Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062 |
Resumo: | This qualitative research aims to analyze the perceptions and impacts of the Pedagogical Residency program and the Mandatory Supervised Internship in the training process of teachers from different areas of knowledge. The instrument used to obtain the results of this research were the oral reports of 6 students, 3 of whom were pedagogical residents and 3 interns. It was unanimous for the 3 residents that the program made a big difference in the construction of their identities as teachers, it was able to increase their confidence and they learned to deal directly with the school routine. On the other hand, for 2 interns, having only the mandatory discipline was insufficient. Therefore, the work suggests that practice is of great importance for teacher training, being in constant contact in the day-to-day of schools causes students to learn knowledge built in theory in assertive actions. Maximizing success in your future classes and being able to meet the guidelines and goals proposed by 3 educational pillars (PNE, LDB and BNCC) |
id |
UFU_cebf87f0a4e5f50b6726b15325ffb899 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/37062 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)Residência pedagógicaPedagogical residencyEstágio supervisionadoSupervised InternshipFormação de professoresTeacher trainingPráticaPracticeCNPQ::CIENCIAS HUMANASThis qualitative research aims to analyze the perceptions and impacts of the Pedagogical Residency program and the Mandatory Supervised Internship in the training process of teachers from different areas of knowledge. The instrument used to obtain the results of this research were the oral reports of 6 students, 3 of whom were pedagogical residents and 3 interns. It was unanimous for the 3 residents that the program made a big difference in the construction of their identities as teachers, it was able to increase their confidence and they learned to deal directly with the school routine. On the other hand, for 2 interns, having only the mandatory discipline was insufficient. Therefore, the work suggests that practice is of great importance for teacher training, being in constant contact in the day-to-day of schools causes students to learn knowledge built in theory in assertive actions. Maximizing success in your future classes and being able to meet the guidelines and goals proposed by 3 educational pillars (PNE, LDB and BNCC)Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A presente pesquisa, de cunho qualitativo, objetiva analisar as percepções e os impactos do programa de Residência Pedagógica e do Estágio Supervisionado Obrigatório no processo de formação de professores de diferentes áreas do conhecimento. O instrumento utilizado para a obtenção do resultado desta pesquisa foram relatos orais de 6 estudantes, sendo 3 residentes pedagógicos e 3 estagiários. Foi unânime para os 3 residentes que o programa fez grande diferença na construção de suas identidades como professores, foi capaz de aumentar sua segurança e aprenderam a lidar diretamente com o cotidiano escolar. Em contrapartida, para 2 estagiários, ter somente a disciplina obrigatória foi insuficiente. Portanto, o trabalho sugere que a prática é de suma importância para a formação docente, estar em contato constantemente no dia-a-dia das escolas provoca nos discentes saberes construídos na teoria em ações assertivas. Maximizando o sucesso em suas futuras aulas e sendo capazes de cumprirem as diretrizes e metas propostas por 3 pilares educacionais (PNE, LDB e BNCC)Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaMorais, Sérgio Paulohttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602Correia, Iara Toscanohttp://lattes.cnpq.br/3279356219563508Castilho, Andressa Garciahttp://lattes.cnpq.br/2915143289357537Orozino, Andréa Cristina2023-02-07T15:07:39Z2023-02-07T15:07:39Z2023-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOROZINO,Andréa Cristina. Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022). 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-02-08T06:19:17Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37062Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-02-08T06:19:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022) |
title |
Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022) |
spellingShingle |
Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022) Orozino, Andréa Cristina Residência pedagógica Pedagogical residency Estágio supervisionado Supervised Internship Formação de professores Teacher training Prática Practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022) |
title_full |
Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022) |
title_fullStr |
Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022) |
title_full_unstemmed |
Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022) |
title_sort |
Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022) |
author |
Orozino, Andréa Cristina |
author_facet |
Orozino, Andréa Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morais, Sérgio Paulo http://lattes.cnpq.br/1338723525544602 Correia, Iara Toscano http://lattes.cnpq.br/3279356219563508 Castilho, Andressa Garcia http://lattes.cnpq.br/2915143289357537 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orozino, Andréa Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência pedagógica Pedagogical residency Estágio supervisionado Supervised Internship Formação de professores Teacher training Prática Practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Residência pedagógica Pedagogical residency Estágio supervisionado Supervised Internship Formação de professores Teacher training Prática Practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
This qualitative research aims to analyze the perceptions and impacts of the Pedagogical Residency program and the Mandatory Supervised Internship in the training process of teachers from different areas of knowledge. The instrument used to obtain the results of this research were the oral reports of 6 students, 3 of whom were pedagogical residents and 3 interns. It was unanimous for the 3 residents that the program made a big difference in the construction of their identities as teachers, it was able to increase their confidence and they learned to deal directly with the school routine. On the other hand, for 2 interns, having only the mandatory discipline was insufficient. Therefore, the work suggests that practice is of great importance for teacher training, being in constant contact in the day-to-day of schools causes students to learn knowledge built in theory in assertive actions. Maximizing success in your future classes and being able to meet the guidelines and goals proposed by 3 educational pillars (PNE, LDB and BNCC) |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-07T15:07:39Z 2023-02-07T15:07:39Z 2023-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OROZINO,Andréa Cristina. Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022). 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062 |
identifier_str_mv |
OROZINO,Andréa Cristina. Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022). 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711604952334336 |