Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34201 |
Resumo: | This research in the arts addresses the relationship between “pardos”, the classification term for skin color used by the demographic census and the type of cheap paper used for packaging. She is divided into two parts: (I) contextualizes Brazilian miscegenation by establishing a dialogue with national contemporary art and, problematizes the white versus black paradigm and the non-place of mestizos; (II) presents a reflection about my creative process when building a work with different roles that resemble skin tones and proposes an affective perspective for the mix through family memories and stories. |
id |
UFU_bb8e5d88f5a9901d5eb5b5cb7c37c0f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/34201 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarteMestiçagemMiscegenationIdentidadeIdentityPapelPaperPardoPardoArte contemporâneaContemporary artCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThis research in the arts addresses the relationship between “pardos”, the classification term for skin color used by the demographic census and the type of cheap paper used for packaging. She is divided into two parts: (I) contextualizes Brazilian miscegenation by establishing a dialogue with national contemporary art and, problematizes the white versus black paradigm and the non-place of mestizos; (II) presents a reflection about my creative process when building a work with different roles that resemble skin tones and proposes an affective perspective for the mix through family memories and stories.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta pesquisa em artes aborda a relação simbólica entre “pardos”, o termo da classificação para cor de pele no censo demográfico brasileiro e o tipo de papel barato de embalagem. Ela está dividida em duas partes: (I) contextualiza os processos de miscigenação estabelecendo um diálogo com a arte contemporânea e problematizando o paradigma branco versus negro; (II) apresenta uma reflexão acerca do meu processo criativo ao construir uma poética com diversos papéis que lembram tons de pele e, propõe uma perspectiva afetiva para a mestiçagem através das memórias e histórias familiares.Universidade Federal de UberlândiaBrasilArtes VisuaisSá, Raquel Mello Salimeno dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711349J3&tokenCaptchar=03AGdBq25QGFnEoMm-78P2JSzTgr7UmDFzCw1B8ys6MV9egurxsziWgqj35lP9x6YHwh8_UBwufUWt1Bkr3hr3I-HGmZDzuxQtzQi4vDPRD2-5TRkbLZhf2oi4Xrw19iYoiJtZiY1AAf0Jz3VuE5weYgpaj7gUz3jGnlJyadvtGoxWB5tsggywdU6iiOpPfA2lZhdYhYXR_OxUafMii4QsZcDgEd9QdYkFHIho4e_BMMCAwDICHojW3aMW9DxtAayV--nZE9fLMeTAgCcXZVQ_ztmrUgnixqJkAw2Z2cbwtqO5W2LXiv9l5BeUPLCc9hF2tD-bDyGcKwzIcBK6keCBXP04vmwg4rpHrCv74ufyeaui8tEf8WTKKtn9iU4iYU9QkKu4biBh93_Bpy2M-ajnkL540Ex9oSgbnhPf1O1SG1Iq7fXX8OachfAW2CvC9Z6tbwrJsxrhG1Pv9d2OZIR2DOuPJcR7yUAJWgDória, Renato Palumbohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795838Z7&tokenCaptchar=03AGdBq24sxy225mC8UTIHjR1ujPQWV1m2MEdXt5v9laveZjXIkqF2xGHU8L6fB7c09y06xj9q_sOYGlAHJ1w4816RF_jtFv0v-J6WY4n00AWLPMq386qF9VzzJijMzGnmtAieqBgYN2ZbXeBbFB6_rgYPU33RfyEwt18DHv6JyW9zxsSHhz-Hl5harQMj6KAbZy8uGsk4Xvx03pCmwUy5M9Z9fmkOyrcEvphJB5TY22gCCpBs4VAVkjzbSqjXMROshsJVY95xMBS_TarSgY0FPSDRvNM67na04Y3-c6W-dAWK7hXOO86RpqsZrClQIQZOqWq5O3fSatA-LsiqxYko5CHc_75b4ANi5A39axwLZABV9dqSYeVxuF7KV-kMCgZHaA0k0UMAAgTT6tszZHk_TI7GD_kIJG5SL-6F8Oj2CPxhW4oXuuMpWBnwBd0yFsX7B46IL5puMy771WUpewqeR0BekCWBAtq2lASilveira, Marcos Silva dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727914A6&tokenCaptchar=03AGdBq264zO3sHSTEiv0IvWpFoFYU49tlDhxmWcn8ey52b3yxIlFgyO6qMdWfmUC7usB51zMLgITLwgpbYL8NtlTO0EwO7H6_GwakVE8IYKc4RDJyJ6e2vCa4F5h7CHwMmbbhC315BPLNWK3etdt3tkG3Wk2xIE9iQnmGWwjtAF9vntkLCd7dFmM1Z3NsdtVHhkn9_EqIB_yMzeEexBOfxXNBkeCEds628LA1tcUFbzOmCihh2MVEKns_QhRemdSongnDboRXPwoJts9vXei7byMiMO9FeQobymcvPDnOLiR2NKcrgnuyJICoWqIR5NkEOWVVThoX8SkvqSUqENyhrj-sNbTbRB0Gg9YwTB0frtJruR2jd9XnbI70Raw4gEgjP7AZFf3hN5tJ7Dv6fSR_7iqOWpmJ_5WqHeig237C5Jy5I2ww0_V2Ta--mhy_VZH8NOErwyy9kpBFJMreMiUIQ4shImnMPH8BVwTrindade, Maria de Nazaré Barretohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782089J8&tokenCaptchar=03AGdBq27KWRsQbPVuR-KM0vQbZ-oGQF5rLV0RuPm_iG9VPwIrP_ppMhqstExBYqKxllDP4xFSYDEaiqP9uhId2JAmUp_jchtFBJgjeugEllLSRk50fFLl7qUuWofrmJdsgk-I5mkGr4dMkH_dqWZNuh_LdCWua4vaGFMcRfaA8wZrCPt5JbMONvEFwyIHFk3xLJc5jxomQi-a3Qz76CO2eBxtOLosenXF7uag-kFKHqJ1ZYr7YYxQ6R1FOIkauCyhXTUWONfBlPeTV8gGu2VhYn0Zrsp9MAQRBKKcN2B6WVySvRp9OrTCPkhkzeshMFo-SJGZeRSutXQQ9txWl6PdWOZjKoRRzQXkAZ9SAjqU9wCdyOkj0jwAslhrIKUNmmljFA0IGRFkcRG5UZHOp0pyFrqyzQiMiOYETQFzyEUvj6fak88yIHsALWffa4b_J9lmZgvFGyMW9W5-86iMzKXqc1hOoKZTPUv3cwMarcelo, Victor de Oliveira2022-03-07T18:46:42Z2022-03-07T18:46:42Z2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARCELO, Victor de Oliveira. Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-03-08T06:15:06Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34201Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-03-08T06:15:06Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte |
title |
Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte |
spellingShingle |
Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte Marcelo, Victor de Oliveira Mestiçagem Miscegenation Identidade Identity Papel Paper Pardo Pardo Arte contemporânea Contemporary art CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte |
title_full |
Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte |
title_fullStr |
Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte |
title_full_unstemmed |
Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte |
title_sort |
Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte |
author |
Marcelo, Victor de Oliveira |
author_facet |
Marcelo, Victor de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Raquel Mello Salimeno de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711349J3&tokenCaptchar=03AGdBq25QGFnEoMm-78P2JSzTgr7UmDFzCw1B8ys6MV9egurxsziWgqj35lP9x6YHwh8_UBwufUWt1Bkr3hr3I-HGmZDzuxQtzQi4vDPRD2-5TRkbLZhf2oi4Xrw19iYoiJtZiY1AAf0Jz3VuE5weYgpaj7gUz3jGnlJyadvtGoxWB5tsggywdU6iiOpPfA2lZhdYhYXR_OxUafMii4QsZcDgEd9QdYkFHIho4e_BMMCAwDICHojW3aMW9DxtAayV--nZE9fLMeTAgCcXZVQ_ztmrUgnixqJkAw2Z2cbwtqO5W2LXiv9l5BeUPLCc9hF2tD-bDyGcKwzIcBK6keCBXP04vmwg4rpHrCv74ufyeaui8tEf8WTKKtn9iU4iYU9QkKu4biBh93_Bpy2M-ajnkL540Ex9oSgbnhPf1O1SG1Iq7fXX8OachfAW2CvC9Z6tbwrJsxrhG1Pv9d2OZIR2DOuPJcR7yUAJWg Dória, Renato Palumbo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795838Z7&tokenCaptchar=03AGdBq24sxy225mC8UTIHjR1ujPQWV1m2MEdXt5v9laveZjXIkqF2xGHU8L6fB7c09y06xj9q_sOYGlAHJ1w4816RF_jtFv0v-J6WY4n00AWLPMq386qF9VzzJijMzGnmtAieqBgYN2ZbXeBbFB6_rgYPU33RfyEwt18DHv6JyW9zxsSHhz-Hl5harQMj6KAbZy8uGsk4Xvx03pCmwUy5M9Z9fmkOyrcEvphJB5TY22gCCpBs4VAVkjzbSqjXMROshsJVY95xMBS_TarSgY0FPSDRvNM67na04Y3-c6W-dAWK7hXOO86RpqsZrClQIQZOqWq5O3fSatA-LsiqxYko5CHc_75b4ANi5A39axwLZABV9dqSYeVxuF7KV-kMCgZHaA0k0UMAAgTT6tszZHk_TI7GD_kIJG5SL-6F8Oj2CPxhW4oXuuMpWBnwBd0yFsX7B46IL5puMy771WUpewqeR0BekCWBAtq2lA Silveira, Marcos Silva da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727914A6&tokenCaptchar=03AGdBq264zO3sHSTEiv0IvWpFoFYU49tlDhxmWcn8ey52b3yxIlFgyO6qMdWfmUC7usB51zMLgITLwgpbYL8NtlTO0EwO7H6_GwakVE8IYKc4RDJyJ6e2vCa4F5h7CHwMmbbhC315BPLNWK3etdt3tkG3Wk2xIE9iQnmGWwjtAF9vntkLCd7dFmM1Z3NsdtVHhkn9_EqIB_yMzeEexBOfxXNBkeCEds628LA1tcUFbzOmCihh2MVEKns_QhRemdSongnDboRXPwoJts9vXei7byMiMO9FeQobymcvPDnOLiR2NKcrgnuyJICoWqIR5NkEOWVVThoX8SkvqSUqENyhrj-sNbTbRB0Gg9YwTB0frtJruR2jd9XnbI70Raw4gEgjP7AZFf3hN5tJ7Dv6fSR_7iqOWpmJ_5WqHeig237C5Jy5I2ww0_V2Ta--mhy_VZH8NOErwyy9kpBFJMreMiUIQ4shImnMPH8BVw Trindade, Maria de Nazaré Barreto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782089J8&tokenCaptchar=03AGdBq27KWRsQbPVuR-KM0vQbZ-oGQF5rLV0RuPm_iG9VPwIrP_ppMhqstExBYqKxllDP4xFSYDEaiqP9uhId2JAmUp_jchtFBJgjeugEllLSRk50fFLl7qUuWofrmJdsgk-I5mkGr4dMkH_dqWZNuh_LdCWua4vaGFMcRfaA8wZrCPt5JbMONvEFwyIHFk3xLJc5jxomQi-a3Qz76CO2eBxtOLosenXF7uag-kFKHqJ1ZYr7YYxQ6R1FOIkauCyhXTUWONfBlPeTV8gGu2VhYn0Zrsp9MAQRBKKcN2B6WVySvRp9OrTCPkhkzeshMFo-SJGZeRSutXQQ9txWl6PdWOZjKoRRzQXkAZ9SAjqU9wCdyOkj0jwAslhrIKUNmmljFA0IGRFkcRG5UZHOp0pyFrqyzQiMiOYETQFzyEUvj6fak88yIHsALWffa4b_J9lmZgvFGyMW9W5-86iMzKXqc1hOoKZTPUv3cw |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo, Victor de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestiçagem Miscegenation Identidade Identity Papel Paper Pardo Pardo Arte contemporânea Contemporary art CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Mestiçagem Miscegenation Identidade Identity Papel Paper Pardo Pardo Arte contemporânea Contemporary art CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This research in the arts addresses the relationship between “pardos”, the classification term for skin color used by the demographic census and the type of cheap paper used for packaging. She is divided into two parts: (I) contextualizes Brazilian miscegenation by establishing a dialogue with national contemporary art and, problematizes the white versus black paradigm and the non-place of mestizos; (II) presents a reflection about my creative process when building a work with different roles that resemble skin tones and proposes an affective perspective for the mix through family memories and stories. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 2022-03-07T18:46:42Z 2022-03-07T18:46:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARCELO, Victor de Oliveira. Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34201 |
identifier_str_mv |
MARCELO, Victor de Oliveira. Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Artes Visuais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Artes Visuais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711594917462016 |