Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas Júnior, Vicente Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33758
Resumo: Robotic Process Automation (RPA) denomina o desenvolvimento de soluções que interagem com sistemas através de sua interface a fim de substituir processos manuais e repetitivos realizados até então por operadores humanos. Considerando o estudo realizado em um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de cadastro de usuários em um sistema de viagens e o processo de lançamento de notas de serviços de fretes. O desenvolvimento das automações foi realizado através da ferramenta Blue Prism possibilitando a criação dos fluxos que executam os caminhos satisfatórios dos processos e também fluxos que identificam casos de exceção que são direcionados para tratativa humana. O trabalho mostra os impactos e benefícios obtidos com a automatização desses dois processos, assim como a redução de custo da operação, redução de erros na execução, ganho de agilidade, padronização dos processos e liberação de horas de trabalho que foram automatizadas.
id UFU_c7c3990cb7d9573b5352a875aabc9045
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33758
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2021-12-13T17:17:45Z2021-12-13T17:17:45Z2021-11-03FREITAS JÚNIOR, Vicente Gonçalves. Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33758Robotic Process Automation (RPA) denomina o desenvolvimento de soluções que interagem com sistemas através de sua interface a fim de substituir processos manuais e repetitivos realizados até então por operadores humanos. Considerando o estudo realizado em um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de cadastro de usuários em um sistema de viagens e o processo de lançamento de notas de serviços de fretes. O desenvolvimento das automações foi realizado através da ferramenta Blue Prism possibilitando a criação dos fluxos que executam os caminhos satisfatórios dos processos e também fluxos que identificam casos de exceção que são direcionados para tratativa humana. O trabalho mostra os impactos e benefícios obtidos com a automatização desses dois processos, assim como a redução de custo da operação, redução de erros na execução, ganho de agilidade, padronização dos processos e liberação de horas de trabalho que foram automatizadas.Robotic Process Automation (RPA) denominates the development of solutions that interact with systems through their interface in order to replace manual and repetitive processes performed until then by human operators. Considering the study carried out in a Shared Services Center (SSC) in the city of Uberlândia, Minas Gerais, this work aims to analyze the process of user registration in a travel system and the process of posting freight service notes. The development of the automations was done through the Blue Prism tool, enabling the creation of flows that execute the satisfactory paths of the processes and also flows that identify exception cases that are directed to human treatment. The work shows the impacts and benefits obtained with the automation of these two processes, as well as the cost reduction of the operation, reduction of errors in the execution, gain of agility, standardization of the processes and release of working hours that were automated.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)porUniversidade Federal de UberlândiaSistemas de InformaçãoBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAORobotic process automation (RPA)Robotic process automation (RPA)Centro de serviços compartilhados (CSC)Shared services center (SSC)ProcessosProcessesAutomaçõesAutomationsBlue prismBlue prismAutomação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de casoBusiness process automation using robotic process automation (RPA) in a shared service center (SSC): a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSimão, João Batistahttp://lattes.cnpq.br/9161488361212141Carneiro, Murillo Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/8158868389973535Araújo, Rafael Diashttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725http://lattes.cnpq.br/2121620792622097Freitas Júnior, Vicente Gonçalves68104709568reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALAutomacaoProcessosNegocio.pdfAutomacaoProcessosNegocio.pdfTCCapplication/pdf1712755https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/1/AutomacaoProcessosNegocio.pdf6e48fea1510a1ea6b0a96f699676f75bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTAutomacaoProcessosNegocio.pdf.txtAutomacaoProcessosNegocio.pdf.txtExtracted texttext/plain84874https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/4/AutomacaoProcessosNegocio.pdf.txtdc9440cad61edbce8c75eafe291804daMD54THUMBNAILAutomacaoProcessosNegocio.pdf.jpgAutomacaoProcessosNegocio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1331https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/5/AutomacaoProcessosNegocio.pdf.jpg2ebc1cabf7418d04d85bc9bd3df78229MD55123456789/337582021-12-14 03:20:42.393oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-14T06:20:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Business process automation using robotic process automation (RPA) in a shared service center (SSC): a case study
title Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso
spellingShingle Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso
Freitas Júnior, Vicente Gonçalves
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Robotic process automation (RPA)
Robotic process automation (RPA)
Centro de serviços compartilhados (CSC)
Shared services center (SSC)
Processos
Processes
Automações
Automations
Blue prism
Blue prism
title_short Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso
title_full Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso
title_fullStr Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso
title_full_unstemmed Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso
title_sort Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso
author Freitas Júnior, Vicente Gonçalves
author_facet Freitas Júnior, Vicente Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simão, João Batista
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9161488361212141
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carneiro, Murillo Guimarães
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8158868389973535
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Araújo, Rafael Dias
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3067137114142725
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2121620792622097
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas Júnior, Vicente Gonçalves
contributor_str_mv Simão, João Batista
Carneiro, Murillo Guimarães
Araújo, Rafael Dias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Robotic process automation (RPA)
Robotic process automation (RPA)
Centro de serviços compartilhados (CSC)
Shared services center (SSC)
Processos
Processes
Automações
Automations
Blue prism
Blue prism
dc.subject.por.fl_str_mv Robotic process automation (RPA)
Robotic process automation (RPA)
Centro de serviços compartilhados (CSC)
Shared services center (SSC)
Processos
Processes
Automações
Automations
Blue prism
Blue prism
description Robotic Process Automation (RPA) denomina o desenvolvimento de soluções que interagem com sistemas através de sua interface a fim de substituir processos manuais e repetitivos realizados até então por operadores humanos. Considerando o estudo realizado em um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de cadastro de usuários em um sistema de viagens e o processo de lançamento de notas de serviços de fretes. O desenvolvimento das automações foi realizado através da ferramenta Blue Prism possibilitando a criação dos fluxos que executam os caminhos satisfatórios dos processos e também fluxos que identificam casos de exceção que são direcionados para tratativa humana. O trabalho mostra os impactos e benefícios obtidos com a automatização desses dois processos, assim como a redução de custo da operação, redução de erros na execução, ganho de agilidade, padronização dos processos e liberação de horas de trabalho que foram automatizadas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-13T17:17:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-13T17:17:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS JÚNIOR, Vicente Gonçalves. Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33758
identifier_str_mv FREITAS JÚNIOR, Vicente Gonçalves. Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Sistemas de Informação
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Sistemas de Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/1/AutomacaoProcessosNegocio.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/2/license_rdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/3/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/4/AutomacaoProcessosNegocio.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/5/AutomacaoProcessosNegocio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e48fea1510a1ea6b0a96f699676f75b
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
dc9440cad61edbce8c75eafe291804da
2ebc1cabf7418d04d85bc9bd3df78229
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110317940965376