A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Naiane Iris Rocha de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5160
Resumo: Games and play activity are an important pedagogical tool for the teaching of School Geography, which, through the development of these activities, can show the student that Geography is present in our daily life, enabling them to know, analyze and create critical thinking about the characteristics of Brazil and the world, reflecting on their reality and building their own geographical concepts. In this context, the present study aimed to analyze how the insertion of play games in the teaching and learning process of the School Geography of the schools of the city of Delmiro Gouveia/AL is done. Through an exploratory and descriptive research, based on bibliographic studies of renowned authors such as Piaget, Vygotsky; the study analyzed how the insertion of this tool, the challenges and difficulties faced by teachers, through the application of a questionnaire with 6 (six) closed questions and 4 (four) open questions made to 8 (eight) collaborators who teach in the schools of the municipality. Thus, it was possible to understand how the use of play games in school geography classes, make classes more productive and interesting, where the student develops skills such as researching, interacting, building, socializing, affectivity, imagining, developing logical reasoning, points those that become positive and important to playful mediated learning.
id UFAL_7e20381c2b7c81cc2c10c84407928f53
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5160
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografiaGeografiaGeografia escolarEnsino e aprendizagemEducaçãoJogos lúdicosAtividades lúdicasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAGames and play activity are an important pedagogical tool for the teaching of School Geography, which, through the development of these activities, can show the student that Geography is present in our daily life, enabling them to know, analyze and create critical thinking about the characteristics of Brazil and the world, reflecting on their reality and building their own geographical concepts. In this context, the present study aimed to analyze how the insertion of play games in the teaching and learning process of the School Geography of the schools of the city of Delmiro Gouveia/AL is done. Through an exploratory and descriptive research, based on bibliographic studies of renowned authors such as Piaget, Vygotsky; the study analyzed how the insertion of this tool, the challenges and difficulties faced by teachers, through the application of a questionnaire with 6 (six) closed questions and 4 (four) open questions made to 8 (eight) collaborators who teach in the schools of the municipality. Thus, it was possible to understand how the use of play games in school geography classes, make classes more productive and interesting, where the student develops skills such as researching, interacting, building, socializing, affectivity, imagining, developing logical reasoning, points those that become positive and important to playful mediated learning.Os jogos e atividade lúdica são uma importante ferramenta pedagógica para o ensino da Geografia Escolar, que, através do desenvolvimento dessas atividades, pode-se mostrar ao educando que a Geografia está presente no nosso dia a dia, possibilitando aos mesmos que conheçam, analisem e criem um pensamento crítico sobre as características do Brasil e do mundo, refletindo sobre a sua realidade e construindo seus próprios conceitos geográficos. Nesse contexto, o presente estudo visou analisar como é feita a inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da Geografia nas escolas do município da cidade de Delmiro Gouveia/AL. Através de uma pesquisa exploratória e descritiva, baseado em estudos bibliográficos de autores renomados como Piaget, Vygotsky; o estudo analisou como se dá a inserção dessa ferramenta, os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores, com a aplicação de um questionário com 6 (seis) perguntas fechadas e 4 (quatro) abertas feitas a 8 (oito) colaboradores que lecionam nas escolas do município. Dessa forma, foi possível perceber como a utilização dos jogos lúdicos nas aulas de Geografia Escolar, tornam as aulas mais produtivas e interessantes, onde o educando desenvolve habilidades como pesquisar, interagir, construir, socializar, afetividade, imaginar, desenvolver o raciocínio lógico, pontos esses que se tornam positivos e importantes para a aprendizagem mediada pelo lúdico.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de GeografiaUFALLima, Roberval Felippe Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/5446592359231608Fechine, José Alegnoberto LeiteAlmeida, Ricardo Santos deAraújo, Naiane Iris Rocha de2019-05-28T20:25:00Z2019-05-282019-05-28T20:25:00Z2019-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAÚJO, Naiane Iris Rocha de. A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-09-11T17:46:55Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5160Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-09-11T17:46:55Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia
title A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia
spellingShingle A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia
Araújo, Naiane Iris Rocha de
Geografia
Geografia escolar
Ensino e aprendizagem
Educação
Jogos lúdicos
Atividades lúdicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
title_short A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia
title_full A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia
title_fullStr A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia
title_full_unstemmed A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia
title_sort A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia
author Araújo, Naiane Iris Rocha de
author_facet Araújo, Naiane Iris Rocha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Roberval Felippe Pereira de
http://lattes.cnpq.br/5446592359231608
Fechine, José Alegnoberto Leite
Almeida, Ricardo Santos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Naiane Iris Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Geografia escolar
Ensino e aprendizagem
Educação
Jogos lúdicos
Atividades lúdicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic Geografia
Geografia escolar
Ensino e aprendizagem
Educação
Jogos lúdicos
Atividades lúdicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
description Games and play activity are an important pedagogical tool for the teaching of School Geography, which, through the development of these activities, can show the student that Geography is present in our daily life, enabling them to know, analyze and create critical thinking about the characteristics of Brazil and the world, reflecting on their reality and building their own geographical concepts. In this context, the present study aimed to analyze how the insertion of play games in the teaching and learning process of the School Geography of the schools of the city of Delmiro Gouveia/AL is done. Through an exploratory and descriptive research, based on bibliographic studies of renowned authors such as Piaget, Vygotsky; the study analyzed how the insertion of this tool, the challenges and difficulties faced by teachers, through the application of a questionnaire with 6 (six) closed questions and 4 (four) open questions made to 8 (eight) collaborators who teach in the schools of the municipality. Thus, it was possible to understand how the use of play games in school geography classes, make classes more productive and interesting, where the student develops skills such as researching, interacting, building, socializing, affectivity, imagining, developing logical reasoning, points those that become positive and important to playful mediated learning.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-28T20:25:00Z
2019-05-28
2019-05-28T20:25:00Z
2019-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Naiane Iris Rocha de. A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5160
identifier_str_mv ARAÚJO, Naiane Iris Rocha de. A inserção dos jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de geografia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Geografia
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Geografia
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233748063715328