Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_d46c0cda571d7ef366d3e8c559125711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/34652 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000Estratégia competitivaInovação organizacional e marketingAmbevCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAISTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento das inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas do setor de bebidas brasileiro, com ênfase no caso da empresa Companhia de Bebidas das Américas (AMBEV). Para atingir seu propósito, no primeiro capítulo discute-se o conceito de inovação e seus diferentes tipos, enfatizando a importância das inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas. Em seguida, o segundo capítulo apresenta alguns indicadores de inovação do setor de bebidas do Brasil, a partir de dados da Pesquisa de Inovação (PINTEC). No terceiro capítulo discute-se, a partir de dados dos relatórios anuais do setor e da empresa em análise, a relevância do uso de inovações organizacionais e de marketing como estratégia competitiva no caso AMBEV. Por fim, dentre os resultados encontrados, foi possível verificar que, as estratégias competitivas baseadas em inovação organizacional e de marketing em meio ao acirramento competitivo se tornam essenciais para o crescimento da empresa e um melhor posicionamento no mercado.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências EconômicasAvellar, Ana Paula Macedo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=C5545704D434240938ECCFE205156C12.buscatextual_6Loural, Marcelohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doDamasceno, Aderbal Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.doSilveira, Michele Glaiser Rodrigues2022-04-11T14:18:01Z2022-04-11T14:18:01Z2022-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVEIRA, Michele Glaiser Rodrigues. Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-04-25T14:29:53Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34652Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-25T14:29:53Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000 |
title |
Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000 |
spellingShingle |
Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000 Silveira, Michele Glaiser Rodrigues Estratégia competitiva Inovação organizacional e marketing Ambev CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS |
title_short |
Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000 |
title_full |
Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000 |
title_fullStr |
Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000 |
title_full_unstemmed |
Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000 |
title_sort |
Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000 |
author |
Silveira, Michele Glaiser Rodrigues |
author_facet |
Silveira, Michele Glaiser Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Avellar, Ana Paula Macedo de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=C5545704D434240938ECCFE205156C12.buscatextual_6 Loural, Marcelo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do Damasceno, Aderbal Oliveira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Michele Glaiser Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia competitiva Inovação organizacional e marketing Ambev CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS |
topic |
Estratégia competitiva Inovação organizacional e marketing Ambev CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-11T14:18:01Z 2022-04-11T14:18:01Z 2022-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVEIRA, Michele Glaiser Rodrigues. Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Michele Glaiser Rodrigues. Inovações organizacionais e de marketing como estratégias competitivas: uma análise do caso AMBEV nos anos 2000. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Econômicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Econômicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711327516950528 |