Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orozino, Andréa Cristina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062
Resumo: This qualitative research aims to analyze the perceptions and impacts of the Pedagogical Residency program and the Mandatory Supervised Internship in the training process of teachers from different areas of knowledge. The instrument used to obtain the results of this research were the oral reports of 6 students, 3 of whom were pedagogical residents and 3 interns. It was unanimous for the 3 residents that the program made a big difference in the construction of their identities as teachers, it was able to increase their confidence and they learned to deal directly with the school routine. On the other hand, for 2 interns, having only the mandatory discipline was insufficient. Therefore, the work suggests that practice is of great importance for teacher training, being in constant contact in the day-to-day of schools causes students to learn knowledge built in theory in assertive actions. Maximizing success in your future classes and being able to meet the guidelines and goals proposed by 3 educational pillars (PNE, LDB and BNCC)
id UFU_cebf87f0a4e5f50b6726b15325ffb899
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/37062
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)Residência pedagógicaPedagogical residencyEstágio supervisionadoSupervised InternshipFormação de professoresTeacher trainingPráticaPracticeCNPQ::CIENCIAS HUMANASThis qualitative research aims to analyze the perceptions and impacts of the Pedagogical Residency program and the Mandatory Supervised Internship in the training process of teachers from different areas of knowledge. The instrument used to obtain the results of this research were the oral reports of 6 students, 3 of whom were pedagogical residents and 3 interns. It was unanimous for the 3 residents that the program made a big difference in the construction of their identities as teachers, it was able to increase their confidence and they learned to deal directly with the school routine. On the other hand, for 2 interns, having only the mandatory discipline was insufficient. Therefore, the work suggests that practice is of great importance for teacher training, being in constant contact in the day-to-day of schools causes students to learn knowledge built in theory in assertive actions. Maximizing success in your future classes and being able to meet the guidelines and goals proposed by 3 educational pillars (PNE, LDB and BNCC)Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A presente pesquisa, de cunho qualitativo, objetiva analisar as percepções e os impactos do programa de Residência Pedagógica e do Estágio Supervisionado Obrigatório no processo de formação de professores de diferentes áreas do conhecimento. O instrumento utilizado para a obtenção do resultado desta pesquisa foram relatos orais de 6 estudantes, sendo 3 residentes pedagógicos e 3 estagiários. Foi unânime para os 3 residentes que o programa fez grande diferença na construção de suas identidades como professores, foi capaz de aumentar sua segurança e aprenderam a lidar diretamente com o cotidiano escolar. Em contrapartida, para 2 estagiários, ter somente a disciplina obrigatória foi insuficiente. Portanto, o trabalho sugere que a prática é de suma importância para a formação docente, estar em contato constantemente no dia-a-dia das escolas provoca nos discentes saberes construídos na teoria em ações assertivas. Maximizando o sucesso em suas futuras aulas e sendo capazes de cumprirem as diretrizes e metas propostas por 3 pilares educacionais (PNE, LDB e BNCC)Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaMorais, Sérgio Paulohttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602Correia, Iara Toscanohttp://lattes.cnpq.br/3279356219563508Castilho, Andressa Garciahttp://lattes.cnpq.br/2915143289357537Orozino, Andréa Cristina2023-02-07T15:07:39Z2023-02-07T15:07:39Z2023-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOROZINO,Andréa Cristina. Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022). 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-02-08T06:19:17Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37062Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-02-08T06:19:17Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)
title Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)
spellingShingle Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)
Orozino, Andréa Cristina
Residência pedagógica
Pedagogical residency
Estágio supervisionado
Supervised Internship
Formação de professores
Teacher training
Prática
Practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)
title_full Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)
title_fullStr Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)
title_full_unstemmed Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)
title_sort Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)
author Orozino, Andréa Cristina
author_facet Orozino, Andréa Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Sérgio Paulo
http://lattes.cnpq.br/1338723525544602
Correia, Iara Toscano
http://lattes.cnpq.br/3279356219563508
Castilho, Andressa Garcia
http://lattes.cnpq.br/2915143289357537
dc.contributor.author.fl_str_mv Orozino, Andréa Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Residência pedagógica
Pedagogical residency
Estágio supervisionado
Supervised Internship
Formação de professores
Teacher training
Prática
Practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Residência pedagógica
Pedagogical residency
Estágio supervisionado
Supervised Internship
Formação de professores
Teacher training
Prática
Practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This qualitative research aims to analyze the perceptions and impacts of the Pedagogical Residency program and the Mandatory Supervised Internship in the training process of teachers from different areas of knowledge. The instrument used to obtain the results of this research were the oral reports of 6 students, 3 of whom were pedagogical residents and 3 interns. It was unanimous for the 3 residents that the program made a big difference in the construction of their identities as teachers, it was able to increase their confidence and they learned to deal directly with the school routine. On the other hand, for 2 interns, having only the mandatory discipline was insufficient. Therefore, the work suggests that practice is of great importance for teacher training, being in constant contact in the day-to-day of schools causes students to learn knowledge built in theory in assertive actions. Maximizing success in your future classes and being able to meet the guidelines and goals proposed by 3 educational pillars (PNE, LDB and BNCC)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-07T15:07:39Z
2023-02-07T15:07:39Z
2023-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OROZINO,Andréa Cristina. Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022). 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062
identifier_str_mv OROZINO,Andréa Cristina. Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022). 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711604952334336