Aplicação de planejamento em jogos de estratégia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Bruno Nepomuceno
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12469
Resumo: With a digital game industry in constant ascendant and a more demanding consumer, designers and programmers have faced even bigger challenges to create realistic games. In this way, people are working a lot in the NPCs (Non Player Characters) intelligence. In this research, it was emphasized the use of planning to control the Artificial Intelligence of the NPCs. The work documented here was guided by the verification of two hypotheses: the viability of using a planner based on the A* algorithm and on a knowledge representation model similar to STRIPS system in strategic games, and the possibility of using this planner in a Multiagent System approach based on an auction system used to identify agents more appropriated to fulfill a goal. The term strategic games was chosen to avoid misunderstandings about the traditional RTS games. The planner and the Multiagent System have been implemented and several tests were made. The results were satisfactory and the hypotheses proved.
id UFU_ba3682355c773db4906e36229c147eb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/12469
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Aplicação de planejamento em jogos de estratégiaPlanejamentoJogos de estratégiaAlgoritmos de buscaInteligência artificialJogos estratégicos (Matemática)PlanningStrategic gamesSearch algorithmsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOWith a digital game industry in constant ascendant and a more demanding consumer, designers and programmers have faced even bigger challenges to create realistic games. In this way, people are working a lot in the NPCs (Non Player Characters) intelligence. In this research, it was emphasized the use of planning to control the Artificial Intelligence of the NPCs. The work documented here was guided by the verification of two hypotheses: the viability of using a planner based on the A* algorithm and on a knowledge representation model similar to STRIPS system in strategic games, and the possibility of using this planner in a Multiagent System approach based on an auction system used to identify agents more appropriated to fulfill a goal. The term strategic games was chosen to avoid misunderstandings about the traditional RTS games. The planner and the Multiagent System have been implemented and several tests were made. The results were satisfactory and the hypotheses proved.Mestre em Ciência da ComputaçãoCom a indústria de jogos eletrônicos em constante crescimento e com um consumidor cada vez mais exigente, designers e programadores enfrentam, cada vez, maiores desafios para criar jogos realísticos. Nesse sentido, um tópico que vem sendo trabalhado bastante é a inteligência dos NPCs (Non Player Characters). Neste trabalho foi enfatizado o uso de técnicas de planejamento para controlar a Inteligência Artificial dos NPCs. A pesquisa documentada nesta dissertação foi guiada pela verificação de duas hipóteses: a viabilidade de utilização de um planejador baseado no algoritmo A* e em um modelo de representação de conhecimentos semelhante a do sistema STRIPS em jogos de estratégia; a possibilidade de uso desse planejador e de uma abordagem multiagente baseada em um sistema de leilões onde este último teria como função identificar o agente mais apto para cumprir uma determinada meta. O termo jogos de estratégia foi usado para não gerar confusão com relação aos jogos RTS tradicionais. O planejador e o sistema multiagente foram implementados e ínumeros testes realizados. Os resultados foram satisfatórios e as hipóteses comprovadas.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Ciência da ComputaçãoCiências Exatas e da TerraUFULopes, Carlos Robertohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788535Z4Julia, Rita Maria da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788590Z8Chaimowicz, Luizhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791836U1Luiz, Bruno Nepomuceno2016-06-22T18:32:13Z2009-04-292016-06-22T18:32:13Z2008-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLUIZ, Bruno Nepomuceno. Aplicação de planejamento em jogos de estratégia. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-06-23T12:56:18Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/12469Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-06-23T12:56:18Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de planejamento em jogos de estratégia
title Aplicação de planejamento em jogos de estratégia
spellingShingle Aplicação de planejamento em jogos de estratégia
Luiz, Bruno Nepomuceno
Planejamento
Jogos de estratégia
Algoritmos de busca
Inteligência artificial
Jogos estratégicos (Matemática)
Planning
Strategic games
Search algorithms
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Aplicação de planejamento em jogos de estratégia
title_full Aplicação de planejamento em jogos de estratégia
title_fullStr Aplicação de planejamento em jogos de estratégia
title_full_unstemmed Aplicação de planejamento em jogos de estratégia
title_sort Aplicação de planejamento em jogos de estratégia
author Luiz, Bruno Nepomuceno
author_facet Luiz, Bruno Nepomuceno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Carlos Roberto
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788535Z4
Julia, Rita Maria da Silva
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788590Z8
Chaimowicz, Luiz
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791836U1
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz, Bruno Nepomuceno
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Jogos de estratégia
Algoritmos de busca
Inteligência artificial
Jogos estratégicos (Matemática)
Planning
Strategic games
Search algorithms
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Planejamento
Jogos de estratégia
Algoritmos de busca
Inteligência artificial
Jogos estratégicos (Matemática)
Planning
Strategic games
Search algorithms
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description With a digital game industry in constant ascendant and a more demanding consumer, designers and programmers have faced even bigger challenges to create realistic games. In this way, people are working a lot in the NPCs (Non Player Characters) intelligence. In this research, it was emphasized the use of planning to control the Artificial Intelligence of the NPCs. The work documented here was guided by the verification of two hypotheses: the viability of using a planner based on the A* algorithm and on a knowledge representation model similar to STRIPS system in strategic games, and the possibility of using this planner in a Multiagent System approach based on an auction system used to identify agents more appropriated to fulfill a goal. The term strategic games was chosen to avoid misunderstandings about the traditional RTS games. The planner and the Multiagent System have been implemented and several tests were made. The results were satisfactory and the hypotheses proved.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-08
2009-04-29
2016-06-22T18:32:13Z
2016-06-22T18:32:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUIZ, Bruno Nepomuceno. Aplicação de planejamento em jogos de estratégia. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12469
identifier_str_mv LUIZ, Bruno Nepomuceno. Aplicação de planejamento em jogos de estratégia. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Ciências Exatas e da Terra
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Ciências Exatas e da Terra
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711327352324096