A compreensão do continente africano de forma positiva: uma possibilidade para execução da Lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ilzimeire Alves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
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spelling A compreensão do continente africano de forma positiva: uma possibilidade para execução da Lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de UberlândiaEnsino de GeografiaGeografia da ÁfricaPráticas de Ensino PositivasLei 10.639CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho teve como objetivo desmistificar junto aos alunos a ideia de que o continente Africano é apenas um “país” pobre negros, fornecedor histórico de escravos e doenças contagiosos e letais, com total ausência de eventos importantes, além de observar qual nível de conhecimento que alguns (as) alunos de ensino médio possuem sobre a Lei 10639/03, trabalhando a África com os alunos apresentando apenas aspectos positivos do continente como autores africanos, alguns costumes, super-heróis, militantes, economia, criatividade, a alegria, a musicalidade, a hospitalidade, a inteligência, a riqueza histórica e arqueológica, as riquezas minerais, a riqueza da zoologia e também pessoas influentes, tudo isso sendo trabalhado através de um breve processo histórico, apresentando desde as principais influencias diretas e mostrando nos dias de hoje pessoas negras que são influentes, mas que não são valorizadas e destacadas como deveria ser. Para sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica e pesquisas de campo onde elaboramos um questionário constituído de perguntas abertas e fechadas alem de aulas praticas. Pudemos perceber que a simples existência da Lei 10639/03 e os cursos de capacitação para os profissionais da educação com o foco “História e Cultura AfroBrasileira” não é a garantia da sua aplicação, é necessário também na formação continuada dos/as professores/as, pois muitos não possuem os recursos (habilidades) necessários para transmiti-la aos alunos/as, orientá-los sobre quais as metodologias adequadas para se tratar o assunto em sala de aula.Universidade Federal de UberlândiaBrasilGeografiaBarbosa, TulioBernardes, Maria Beatriz JunqueiraSilva, Gilson SilvaSilva, Ilzimeire Alves da2018-02-02T18:29:51Z2018-02-02T18:29:51Z2017-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Ilzimeire Alves da. A compreensão do continente africano de forma positiva: uma possibilidade para execução da Lei 10.639 em uma escola da zona leste na cidade de Uberlândia. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/20577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-02-13T06:03:06Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/20577Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-13T06:03:06Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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