O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Igor Gabriel Marques de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38997
Resumo: The present work has as its centrality to understand electronic games from the possibilities of teaching geographic science in the classroom. The questions presented contribute to the understanding of the relationship between games, ludicity, technology, knowledge and virtuality. Geographic education has undergone changes in recent decades and these are also associated with technological transformations, thus, the playful use of technology with pedagogical objectives is the center of this work. In this way, we contribute to a theoretical discussion and present practical possibilities to support the ludic in the classroom through electronic games.
id UFU_a9e7ad45da51d6eb46ba528056180998
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/38997
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e práticaGeography teaching and electronic games: a theoretical and practical discussionEducação geográficaInteratividadeLudicidadeConhecimento geográficoJogos eletrônicosCNPQ::CIENCIAS HUMANASThe present work has as its centrality to understand electronic games from the possibilities of teaching geographic science in the classroom. The questions presented contribute to the understanding of the relationship between games, ludicity, technology, knowledge and virtuality. Geographic education has undergone changes in recent decades and these are also associated with technological transformations, thus, the playful use of technology with pedagogical objectives is the center of this work. In this way, we contribute to a theoretical discussion and present practical possibilities to support the ludic in the classroom through electronic games.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho tem como centralidade compreender os jogos eletrônicos a partir das possibilidades de ensino da ciência geográfica em sala de aula. As questões apresentadas contribuem para o entendimento da relação entre jogos, ludicidade, tecnologia, conhecimento e virtualidade. A educação geográfica passou por mudanças nas últimas décadas e essas estão associadas também as transformações tecnológicas, desta forma, a utilização lúdica de tecnologia com objetivos pedagógicos é o centro desse trabalho. Desta forma, contribuímos com discussão teórica e apresentamos possibilidades práticas para fundamentar o lúdico na sala de aula por meio de jogos eletrônicos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilGeografiaBarbosa, Tuliohttp://lattes.cnpq.br/0987719839415557Gonçalves, Amanda Reginahttp://lattes.cnpq.br/1081674976938685Novais, Carlos de Souzahttps://www.escavador.com/sobre/3510688/carlos-de-souza-novaisAraújo, Igor Gabriel Marques de2023-08-28T17:25:20Z2023-08-28T17:25:20Z2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAUJO, Igor Gabriel Marques de. O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38997porhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-08-29T06:16:13Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/38997Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-08-29T06:16:13Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática
Geography teaching and electronic games: a theoretical and practical discussion
title O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática
spellingShingle O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática
Araújo, Igor Gabriel Marques de
Educação geográfica
Interatividade
Ludicidade
Conhecimento geográfico
Jogos eletrônicos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática
title_full O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática
title_fullStr O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática
title_full_unstemmed O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática
title_sort O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática
author Araújo, Igor Gabriel Marques de
author_facet Araújo, Igor Gabriel Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Tulio
http://lattes.cnpq.br/0987719839415557
Gonçalves, Amanda Regina
http://lattes.cnpq.br/1081674976938685
Novais, Carlos de Souza
https://www.escavador.com/sobre/3510688/carlos-de-souza-novais
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Igor Gabriel Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação geográfica
Interatividade
Ludicidade
Conhecimento geográfico
Jogos eletrônicos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Educação geográfica
Interatividade
Ludicidade
Conhecimento geográfico
Jogos eletrônicos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The present work has as its centrality to understand electronic games from the possibilities of teaching geographic science in the classroom. The questions presented contribute to the understanding of the relationship between games, ludicity, technology, knowledge and virtuality. Geographic education has undergone changes in recent decades and these are also associated with technological transformations, thus, the playful use of technology with pedagogical objectives is the center of this work. In this way, we contribute to a theoretical discussion and present practical possibilities to support the ludic in the classroom through electronic games.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-28T17:25:20Z
2023-08-28T17:25:20Z
2023-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Igor Gabriel Marques de. O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38997
identifier_str_mv ARAUJO, Igor Gabriel Marques de. O ensino da geografia e os jogos eletrônicos: uma discussão teórica e prática. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711560676212736