensino-aprendizagem dos estudantes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A amostra conta com 180 discentes, representando 10 estados brasileiros. Para a análise dos dados utilizou-se a análise fatorial exploratória, foram identificados dois fatores que explicam 62,03% da variação total dos dados. Tais fatores foram caracterizados por Habilidades e Competências Adquiridas com o Método do Estudo de Caso e Requisitos para Aplicação do Método do Estudo Caso em Sala de Aula. Na opinião dos discentes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, o método do estudo de caso contribui para seu aprendizado e auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências, tais como: a capacidade de comunicação, o trabalho em equipe e a aptidão para refletir sobre situações reais, podendo os mesmos interligarem com a teoria estudada, o que auxiliará na análise crítica.Universidade Federal de UberlândiaBrasilXIX SemeAd - Seminários em Administração2018-02-01T12:32:38Z2018-02-01T12:32:38Z20162016-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLEAL, E. A ; OLIVEIRA, R. L. .O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação em ciências contábeis. In: XIX SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 19 p., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2016.2177-3866https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555porMétodo de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeisSemeAd – Seminários em Administração FEA-USPOliveira, Rodrigo Lucena deLeal, Edvalda Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-06-01T18:32:48Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20555Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-06-01T18:32:48Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis The case study method applied in teaching of postgraduate courses of accounting sciences |
title |
Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis |
spellingShingle |
Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis Oliveira, Rodrigo Lucena de método de ensino teaching method estudo de caso case study ciências contábeis accounting sciences CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis |
title_full |
Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis |
title_fullStr |
Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis |
title_full_unstemmed |
Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis |
title_sort |
Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis |
author |
Oliveira, Rodrigo Lucena de |
author_facet |
Oliveira, Rodrigo Lucena de Leal, Edvalda Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Edvalda Araujo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rodrigo Lucena de Leal, Edvalda Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
método de ensino teaching method estudo de caso case study ciências contábeis accounting sciences CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
método de ensino teaching method estudo de caso case study ciências contábeis accounting sciences CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
The objective of this work is to investigate the skills and competences provided by the application of the case study method in the teaching- learning process of postgraduate students in Accounting Sciences. The sample has 180 students, representing 10 Brazilian states. For the analysis of the data was used the exploratory factorial analysis, two factors were identified that explain 62.03% of the total data variation. These factors were characterized by skills and competencies acquired with the case study method and requirements to the application of the case study method in the classroom. In the opinion of graduate students in Accounting Sciences, the case study method contributes to their learning and helps in the development of skills and competences, such as: communication skills, teamwork and ability to reflect on real situations and they can interconnect with the theory studied, which will aid in the critica l analysis. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-11-09 2018-02-01T12:32:38Z 2018-02-01T12:32:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEAL, E. A ; OLIVEIRA, R. L. .O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação em ciências contábeis. In: XIX SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 19 p., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2016. 2177-3866 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555 |
identifier_str_mv |
LEAL, E. A ; OLIVEIRA, R. L. .O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação em ciências contábeis. In: XIX SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 19 p., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2016. 2177-3866 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis SemeAd – Seminários em Administração FEA-USP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil XIX SemeAd - Seminários em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil XIX SemeAd - Seminários em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711576324112384 |