Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Posca, Luis Muller
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19445
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.383
Resumo: This essay intends to attest how the teaching of the Visual Arts can be adapted to the visual impaired student of Basic Education. Considering the basis that Art is linked to the human feelings, many people believe that one, who cannot see, this student is excluded from what refers to visual poetics. We argue that it is possible for the non-visual student to appreciate pieces of visual arts through a method of teaching with tactile planks along with synesthesia (a phenomenon that provokes multisensory reactions, mixing more than one sense before an object of analysis) it is possible that the non-visual student can appreciate works of visual arts. Faced with the absence of a current parameter for the curricular adaptation in the teaching of Visual Arts and of books that can help the teacher about this artistic language, this research gives light to the creation of a teaching-pedagogical method of Visual Arts teaching with tactile planks for Non-visual students in Art classes in order for them to have their guaranteed right to meaningful and inclusive learning in this subject.
id UFU_9d7a56009700bbd0defbeeba311252b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19445
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuaisArtesPercepçãoArtes visuaisDeficientes visuaisSinestesiaMétodo didático-pedagógicoPranchas táteisVisual artsVisually impairedSynesthesiaDidactic-pedagogical methodTactile boardsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThis essay intends to attest how the teaching of the Visual Arts can be adapted to the visual impaired student of Basic Education. Considering the basis that Art is linked to the human feelings, many people believe that one, who cannot see, this student is excluded from what refers to visual poetics. We argue that it is possible for the non-visual student to appreciate pieces of visual arts through a method of teaching with tactile planks along with synesthesia (a phenomenon that provokes multisensory reactions, mixing more than one sense before an object of analysis) it is possible that the non-visual student can appreciate works of visual arts. Faced with the absence of a current parameter for the curricular adaptation in the teaching of Visual Arts and of books that can help the teacher about this artistic language, this research gives light to the creation of a teaching-pedagogical method of Visual Arts teaching with tactile planks for Non-visual students in Art classes in order for them to have their guaranteed right to meaningful and inclusive learning in this subject.Dissertação (Mestrado)Este estudo propõe demonstrar como o ensino das Artes Visuais pode ser adaptado ao aluno deficiente visual da Educação Básica. Considerando-se o princípio de que a Arte está ligada aos sentimentos humanos, muitos acreditam que, por não enxergar, esse aluno está excluído daquilo que se refere à poética visual. Defendemos que, por intermédio de um método de ensino com pranchas táteis juntamente da sinestesia (fenômeno que provoca reações multissensoriais, misturando mais de um sentido diante de um objeto de análise), é possível que o aluno não visual possa apreciar obras de artes visuais. Diante da ausência de um parâmetro atual para a adaptação curricular no ensino de Artes Visuais e de livros que possam auxiliar o docente sobre essa linguagem artística, esta pesquisa dá luz à criação de um método didático-pedagógico de ensino de Artes Visuais com pranchas táteis para alunos não visuais nas aulas de Arte, a fim de que eles tenham seu direito garantido a uma aprendizagem significativa e inclusiva nessa disciplina.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)Agreli, João Henrique Lodihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772516D1Melo, Roberta Maira dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776956E6Lemos, Sabrina Maiahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744308J5Posca, Luis Muller2017-08-14T13:15:42Z2017-08-14T13:15:42Z2017-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPOSCA, Luis Muller. Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.383https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19445http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-04-07T22:48:41Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19445Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-04-07T22:48:41Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais
title Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais
spellingShingle Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais
Posca, Luis Muller
Artes
Percepção
Artes visuais
Deficientes visuais
Sinestesia
Método didático-pedagógico
Pranchas táteis
Visual arts
Visually impaired
Synesthesia
Didactic-pedagogical method
Tactile boards
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais
title_full Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais
title_fullStr Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais
title_full_unstemmed Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais
title_sort Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais
author Posca, Luis Muller
author_facet Posca, Luis Muller
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agreli, João Henrique Lodi
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772516D1
Melo, Roberta Maira de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776956E6
Lemos, Sabrina Maia
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744308J5
dc.contributor.author.fl_str_mv Posca, Luis Muller
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Percepção
Artes visuais
Deficientes visuais
Sinestesia
Método didático-pedagógico
Pranchas táteis
Visual arts
Visually impaired
Synesthesia
Didactic-pedagogical method
Tactile boards
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic Artes
Percepção
Artes visuais
Deficientes visuais
Sinestesia
Método didático-pedagógico
Pranchas táteis
Visual arts
Visually impaired
Synesthesia
Didactic-pedagogical method
Tactile boards
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description This essay intends to attest how the teaching of the Visual Arts can be adapted to the visual impaired student of Basic Education. Considering the basis that Art is linked to the human feelings, many people believe that one, who cannot see, this student is excluded from what refers to visual poetics. We argue that it is possible for the non-visual student to appreciate pieces of visual arts through a method of teaching with tactile planks along with synesthesia (a phenomenon that provokes multisensory reactions, mixing more than one sense before an object of analysis) it is possible that the non-visual student can appreciate works of visual arts. Faced with the absence of a current parameter for the curricular adaptation in the teaching of Visual Arts and of books that can help the teacher about this artistic language, this research gives light to the creation of a teaching-pedagogical method of Visual Arts teaching with tactile planks for Non-visual students in Art classes in order for them to have their guaranteed right to meaningful and inclusive learning in this subject.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-14T13:15:42Z
2017-08-14T13:15:42Z
2017-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv POSCA, Luis Muller. Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.383
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19445
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.383
identifier_str_mv POSCA, Luis Muller. Criação de material de apoio para o ensino básico de artes visuais para alunos deficientes visuais. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.383
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19445
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711592282390528