Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Michele Glaiser Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_d46c0cda571d7ef366d3e8c559125711
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34652
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000Estratégia competitivaInovação organizacional e marketingAmbevCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAISTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento das inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas do setor de bebidas brasileiro, com ênfase no caso da empresa Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV). Para atingir seu propósito, no primeiro capítulo discute-se o conceito de inovação e seus diferentes tipos, enfatizando a importância das inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas. Em seguida, o segundo capítulo apresenta alguns indicadores de inovação do setor de bebidas do Brasil, a partir de dados da Pesquisa de Inovação (PINTEC). No terceiro capítulo discute-se, a partir de dados dos relatórios anuais do setor e da empresa em análise, a relevância do uso de inovações organizacionais e de marketing como estratégia competitiva no caso AMBEV. Por fim, dentre os resultados encontrados, foi possível verificar que, as estratégias competitivas baseadas em inovação organizacional e de marketing em meio ao acirramento competitivo se tornam essenciais para o crescimento da empresa e um melhor posicionamento no mercado.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências EconômicasAvellar, Ana Paula Macedo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=C5545704D434240938ECCFE205156C12.buscatextual_6Loural, Marcelohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doDamasceno, Aderbal Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doSilveira, Michele Glaiser Rodrigues2022-04-11T14:18:01Z2022-04-11T14:18:01Z2022-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVEIRA, Michele Glaiser Rodrigues. Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-04-25T14:29:53Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34652Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-25T14:29:53Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000
title Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000
spellingShingle Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000
Silveira, Michele Glaiser Rodrigues
Estratégia competitiva
Inovação organizacional e marketing
Ambev
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
title_short Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000
title_full Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000
title_fullStr Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000
title_full_unstemmed Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000
title_sort Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000
author Silveira, Michele Glaiser Rodrigues
author_facet Silveira, Michele Glaiser Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avellar, Ana Paula Macedo de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=C5545704D434240938ECCFE205156C12.buscatextual_6
Loural, Marcelo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
Damasceno, Aderbal Oliveira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Michele Glaiser Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia competitiva
Inovação organizacional e marketing
Ambev
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
topic Estratégia competitiva
Inovação organizacional e marketing
Ambev
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11T14:18:01Z
2022-04-11T14:18:01Z
2022-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, Michele Glaiser Rodrigues. Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652
identifier_str_mv SILVEIRA, Michele Glaiser Rodrigues. Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Econômicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569572158308352