Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo, Victor de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34201
Resumo: This research in the arts addresses the relationship between “pardos”, the classification term for skin color used by the demographic census and the type of cheap paper used for packaging. She is divided into two parts: (I) contextualizes Brazilian miscegenation by establishing a dialogue with national contemporary art and, problematizes the white versus black paradigm and the non-place of mestizos; (II) presents a reflection about my creative process when building a work with different roles that resemble skin tones and proposes an affective perspective for the mix through family memories and stories.
id UFU_bb8e5d88f5a9901d5eb5b5cb7c37c0f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34201
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarteMestiçagemMiscegenationIdentidadeIdentityPapelPaperPardoPardoArte contemporâneaContemporary artCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThis research in the arts addresses the relationship between “pardos”, the classification term for skin color used by the demographic census and the type of cheap paper used for packaging. She is divided into two parts: (I) contextualizes Brazilian miscegenation by establishing a dialogue with national contemporary art and, problematizes the white versus black paradigm and the non-place of mestizos; (II) presents a reflection about my creative process when building a work with different roles that resemble skin tones and proposes an affective perspective for the mix through family memories and stories.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta pesquisa em artes aborda a relação simbólica entre “pardos”, o termo da classificação para cor de pele no censo demográfico brasileiro e o tipo de papel barato de embalagem. Ela está dividida em duas partes: (I) contextualiza os processos de miscigenação estabelecendo um diálogo com a arte contemporânea e problematizando o paradigma branco versus negro; (II) apresenta uma reflexão acerca do meu processo criativo ao construir uma poética com diversos papéis que lembram tons de pele e, propõe uma perspectiva afetiva para a mestiçagem através das memórias e histórias familiares.Universidade Federal de UberlândiaBrasilArtes VisuaisSá, Raquel Mello Salimeno dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711349J3&tokenCaptchar=03AGdBq25QGFnEoMm-78P2JSzTgr7UmDFzCw1B8ys6MV9egurxsziWgqj35lP9x6YHwh8_UBwufUWt1Bkr3hr3I-HGmZDzuxQtzQi4vDPRD2-5TRkbLZhf2oi4Xrw19iYoiJtZiY1AAf0Jz3VuE5weYgpaj7gUz3jGnlJyadvtGoxWB5tsggywdU6iiOpPfA2lZhdYhYXR_OxUafMii4QsZcDgEd9QdYkFHIho4e_BMMCAwDICHojW3aMW9DxtAayV--nZE9fLMeTAgCcXZVQ_ztmrUgnixqJkAw2Z2cbwtqO5W2LXiv9l5BeUPLCc9hF2tD-bDyGcKwzIcBK6keCBXP04vmwg4rpHrCv74ufyeaui8tEf8WTKKtn9iU4iYU9QkKu4biBh93_Bpy2M-ajnkL540Ex9oSgbnhPf1O1SG1Iq7fXX8OachfAW2CvC9Z6tbwrJsxrhG1Pv9d2OZIR2DOuPJcR7yUAJWgDória, Renato Palumbohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795838Z7&tokenCaptchar=03AGdBq24sxy225mC8UTIHjR1ujPQWV1m2MEdXt5v9laveZjXIkqF2xGHU8L6fB7c09y06xj9q_sOYGlAHJ1w4816RF_jtFv0v-J6WY4n00AWLPMq386qF9VzzJijMzGnmtAieqBgYN2ZbXeBbFB6_rgYPU33RfyEwt18DHv6JyW9zxsSHhz-Hl5harQMj6KAbZy8uGsk4Xvx03pCmwUy5M9Z9fmkOyrcEvphJB5TY22gCCpBs4VAVkjzbSqjXMROshsJVY95xMBS_TarSgY0FPSDRvNM67na04Y3-c6W-dAWK7hXOO86RpqsZrClQIQZOqWq5O3fSatA-LsiqxYko5CHc_75b4ANi5A39axwLZABV9dqSYeVxuF7KV-kMCgZHaA0k0UMAAgTT6tszZHk_TI7GD_kIJG5SL-6F8Oj2CPxhW4oXuuMpWBnwBd0yFsX7B46IL5puMy771WUpewqeR0BekCWBAtq2lASilveira, Marcos Silva dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727914A6&tokenCaptchar=03AGdBq264zO3sHSTEiv0IvWpFoFYU49tlDhxmWcn8ey52b3yxIlFgyO6qMdWfmUC7usB51zMLgITLwgpbYL8NtlTO0EwO7H6_GwakVE8IYKc4RDJyJ6e2vCa4F5h7CHwMmbbhC315BPLNWK3etdt3tkG3Wk2xIE9iQnmGWwjtAF9vntkLCd7dFmM1Z3NsdtVHhkn9_EqIB_yMzeEexBOfxXNBkeCEds628LA1tcUFbzOmCihh2MVEKns_QhRemdSongnDboRXPwoJts9vXei7byMiMO9FeQobymcvPDnOLiR2NKcrgnuyJICoWqIR5NkEOWVVThoX8SkvqSUqENyhrj-sNbTbRB0Gg9YwTB0frtJruR2jd9XnbI70Raw4gEgjP7AZFf3hN5tJ7Dv6fSR_7iqOWpmJ_5WqHeig237C5Jy5I2ww0_V2Ta--mhy_VZH8NOErwyy9kpBFJMreMiUIQ4shImnMPH8BVwTrindade, Maria de Nazaré Barretohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782089J8&tokenCaptchar=03AGdBq27KWRsQbPVuR-KM0vQbZ-oGQF5rLV0RuPm_iG9VPwIrP_ppMhqstExBYqKxllDP4xFSYDEaiqP9uhId2JAmUp_jchtFBJgjeugEllLSRk50fFLl7qUuWofrmJdsgk-I5mkGr4dMkH_dqWZNuh_LdCWua4vaGFMcRfaA8wZrCPt5JbMONvEFwyIHFk3xLJc5jxomQi-a3Qz76CO2eBxtOLosenXF7uag-kFKHqJ1ZYr7YYxQ6R1FOIkauCyhXTUWONfBlPeTV8gGu2VhYn0Zrsp9MAQRBKKcN2B6WVySvRp9OrTCPkhkzeshMFo-SJGZeRSutXQQ9txWl6PdWOZjKoRRzQXkAZ9SAjqU9wCdyOkj0jwAslhrIKUNmmljFA0IGRFkcRG5UZHOp0pyFrqyzQiMiOYETQFzyEUvj6fak88yIHsALWffa4b_J9lmZgvFGyMW9W5-86iMzKXqc1hOoKZTPUv3cwMarcelo, Victor de Oliveira2022-03-07T18:46:42Z2022-03-07T18:46:42Z2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARCELO, Victor de Oliveira. Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-03-08T06:15:06Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34201Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-03-08T06:15:06Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte
title Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte
spellingShingle Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte
Marcelo, Victor de Oliveira
Mestiçagem
Miscegenation
Identidade
Identity
Papel
Paper
Pardo
Pardo
Arte contemporânea
Contemporary art
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte
title_full Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte
title_fullStr Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte
title_full_unstemmed Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte
title_sort Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte
author Marcelo, Victor de Oliveira
author_facet Marcelo, Victor de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Raquel Mello Salimeno de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711349J3&tokenCaptchar=03AGdBq25QGFnEoMm-78P2JSzTgr7UmDFzCw1B8ys6MV9egurxsziWgqj35lP9x6YHwh8_UBwufUWt1Bkr3hr3I-HGmZDzuxQtzQi4vDPRD2-5TRkbLZhf2oi4Xrw19iYoiJtZiY1AAf0Jz3VuE5weYgpaj7gUz3jGnlJyadvtGoxWB5tsggywdU6iiOpPfA2lZhdYhYXR_OxUafMii4QsZcDgEd9QdYkFHIho4e_BMMCAwDICHojW3aMW9DxtAayV--nZE9fLMeTAgCcXZVQ_ztmrUgnixqJkAw2Z2cbwtqO5W2LXiv9l5BeUPLCc9hF2tD-bDyGcKwzIcBK6keCBXP04vmwg4rpHrCv74ufyeaui8tEf8WTKKtn9iU4iYU9QkKu4biBh93_Bpy2M-ajnkL540Ex9oSgbnhPf1O1SG1Iq7fXX8OachfAW2CvC9Z6tbwrJsxrhG1Pv9d2OZIR2DOuPJcR7yUAJWg
Dória, Renato Palumbo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795838Z7&tokenCaptchar=03AGdBq24sxy225mC8UTIHjR1ujPQWV1m2MEdXt5v9laveZjXIkqF2xGHU8L6fB7c09y06xj9q_sOYGlAHJ1w4816RF_jtFv0v-J6WY4n00AWLPMq386qF9VzzJijMzGnmtAieqBgYN2ZbXeBbFB6_rgYPU33RfyEwt18DHv6JyW9zxsSHhz-Hl5harQMj6KAbZy8uGsk4Xvx03pCmwUy5M9Z9fmkOyrcEvphJB5TY22gCCpBs4VAVkjzbSqjXMROshsJVY95xMBS_TarSgY0FPSDRvNM67na04Y3-c6W-dAWK7hXOO86RpqsZrClQIQZOqWq5O3fSatA-LsiqxYko5CHc_75b4ANi5A39axwLZABV9dqSYeVxuF7KV-kMCgZHaA0k0UMAAgTT6tszZHk_TI7GD_kIJG5SL-6F8Oj2CPxhW4oXuuMpWBnwBd0yFsX7B46IL5puMy771WUpewqeR0BekCWBAtq2lA
Silveira, Marcos Silva da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727914A6&tokenCaptchar=03AGdBq264zO3sHSTEiv0IvWpFoFYU49tlDhxmWcn8ey52b3yxIlFgyO6qMdWfmUC7usB51zMLgITLwgpbYL8NtlTO0EwO7H6_GwakVE8IYKc4RDJyJ6e2vCa4F5h7CHwMmbbhC315BPLNWK3etdt3tkG3Wk2xIE9iQnmGWwjtAF9vntkLCd7dFmM1Z3NsdtVHhkn9_EqIB_yMzeEexBOfxXNBkeCEds628LA1tcUFbzOmCihh2MVEKns_QhRemdSongnDboRXPwoJts9vXei7byMiMO9FeQobymcvPDnOLiR2NKcrgnuyJICoWqIR5NkEOWVVThoX8SkvqSUqENyhrj-sNbTbRB0Gg9YwTB0frtJruR2jd9XnbI70Raw4gEgjP7AZFf3hN5tJ7Dv6fSR_7iqOWpmJ_5WqHeig237C5Jy5I2ww0_V2Ta--mhy_VZH8NOErwyy9kpBFJMreMiUIQ4shImnMPH8BVw
Trindade, Maria de Nazaré Barreto
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782089J8&tokenCaptchar=03AGdBq27KWRsQbPVuR-KM0vQbZ-oGQF5rLV0RuPm_iG9VPwIrP_ppMhqstExBYqKxllDP4xFSYDEaiqP9uhId2JAmUp_jchtFBJgjeugEllLSRk50fFLl7qUuWofrmJdsgk-I5mkGr4dMkH_dqWZNuh_LdCWua4vaGFMcRfaA8wZrCPt5JbMONvEFwyIHFk3xLJc5jxomQi-a3Qz76CO2eBxtOLosenXF7uag-kFKHqJ1ZYr7YYxQ6R1FOIkauCyhXTUWONfBlPeTV8gGu2VhYn0Zrsp9MAQRBKKcN2B6WVySvRp9OrTCPkhkzeshMFo-SJGZeRSutXQQ9txWl6PdWOZjKoRRzQXkAZ9SAjqU9wCdyOkj0jwAslhrIKUNmmljFA0IGRFkcRG5UZHOp0pyFrqyzQiMiOYETQFzyEUvj6fak88yIHsALWffa4b_J9lmZgvFGyMW9W5-86iMzKXqc1hOoKZTPUv3cw
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo, Victor de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Mestiçagem
Miscegenation
Identidade
Identity
Papel
Paper
Pardo
Pardo
Arte contemporânea
Contemporary art
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Mestiçagem
Miscegenation
Identidade
Identity
Papel
Paper
Pardo
Pardo
Arte contemporânea
Contemporary art
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This research in the arts addresses the relationship between “pardos”, the classification term for skin color used by the demographic census and the type of cheap paper used for packaging. She is divided into two parts: (I) contextualizes Brazilian miscegenation by establishing a dialogue with national contemporary art and, problematizes the white versus black paradigm and the non-place of mestizos; (II) presents a reflection about my creative process when building a work with different roles that resemble skin tones and proposes an affective perspective for the mix through family memories and stories.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
2022-03-07T18:46:42Z
2022-03-07T18:46:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARCELO, Victor de Oliveira. Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34201
identifier_str_mv MARCELO, Victor de Oliveira. Pardo, um mestiço sem identidade: da cor de pele ao papel de descarte. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Artes Visuais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Artes Visuais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711594917462016