Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior : casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANASTÁCIO, Jessica Barros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
Texto Completo: http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/764
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar os saberes que se fazem presentes em casos de ensino relatados pelo professor de Ciências Contábeis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas com três docentes de instituições de ensino superior públicas da região Sudeste do Brasil, e as informações foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os saberes identificados no caso de ensino "como facilitar a aprendizagem da Contabilidade de Custos para alunos que não escolheram o curso de Ciências Contábeis?" foram: uso de metodologias ativas; ética profissional; saber do conteúdo especifico e da disciplina; respeito à opinião dos alunos; planejamento e avaliação da aprendizagem; reflexão sobre a prática docente; contextualização dos conteúdos; e relação teórico-prática. Os saberes identificados no caso de ensino "Avaliação formativa do aluno em uma perspectiva construtiva" foram: a avaliação da aprendizagem na identificação de avanços e dificuldades dos alunos e na reflexão sobre a prática de ensino; ética e honestidade acadêmica; uso de instrumentos e critérios da avaliação da aprendizagem; novas tecnologias no ensino; a pesquisa da prática de ensino e incentivo à ética e a atitudes positivas nos alunos. Os saberes identificados no caso de ensino "Avaliação como oportunidade para desenvolver a ética profissional" foram: uso da ética na docência; honestidade acadêmica; incentivo de atitudes positivas nos alunos; e reflexão sobre a prática docente. Destacam-se os saberes em comum aos três casos de ensino: a) enfrentamento de dilemas éticos na docência; b) reflexão sobre a prática docente; c) uso da avaliação para desenvolver a honestidade acadêmica, a aprendizagem dos conteúdos e a valorização da profissão contábil. Conclui-se que os saberes identificados são provenientes do conhecimento da disciplina, da prática de sala de aula, da instituição de educação onde os professores atuam, da convivência com os pares e com os alunos, bem como da trajetória pessoal, profissional e acadêmica vivenciada pelos docentes até então.
id FECAP-0_ec9367b91a328605b14d572278f60a6c
oai_identifier_str oai:tede.fecap.br:jspui/764
network_acronym_str FECAP-0
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository_id_str
spelling Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior : casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências ContábeisOccupational training. Accounting sciences - x Study and teaching (Higher). Higher education - Case studies. Accounting sciences.Formação profissional. Ciências contábeis - Estudo e ensino (Superior). Ensino superior - Estudo de casos. Ciências contábeis.CIÊNCIAS CONTÁBEISO presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar os saberes que se fazem presentes em casos de ensino relatados pelo professor de Ciências Contábeis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas com três docentes de instituições de ensino superior públicas da região Sudeste do Brasil, e as informações foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os saberes identificados no caso de ensino "como facilitar a aprendizagem da Contabilidade de Custos para alunos que não escolheram o curso de Ciências Contábeis?" foram: uso de metodologias ativas; ética profissional; saber do conteúdo especifico e da disciplina; respeito à opinião dos alunos; planejamento e avaliação da aprendizagem; reflexão sobre a prática docente; contextualização dos conteúdos; e relação teórico-prática. Os saberes identificados no caso de ensino "Avaliação formativa do aluno em uma perspectiva construtiva" foram: a avaliação da aprendizagem na identificação de avanços e dificuldades dos alunos e na reflexão sobre a prática de ensino; ética e honestidade acadêmica; uso de instrumentos e critérios da avaliação da aprendizagem; novas tecnologias no ensino; a pesquisa da prática de ensino e incentivo à ética e a atitudes positivas nos alunos. Os saberes identificados no caso de ensino "Avaliação como oportunidade para desenvolver a ética profissional" foram: uso da ética na docência; honestidade acadêmica; incentivo de atitudes positivas nos alunos; e reflexão sobre a prática docente. Destacam-se os saberes em comum aos três casos de ensino: a) enfrentamento de dilemas éticos na docência; b) reflexão sobre a prática docente; c) uso da avaliação para desenvolver a honestidade acadêmica, a aprendizagem dos conteúdos e a valorização da profissão contábil. Conclui-se que os saberes identificados são provenientes do conhecimento da disciplina, da prática de sala de aula, da instituição de educação onde os professores atuam, da convivência com os pares e com os alunos, bem como da trajetória pessoal, profissional e acadêmica vivenciada pelos docentes até então.This paper aims to study teaching cases reported by a professor of Accounting Sciences. To do so, it carried out an exploratory qualitative approach. The data was collected in interviews with three teachers from public higher education institutions in Southeast Brazil, and was analyzed through content analysis method. The knowledge was identified in the case study "How to facilitate the learning of Cost Accounting for students who did not choose the Accounting career?", in witch is used: active methodologies; professional ethics; knowledge of the specific content and discipline; respect for student opinion; planning and evaluation of learning; reflection on teaching practice; background of contents; and theoretical-practical relation. The knowledge we can identify in the teaching case: "Formative assessment of the student in a constructive perspective" is about: evaluation of learning in the identification of advantages and difficulties of students and it's reflection in teaching practice; ethics and academic honesty; usage of tools and evaluation criteria for learning; new technologies in education; research of teaching practice; encouraging ethics and positive attitudes in students; and the use of reflection on teaching practice. The knowledge identified in the other teaching case called "Evaluation as an opportunity to develop professional ethics", is: use of ethics in teaching; academic honesty; encouragement of positive attitudes in students; and reflection on the teaching practice. We highlight the common knowledge of the three teaching cases: a) confronting ethical dilemmas in teaching; b) reflection on the teaching practice; c) use of evaluation to develop academic honesty, learning the contents and valuing the accounting profession. It is concluded that the identified knowledge comes from the knowledge of the discipline, the classroom practice, the institution of education where the teachers work, the coexistence with the peers and with the students, as well as of the personal, professional and academic trajectory experienced by teachers until then.FECAPFundação Escola de Comércio Álvares PenteadoBrasilFECAPMestrado em Ciências ContábeisSLOMSKI, Vilma Genihttp://lattes.cnpq.br/4037547425398159ARAUJO, Adriana Maria Procópio dehttp://lattes.cnpq.br/3907440088436844CARVALHO, Ronaldo Fróes dehttp://lattes.cnpq.br/1678390500100525ANASTÁCIO, Jessica Barros2018-03-21T17:46:59Z2017-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfANASTÁCIO, Jessica Barros. Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior: casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/764porANASTÁCIO, Jessica Barros. Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior: casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2021-08-11T13:28:46Zoai:tede.fecap.br:jspui/764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2021-08-11T13:28:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior : casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis
title Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior : casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis
spellingShingle Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior : casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis
ANASTÁCIO, Jessica Barros
Occupational training. Accounting sciences - x Study and teaching (Higher). Higher education - Case studies. Accounting sciences.
Formação profissional. Ciências contábeis - Estudo e ensino (Superior). Ensino superior - Estudo de casos. Ciências contábeis.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_short Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior : casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis
title_full Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior : casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis
title_fullStr Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior : casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis
title_full_unstemmed Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior : casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis
title_sort Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior : casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis
author ANASTÁCIO, Jessica Barros
author_facet ANASTÁCIO, Jessica Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SLOMSKI, Vilma Geni
http://lattes.cnpq.br/4037547425398159
ARAUJO, Adriana Maria Procópio de
http://lattes.cnpq.br/3907440088436844
CARVALHO, Ronaldo Fróes de
http://lattes.cnpq.br/1678390500100525
dc.contributor.author.fl_str_mv ANASTÁCIO, Jessica Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Occupational training. Accounting sciences - x Study and teaching (Higher). Higher education - Case studies. Accounting sciences.
Formação profissional. Ciências contábeis - Estudo e ensino (Superior). Ensino superior - Estudo de casos. Ciências contábeis.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
topic Occupational training. Accounting sciences - x Study and teaching (Higher). Higher education - Case studies. Accounting sciences.
Formação profissional. Ciências contábeis - Estudo e ensino (Superior). Ensino superior - Estudo de casos. Ciências contábeis.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
description O presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar os saberes que se fazem presentes em casos de ensino relatados pelo professor de Ciências Contábeis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas com três docentes de instituições de ensino superior públicas da região Sudeste do Brasil, e as informações foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os saberes identificados no caso de ensino "como facilitar a aprendizagem da Contabilidade de Custos para alunos que não escolheram o curso de Ciências Contábeis?" foram: uso de metodologias ativas; ética profissional; saber do conteúdo especifico e da disciplina; respeito à opinião dos alunos; planejamento e avaliação da aprendizagem; reflexão sobre a prática docente; contextualização dos conteúdos; e relação teórico-prática. Os saberes identificados no caso de ensino "Avaliação formativa do aluno em uma perspectiva construtiva" foram: a avaliação da aprendizagem na identificação de avanços e dificuldades dos alunos e na reflexão sobre a prática de ensino; ética e honestidade acadêmica; uso de instrumentos e critérios da avaliação da aprendizagem; novas tecnologias no ensino; a pesquisa da prática de ensino e incentivo à ética e a atitudes positivas nos alunos. Os saberes identificados no caso de ensino "Avaliação como oportunidade para desenvolver a ética profissional" foram: uso da ética na docência; honestidade acadêmica; incentivo de atitudes positivas nos alunos; e reflexão sobre a prática docente. Destacam-se os saberes em comum aos três casos de ensino: a) enfrentamento de dilemas éticos na docência; b) reflexão sobre a prática docente; c) uso da avaliação para desenvolver a honestidade acadêmica, a aprendizagem dos conteúdos e a valorização da profissão contábil. Conclui-se que os saberes identificados são provenientes do conhecimento da disciplina, da prática de sala de aula, da instituição de educação onde os professores atuam, da convivência com os pares e com os alunos, bem como da trajetória pessoal, profissional e acadêmica vivenciada pelos docentes até então.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
2018-03-21T17:46:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANASTÁCIO, Jessica Barros. Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior: casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/764
identifier_str_mv ANASTÁCIO, Jessica Barros. Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior: casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
url http://tede.fecap.br:8080/handle/jspui/764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ANASTÁCIO, Jessica Barros. Formação e desenvolvimento profissional para uma prática pedagógica reflexiva na educação superior: casos de ensino na evidenciação de saberes do professor que atua na graduação em Ciências Contábeis. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - FECAP, São Paulo.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv FECAP
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Brasil
FECAP
Mestrado em Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron:FECAP
instname_str Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
instacron_str FECAP
institution FECAP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br
_version_ 1799850328700485632