Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rodrigo Lucena de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leal, Edvalda Araujo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555
Resumo: The objective of this work is to investigate the skills and competences provided by the application of the case study method in the teaching- learning process of postgraduate students in Accounting Sciences. The sample has 180 students, representing 10 Brazilian states. For the analysis of the data was used the exploratory factorial analysis, two factors were identified that explain 62.03% of the total data variation. These factors were characterized by skills and competencies acquired with the case study method and requirements to the application of the case study method in the classroom. In the opinion of graduate students in Accounting Sciences, the case study method contributes to their learning and helps in the development of skills and competences, such as: communication skills, teamwork and ability to reflect on real situations and they can interconnect with the theory studied, which will aid in the critica l analysis.
id UFU_8f556c105328d134d060e9904cc04bc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/20555
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeisThe case study method applied in teaching of postgraduate courses of accounting sciencesmétodo de ensinoteaching methodestudo de casocase studyciências contábeisaccounting sciencesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISThe objective of this work is to investigate the skills and competences provided by the application of the case study method in the teaching- learning process of postgraduate students in Accounting Sciences. The sample has 180 students, representing 10 Brazilian states. For the analysis of the data was used the exploratory factorial analysis, two factors were identified that explain 62.03% of the total data variation. These factors were characterized by skills and competencies acquired with the case study method and requirements to the application of the case study method in the classroom. In the opinion of graduate students in Accounting Sciences, the case study method contributes to their learning and helps in the development of skills and competences, such as: communication skills, teamwork and ability to reflect on real situations and they can interconnect with the theory studied, which will aid in the critica l analysis.XIXO objetivo deste trabalho é investigar as habilidades e competências proporcionadas pela aplicação do método do estudo de caso no processo ensino-aprendizagem dos estudantes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A amostra conta com 180 discentes, representando 10 estados brasileiros. Para a análise dos dados utilizou-se a análise fatorial exploratória, foram identificados dois fatores que explicam 62,03% da variação total dos dados. Tais fatores foram caracterizados por Habilidades e Competências Adquiridas com o Método do Estudo de Caso e Requisitos para Aplicação do Método do Estudo Caso em Sala de Aula. Na opinião dos discentes de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, o método do estudo de caso contribui para seu aprendizado e auxilia no desenvolvimento de habilidades e competências, tais como: a capacidade de comunicação, o trabalho em equipe e a aptidão para refletir sobre situações reais, podendo os mesmos interligarem com a teoria estudada, o que auxiliará na análise crítica.Universidade Federal de UberlândiaBrasilXIX SemeAd - Seminários em Administração2018-02-01T12:32:38Z2018-02-01T12:32:38Z20162016-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLEAL, E. A ; OLIVEIRA, R. L. .O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação em ciências contábeis. In: XIX SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 19 p., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2016.2177-3866https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555porMétodo de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeisSemeAd – Seminários em Administração FEA-USPOliveira, Rodrigo Lucena deLeal, Edvalda Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-06-01T18:32:48Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20555Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-06-01T18:32:48Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis
The case study method applied in teaching of postgraduate courses of accounting sciences
title Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis
spellingShingle Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis
Oliveira, Rodrigo Lucena de
método de ensino
teaching method
estudo de caso
case study
ciências contábeis
accounting sciences
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis
title_full Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis
title_fullStr Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis
title_full_unstemmed Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis
title_sort Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis
author Oliveira, Rodrigo Lucena de
author_facet Oliveira, Rodrigo Lucena de
Leal, Edvalda Araujo
author_role author
author2 Leal, Edvalda Araujo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rodrigo Lucena de
Leal, Edvalda Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv método de ensino
teaching method
estudo de caso
case study
ciências contábeis
accounting sciences
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic método de ensino
teaching method
estudo de caso
case study
ciências contábeis
accounting sciences
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description The objective of this work is to investigate the skills and competences provided by the application of the case study method in the teaching- learning process of postgraduate students in Accounting Sciences. The sample has 180 students, representing 10 Brazilian states. For the analysis of the data was used the exploratory factorial analysis, two factors were identified that explain 62.03% of the total data variation. These factors were characterized by skills and competencies acquired with the case study method and requirements to the application of the case study method in the classroom. In the opinion of graduate students in Accounting Sciences, the case study method contributes to their learning and helps in the development of skills and competences, such as: communication skills, teamwork and ability to reflect on real situations and they can interconnect with the theory studied, which will aid in the critica l analysis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-11-09
2018-02-01T12:32:38Z
2018-02-01T12:32:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEAL, E. A ; OLIVEIRA, R. L. .O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação em ciências contábeis. In: XIX SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 19 p., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2016.
2177-3866
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555
identifier_str_mv LEAL, E. A ; OLIVEIRA, R. L. .O método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós-graduação em ciências contábeis. In: XIX SEMEAD - SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 19 p., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2016.
2177-3866
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Método de estudo de caso aplicado no ensino em cursos de pós- graduação em ciências contábeis
SemeAd – Seminários em Administração FEA-USP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
XIX SemeAd - Seminários em Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
XIX SemeAd - Seminários em Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711576324112384