A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Massuel dos Reis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22398
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1421
Resumo: Considering the relevance of a study to the bodies in the school and its networks of knowledge, be objective to look at the corporalities present in the context of the formation of teachers at the high school (normalistas). For this, there are dialogues on the formation of normalistas, their realities and implications on Art and Education at the Institute of Educaction CIEP 179, the only school with this profile in São João de Meriti, in the Baixada Fluminense. Through narratives about the artistic and educational journey in the aforementioned context, the body takes a place of poetic habitation for these areas of knowledge. In this way, two expressions are explored to present the processes: more bodies, that integrate the narrative of how the work occurs in each academic bimester from 2015 to 2017; and dancing school, that exposes the dance crossing various school agents. Thus, can be said that not only bodies can dance in these spaces, but various aspects receive other senses of experience. To complete, dance in the school involves many factors, visions, knowledges, practices, agents. Mainly, a tangle of metaphors, narratives, corporalities, restlessness make the Institute of Education CIEP 179 and bodies there inhabit become in new sensitive forms of artistic and pedagogical practices.
id UFU_cb9e359c5c11131ad7ad5eee377ff160
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/22398
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179The corporality of normalist in formation: dialogues between bodies more dancing school at Institute of Education CIEP 179NormalistaCorpos maisEscola dançanteMore bodiesDancing schoolDançaArte e educação - Formação de professoresDança na arteCorpo como suporte da artePrática de ensinoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESConsidering the relevance of a study to the bodies in the school and its networks of knowledge, be objective to look at the corporalities present in the context of the formation of teachers at the high school (normalistas). For this, there are dialogues on the formation of normalistas, their realities and implications on Art and Education at the Institute of Educaction CIEP 179, the only school with this profile in São João de Meriti, in the Baixada Fluminense. Through narratives about the artistic and educational journey in the aforementioned context, the body takes a place of poetic habitation for these areas of knowledge. In this way, two expressions are explored to present the processes: more bodies, that integrate the narrative of how the work occurs in each academic bimester from 2015 to 2017; and dancing school, that exposes the dance crossing various school agents. Thus, can be said that not only bodies can dance in these spaces, but various aspects receive other senses of experience. To complete, dance in the school involves many factors, visions, knowledges, practices, agents. Mainly, a tangle of metaphors, narratives, corporalities, restlessness make the Institute of Education CIEP 179 and bodies there inhabit become in new sensitive forms of artistic and pedagogical practices.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)Considerando a relevância de um estudo sobre os corpos na escola e suas redes de saberes, objetiva-se olhar para as corporeidades presentes no contexto da formação de professorxs em nível médio (normalistas). Para tanto, procedem-se diálogos sobre a formação dxs normalistas, suas realidades e implicações sobre a Arte e a Educação no Instituto de Educação CIEP 179, a única escola com esse perfil em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Através de narrativas sobre o percurso artístico e educacional no contexto mencionado, o corpo toma um lugar de habitação poética para essas áreas do conhecimento. Dessa forma são exploradas duas expressões para apresentar os processos: corpos mais, que integram a narrativa de como se dá o trabalho em cada bimestre letivo de 2015 a 2017; e escola dançante, que expõe os atravessamentos da dança em diversos agentes escolares. Desse modo, pode-se dizer que não só os corpos podem dançar (n)esses espaços, mas diversos aspectos que ganham outros sentidos de experiência. E conclui-se que dança na escola se trata de muitos fatores, visões, saberes, práticas, agentes. Sobretudo, de um emaranhado de, narrativas, corporeidades, inquietações, que fazem o Instituto de Educação CIEP 179 e os corpos que o habitam se transformarem em novas formas sensíveis da prática artística e pedagógica.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em ArtesSilva, Narciso Larangeira Telles dahttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358Caon, Paulina MariaSilva, Renata de LimaBernardi, Massuel dos Reis2018-08-29T14:13:19Z2018-08-29T14:13:19Z2018-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDI, Massuel dos Reis. A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179. 2018 92 f. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1421https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22398http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1421porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-08-29T14:14:15Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/22398Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-08-29T14:14:15Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179
The corporality of normalist in formation: dialogues between bodies more dancing school at Institute of Education CIEP 179
title A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179
spellingShingle A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179
Bernardi, Massuel dos Reis
Normalista
Corpos mais
Escola dançante
More bodies
Dancing school
Dança
Arte e educação - Formação de professores
Dança na arte
Corpo como suporte da arte
Prática de ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179
title_full A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179
title_fullStr A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179
title_full_unstemmed A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179
title_sort A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179
author Bernardi, Massuel dos Reis
author_facet Bernardi, Massuel dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Narciso Larangeira Telles da
http://lattes.cnpq.br/7159513683604358
Caon, Paulina Maria
Silva, Renata de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Massuel dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Normalista
Corpos mais
Escola dançante
More bodies
Dancing school
Dança
Arte e educação - Formação de professores
Dança na arte
Corpo como suporte da arte
Prática de ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Normalista
Corpos mais
Escola dançante
More bodies
Dancing school
Dança
Arte e educação - Formação de professores
Dança na arte
Corpo como suporte da arte
Prática de ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Considering the relevance of a study to the bodies in the school and its networks of knowledge, be objective to look at the corporalities present in the context of the formation of teachers at the high school (normalistas). For this, there are dialogues on the formation of normalistas, their realities and implications on Art and Education at the Institute of Educaction CIEP 179, the only school with this profile in São João de Meriti, in the Baixada Fluminense. Through narratives about the artistic and educational journey in the aforementioned context, the body takes a place of poetic habitation for these areas of knowledge. In this way, two expressions are explored to present the processes: more bodies, that integrate the narrative of how the work occurs in each academic bimester from 2015 to 2017; and dancing school, that exposes the dance crossing various school agents. Thus, can be said that not only bodies can dance in these spaces, but various aspects receive other senses of experience. To complete, dance in the school involves many factors, visions, knowledges, practices, agents. Mainly, a tangle of metaphors, narratives, corporalities, restlessness make the Institute of Education CIEP 179 and bodies there inhabit become in new sensitive forms of artistic and pedagogical practices.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-29T14:13:19Z
2018-08-29T14:13:19Z
2018-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDI, Massuel dos Reis. A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179. 2018 92 f. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1421
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22398
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1421
identifier_str_mv BERNARDI, Massuel dos Reis. A corporeidade dx normalista em formação: diálogos entre corpos mais escola dançante no Instituto de Educação CIEP 179. 2018 92 f. Dissertação (Mestrado profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1421
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22398
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569561011945472