A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5160 |
Resumo: | Games and play activity are an important pedagogical tool for the teaching of School Geography, which, through the development of these activities, can show the student that Geography is present in our daily life, enabling them to know, analyze and create critical thinking about the characteristics of Brazil and the world, reflecting on their reality and building their own geographical concepts. In this context, the present study aimed to analyze how the insertion of play games in the teaching and learning process of the School Geography of the schools of the city of Delmiro Gouveia/AL is done. Through an exploratory and descriptive research, based on bibliographic studies of renowned authors such as Piaget, Vygotsky; the study analyzed how the insertion of this tool, the challenges and difficulties faced by teachers, through the application of a questionnaire with 6 (six) closed questions and 4 (four) open questions made to 8 (eight) collaborators who teach in the schools of the municipality. Thus, it was possible to understand how the use of play games in school geography classes, make classes more productive and interesting, where the student develops skills such as researching, interacting, building, socializing, affectivity, imagining, developing logical reasoning, points those that become positive and important to playful mediated learning. |
id |
UFAL_7e20381c2b7c81cc2c10c84407928f53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5160 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografiaGeografiaGeografia escolarEnsino e aprendizagemEducaçãoJogos lúdicosAtividades lúdicasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAGames and play activity are an important pedagogical tool for the teaching of School Geography, which, through the development of these activities, can show the student that Geography is present in our daily life, enabling them to know, analyze and create critical thinking about the characteristics of Brazil and the world, reflecting on their reality and building their own geographical concepts. In this context, the present study aimed to analyze how the insertion of play games in the teaching and learning process of the School Geography of the schools of the city of Delmiro Gouveia/AL is done. Through an exploratory and descriptive research, based on bibliographic studies of renowned authors such as Piaget, Vygotsky; the study analyzed how the insertion of this tool, the challenges and difficulties faced by teachers, through the application of a questionnaire with 6 (six) closed questions and 4 (four) open questions made to 8 (eight) collaborators who teach in the schools of the municipality. Thus, it was possible to understand how the use of play games in school geography classes, make classes more productive and interesting, where the student develops skills such as researching, interacting, building, socializing, affectivity, imagining, developing logical reasoning, points those that become positive and important to playful mediated learning.Os jogos e atividade lúdica são uma importante ferramenta pedagógica para o ensino da Geografia Escolar, que, através do desenvolvimento dessas atividades, pode-se mostrar ao educando que a Geografia está presente no nosso dia a dia, possibilitando aos mesmos que conheçam, analisem e criem um pensamento crítico sobre as características do Brasil e do mundo, refletindo sobre a sua realidade e construindo seus próprios conceitos geográficos. Nesse contexto, o presente estudo visou analisar como é feita a inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da Geografia nas escolas do município da cidade de Delmiro Gouveia/AL. Através de uma pesquisa exploratória e descritiva, baseado em estudos bibliográficos de autores renomados como Piaget, Vygotsky; o estudo analisou como se dá a inserção dessa ferramenta, os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores, com a aplicação de um questionário com 6 (seis) perguntas fechadas e 4 (quatro) abertas feitas a 8 (oito) colaboradores que lecionam nas escolas do município. Dessa forma, foi possível perceber como a utilização dos jogos lúdicos nas aulas de Geografia Escolar, tornam as aulas mais produtivas e interessantes, onde o educando desenvolve habilidades como pesquisar, interagir, construir, socializar, afetividade, imaginar, desenvolver o raciocínio lógico, pontos esses que se tornam positivos e importantes para a aprendizagem mediada pelo lúdico.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de GeografiaUFALLima, Roberval Felippe Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/5446592359231608Fechine, José Alegnoberto LeiteAlmeida, Ricardo Santos deAraújo, Naiane Iris Rocha de2019-05-28T20:25:00Z2019-05-282019-05-28T20:25:00Z2019-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAÚJO, Naiane Iris Rocha de. A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-09-11T17:46:55Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5160Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-09-11T17:46:55Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia |
title |
A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia |
spellingShingle |
A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia Araújo, Naiane Iris Rocha de Geografia Geografia escolar Ensino e aprendizagem Educação Jogos lúdicos Atividades lúdicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
title_short |
A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia |
title_full |
A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia |
title_fullStr |
A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia |
title_full_unstemmed |
A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia |
title_sort |
A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia |
author |
Araújo, Naiane Iris Rocha de |
author_facet |
Araújo, Naiane Iris Rocha de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Roberval Felippe Pereira de http://lattes.cnpq.br/5446592359231608 Fechine, José Alegnoberto Leite Almeida, Ricardo Santos de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Naiane Iris Rocha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Geografia escolar Ensino e aprendizagem Educação Jogos lúdicos Atividades lúdicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
Geografia Geografia escolar Ensino e aprendizagem Educação Jogos lúdicos Atividades lúdicas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
description |
Games and play activity are an important pedagogical tool for the teaching of School Geography, which, through the development of these activities, can show the student that Geography is present in our daily life, enabling them to know, analyze and create critical thinking about the characteristics of Brazil and the world, reflecting on their reality and building their own geographical concepts. In this context, the present study aimed to analyze how the insertion of play games in the teaching and learning process of the School Geography of the schools of the city of Delmiro Gouveia/AL is done. Through an exploratory and descriptive research, based on bibliographic studies of renowned authors such as Piaget, Vygotsky; the study analyzed how the insertion of this tool, the challenges and difficulties faced by teachers, through the application of a questionnaire with 6 (six) closed questions and 4 (four) open questions made to 8 (eight) collaborators who teach in the schools of the municipality. Thus, it was possible to understand how the use of play games in school geography classes, make classes more productive and interesting, where the student develops skills such as researching, interacting, building, socializing, affectivity, imagining, developing logical reasoning, points those that become positive and important to playful mediated learning. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-28T20:25:00Z 2019-05-28 2019-05-28T20:25:00Z 2019-04-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Naiane Iris Rocha de. A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5160 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Naiane Iris Rocha de. A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Geografia UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Geografia UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233748063715328 |