Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33758 |
Resumo: | Robotic Process Automation (RPA) denomina o desenvolvimento de soluções que interagem com sistemas através de sua interface a fim de substituir processos manuais e repetitivos realizados até então por operadores humanos. Considerando o estudo realizado em um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de cadastro de usuários em um sistema de viagens e o processo de lançamento de notas de serviços de fretes. O desenvolvimento das automações foi realizado através da ferramenta Blue Prism possibilitando a criação dos fluxos que executam os caminhos satisfatórios dos processos e também fluxos que identificam casos de exceção que são direcionados para tratativa humana. O trabalho mostra os impactos e benefícios obtidos com a automatização desses dois processos, assim como a redução de custo da operação, redução de erros na execução, ganho de agilidade, padronização dos processos e liberação de horas de trabalho que foram automatizadas. |
id |
UFU_c7c3990cb7d9573b5352a875aabc9045 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33758 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-12-13T17:17:45Z2021-12-13T17:17:45Z2021-11-03FREITAS JÚNIOR, Vicente Gonçalves. Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33758Robotic Process Automation (RPA) denomina o desenvolvimento de soluções que interagem com sistemas através de sua interface a fim de substituir processos manuais e repetitivos realizados até então por operadores humanos. Considerando o estudo realizado em um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de cadastro de usuários em um sistema de viagens e o processo de lançamento de notas de serviços de fretes. O desenvolvimento das automações foi realizado através da ferramenta Blue Prism possibilitando a criação dos fluxos que executam os caminhos satisfatórios dos processos e também fluxos que identificam casos de exceção que são direcionados para tratativa humana. O trabalho mostra os impactos e benefícios obtidos com a automatização desses dois processos, assim como a redução de custo da operação, redução de erros na execução, ganho de agilidade, padronização dos processos e liberação de horas de trabalho que foram automatizadas.Robotic Process Automation (RPA) denominates the development of solutions that interact with systems through their interface in order to replace manual and repetitive processes performed until then by human operators. Considering the study carried out in a Shared Services Center (SSC) in the city of Uberlândia, Minas Gerais, this work aims to analyze the process of user registration in a travel system and the process of posting freight service notes. The development of the automations was done through the Blue Prism tool, enabling the creation of flows that execute the satisfactory paths of the processes and also flows that identify exception cases that are directed to human treatment. The work shows the impacts and benefits obtained with the automation of these two processes, as well as the cost reduction of the operation, reduction of errors in the execution, gain of agility, standardization of the processes and release of working hours that were automated.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)porUniversidade Federal de UberlândiaSistemas de InformaçãoBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAORobotic process automation (RPA)Robotic process automation (RPA)Centro de serviços compartilhados (CSC)Shared services center (SSC)ProcessosProcessesAutomaçõesAutomationsBlue prismBlue prismAutomação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de casoBusiness process automation using robotic process automation (RPA) in a shared service center (SSC): a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSimão, João Batistahttp://lattes.cnpq.br/9161488361212141Carneiro, Murillo Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/8158868389973535Araújo, Rafael Diashttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725http://lattes.cnpq.br/2121620792622097Freitas Júnior, Vicente Gonçalves68104709568reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALAutomacaoProcessosNegocio.pdfAutomacaoProcessosNegocio.pdfTCCapplication/pdf1712755https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/1/AutomacaoProcessosNegocio.pdf6e48fea1510a1ea6b0a96f699676f75bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTAutomacaoProcessosNegocio.pdf.txtAutomacaoProcessosNegocio.pdf.txtExtracted texttext/plain84874https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/4/AutomacaoProcessosNegocio.pdf.txtdc9440cad61edbce8c75eafe291804daMD54THUMBNAILAutomacaoProcessosNegocio.pdf.jpgAutomacaoProcessosNegocio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1331https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/5/AutomacaoProcessosNegocio.pdf.jpg2ebc1cabf7418d04d85bc9bd3df78229MD55123456789/337582021-12-14 03:20:42.393oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-14T06:20:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Business process automation using robotic process automation (RPA) in a shared service center (SSC): a case study |
title |
Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso |
spellingShingle |
Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso Freitas Júnior, Vicente Gonçalves CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Robotic process automation (RPA) Robotic process automation (RPA) Centro de serviços compartilhados (CSC) Shared services center (SSC) Processos Processes Automações Automations Blue prism Blue prism |
title_short |
Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso |
title_full |
Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso |
title_fullStr |
Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso |
title_sort |
Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso |
author |
Freitas Júnior, Vicente Gonçalves |
author_facet |
Freitas Júnior, Vicente Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simão, João Batista |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9161488361212141 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carneiro, Murillo Guimarães |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8158868389973535 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Araújo, Rafael Dias |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3067137114142725 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2121620792622097 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas Júnior, Vicente Gonçalves |
contributor_str_mv |
Simão, João Batista Carneiro, Murillo Guimarães Araújo, Rafael Dias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO Robotic process automation (RPA) Robotic process automation (RPA) Centro de serviços compartilhados (CSC) Shared services center (SSC) Processos Processes Automações Automations Blue prism Blue prism |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robotic process automation (RPA) Robotic process automation (RPA) Centro de serviços compartilhados (CSC) Shared services center (SSC) Processos Processes Automações Automations Blue prism Blue prism |
description |
Robotic Process Automation (RPA) denomina o desenvolvimento de soluções que interagem com sistemas através de sua interface a fim de substituir processos manuais e repetitivos realizados até então por operadores humanos. Considerando o estudo realizado em um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de cadastro de usuários em um sistema de viagens e o processo de lançamento de notas de serviços de fretes. O desenvolvimento das automações foi realizado através da ferramenta Blue Prism possibilitando a criação dos fluxos que executam os caminhos satisfatórios dos processos e também fluxos que identificam casos de exceção que são direcionados para tratativa humana. O trabalho mostra os impactos e benefícios obtidos com a automatização desses dois processos, assim como a redução de custo da operação, redução de erros na execução, ganho de agilidade, padronização dos processos e liberação de horas de trabalho que foram automatizadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-13T17:17:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-13T17:17:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREITAS JÚNIOR, Vicente Gonçalves. Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33758 |
identifier_str_mv |
FREITAS JÚNIOR, Vicente Gonçalves. Automação de processos de negócio utilizando robotic process automation (RPA) em um centro de serviços compartilhados (CSC): um estudo de caso. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Sistemas de Informação |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Sistemas de Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/1/AutomacaoProcessosNegocio.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/3/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/4/AutomacaoProcessosNegocio.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33758/5/AutomacaoProcessosNegocio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e48fea1510a1ea6b0a96f699676f75b 9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 dc9440cad61edbce8c75eafe291804da 2ebc1cabf7418d04d85bc9bd3df78229 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110317940965376 |