Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_cf89b82f76228d4d6401c33400494b3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33311 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionaisAprendizagem baseada em problemasProblem-based learningProblem based learningProblem based learningMetodologias ativasAccounting teachingEnsino de contabilidadeActive methodologiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Tendo em vista a inserção das metodologias ativas de aprendizagem na Educação Superior, um dos métodos que vem sendo utilizado é a Aprendizagem Baseada em Problemas, considerada dinâmica e inovadora, porém ainda pouco utilizada no ensino de Contabilidade. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar o perfil das pesquisas científicas brasileiras sobre aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade, a fim de contribuir ao apresentar o que tem sido publicado sobre a temática, evidenciando possibilidades de aplicação do método, análise de seus benefícios e potencialidades, e a necessidade de se trazer a prática para as aulas. Assim, conduziu-se à pesquisa de caráter descritivo e abordagem qualitativa com coleta bibliográfica, nos principais periódicos e eventos da área de contabilidade, bem como nas principais bases de dados, com base nos pressupostos do instrumento Knowledge Development Process – Constructivist (Proknow-C). Identificou-se 36 pesquisas dentro do escopo do estudo, que considerou o período de 2010 a 2020. Os resultados encontrados indicam que 55,56% das publicações analisadas são de artigos de periódicos, e o período de 2018 a 2020 apresentou a maior quantidade de publicações. Além disso, identificou-se que as principais temáticas abordadas foram a Aplicação do PBL e a Percepção Discente, como também a predominância do uso de estudos de casos e de abordagens qualitativas no desenvolvimento dos estudos. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para que professores, estudantes e gestores educacionais conheçam melhor a Aprendizagem Baseada em Problemas e, assim, possam desenhar possibilidades de aplicação da mesma no ensino de Contabilidade.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisNganga, Camilla Soueneta Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/6986003080954938x, xxx, xxMedeiros, Annie Karolyne Marques2021-11-10T17:11:40Z2021-11-10T17:11:40Z2021-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMEDEIROS, Annie Karolyne Marques. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-11T06:19:40Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33311Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-11T06:19:40Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais |
title |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais Medeiros, Annie Karolyne Marques Aprendizagem baseada em problemas Problem-based learning Problem based learning Problem based learning Metodologias ativas Accounting teaching Ensino de contabilidade Active methodologies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais |
title_full |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais |
title_sort |
Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais |
author |
Medeiros, Annie Karolyne Marques |
author_facet |
Medeiros, Annie Karolyne Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nganga, Camilla Soueneta Nascimento http://lattes.cnpq.br/6986003080954938 x, x x x, x x |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Annie Karolyne Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas Problem-based learning Problem based learning Problem based learning Metodologias ativas Accounting teaching Ensino de contabilidade Active methodologies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Aprendizagem baseada em problemas Problem-based learning Problem based learning Problem based learning Metodologias ativas Accounting teaching Ensino de contabilidade Active methodologies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-10T17:11:40Z 2021-11-10T17:11:40Z 2021-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, Annie Karolyne Marques. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Annie Karolyne Marques. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Contabilidade: mapeamento das publicações nacionais. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711440510451712 |