PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gabriel Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campos, Beatriz Pacheco
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24514
Resumo: Um dos crescentes desafios na área de jogos é relacionado a movimentação de personagens secundários. Para isso, são utilizados algoritmos de Pathfinding que determinam, por vezes o melhor, caminho entre um ponto de partida e um ponto de chegada. No entanto, para obtenção desses resultados a partir de algoritmos conhecidos, como a Busca em largura, em profundidade, Dijkstra ou A*, precisamos conhecer o destino a priori e ter mapeado todo o terreno do jogo. Essa característica torna a busca em tempo real impossível, ou seja, não conseguimos traçar um caminho desconhecendo o objetivo. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de criar um algoritmo de busca onde não é necessário saber a localização do destino nem possuir conhecimento do mapa, tornando o comportamento da Inteligência Artificial (IA) desenvolvida, intitulada Path Discovery, mais próximo possível ao de um humano.
id UFF-2_c605db5b88f1c3717ed18dc9eb3a3f0f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24514
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDINGAlgoritmo de buscaPathfindingJogosMapeamentoMappingCiência da ComputaçãoAlgoritmo em grafosVideogameSearch AlgorithmsPathfindingGamesUm dos crescentes desafios na área de jogos é relacionado a movimentação de personagens secundários. Para isso, são utilizados algoritmos de Pathfinding que determinam, por vezes o melhor, caminho entre um ponto de partida e um ponto de chegada. No entanto, para obtenção desses resultados a partir de algoritmos conhecidos, como a Busca em largura, em profundidade, Dijkstra ou A*, precisamos conhecer o destino a priori e ter mapeado todo o terreno do jogo. Essa característica torna a busca em tempo real impossível, ou seja, não conseguimos traçar um caminho desconhecendo o objetivo. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de criar um algoritmo de busca onde não é necessário saber a localização do destino nem possuir conhecimento do mapa, tornando o comportamento da Inteligência Artificial (IA) desenvolvida, intitulada Path Discovery, mais próximo possível ao de um humano.One of the greatest challenges in gaming is related to the movement of secondary characters. In this way, Pathfinding algorithms are used to determine the best path between a starting and an ending point. However, to obtain these results from known algorithms such as Breadth-first search, Depth-first search, Dijkstra or A* search, we need to know a priori the destination point and have mapped the whole terrain of the game. This feature makes real-time searching impossible, meaning we cannot trace a path unaware of the goal. The present work was developed in a way to create a search algorithm where it is not necessary to know the destination’s location nor having knowledge of the map, making the behavior of the developed Artificial Intelligence (AI), called Path Discovery, as close as possible to a human.NiteróiSeixas, Flavio LuizClua, Esteban Walter GonzalezFernandes, Leandro Augusto FrataKohwalter, Troy CostaRibeiro, Gabriel FernandesCampos, Beatriz Pacheco2022-02-08T13:25:29Z2022-02-08T13:25:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAMPOS, Beatriz Pacheco ; RIBEIRO, Gabriel Fernandes. Path discovery: uma nova abordagem sobre algoritmos de Pathfinding. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24514Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-08T13:25:34Zoai:app.uff.br:1/24514Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-08T13:25:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDING
title PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDING
spellingShingle PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDING
Ribeiro, Gabriel Fernandes
Algoritmo de busca
Pathfinding
Jogos
Mapeamento
Mapping
Ciência da Computação
Algoritmo em grafos
Videogame
Search Algorithms
Pathfinding
Games
title_short PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDING
title_full PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDING
title_fullStr PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDING
title_full_unstemmed PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDING
title_sort PATH DISCOVERY: uma nova abordagem sobre algoritmos de PATHFINDING
author Ribeiro, Gabriel Fernandes
author_facet Ribeiro, Gabriel Fernandes
Campos, Beatriz Pacheco
author_role author
author2 Campos, Beatriz Pacheco
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seixas, Flavio Luiz
Clua, Esteban Walter Gonzalez
Fernandes, Leandro Augusto Frata
Kohwalter, Troy Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gabriel Fernandes
Campos, Beatriz Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmo de busca
Pathfinding
Jogos
Mapeamento
Mapping
Ciência da Computação
Algoritmo em grafos
Videogame
Search Algorithms
Pathfinding
Games
topic Algoritmo de busca
Pathfinding
Jogos
Mapeamento
Mapping
Ciência da Computação
Algoritmo em grafos
Videogame
Search Algorithms
Pathfinding
Games
description Um dos crescentes desafios na área de jogos é relacionado a movimentação de personagens secundários. Para isso, são utilizados algoritmos de Pathfinding que determinam, por vezes o melhor, caminho entre um ponto de partida e um ponto de chegada. No entanto, para obtenção desses resultados a partir de algoritmos conhecidos, como a Busca em largura, em profundidade, Dijkstra ou A*, precisamos conhecer o destino a priori e ter mapeado todo o terreno do jogo. Essa característica torna a busca em tempo real impossível, ou seja, não conseguimos traçar um caminho desconhecendo o objetivo. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de criar um algoritmo de busca onde não é necessário saber a localização do destino nem possuir conhecimento do mapa, tornando o comportamento da Inteligência Artificial (IA) desenvolvida, intitulada Path Discovery, mais próximo possível ao de um humano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-02-08T13:25:29Z
2022-02-08T13:25:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Beatriz Pacheco ; RIBEIRO, Gabriel Fernandes. Path discovery: uma nova abordagem sobre algoritmos de Pathfinding. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24514
Aluno de Graduação
identifier_str_mv CAMPOS, Beatriz Pacheco ; RIBEIRO, Gabriel Fernandes. Path discovery: uma nova abordagem sobre algoritmos de Pathfinding. 2019. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838713034571776