Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478 |
Resumo: | UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
id |
UFU_dbfa23b725d83c36849294631e4efcb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/28478 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superiorEnsino SuperiorCiências ContábeisSurdezCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASUFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho tem como objetivo apresentar os efeitos do ingresso de uma estudante surda no processo ensino-aprendizagem do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES). A pesquisa pretende contribuir para uma visão mais crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos, sob a percepção de docentes, discentes e demais pessoas envolvidas. O estudo possui caráter descritivo com uma abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Por meio da análise de conteúdo, foi realizada uma triangulação de informações com diversas pessoas envolvidas com a estudante surda, que possibilitou uma melhor compreensão do processo de inclusão ocorrido e do processo ensino-aprendizagem. Um dos principais resultados obtidos foi a identificação da necessidade de uma comunicação antecipada, por parte da instituição de ensino e de seus órgãos, da presença de estudantes com deficiências matriculados. O diálogo prévio tem como objetivo de possibilitar que sejam desenvolvidas práticas inclusivas que visam compreender suas limitações e possibilidades, preferencialmente antes do início do semestre letivo. Conclui-se que ainda persistem barreiras atitudinais, de comunicação e metodológicas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisVilela, Marcus Sérgio Sattohttp://lattes.cnpq.br/6004653566806128Vilela, Maria Aparecida Augusto Sattohttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319Fernandes, Leandro Andrade Andradehttp://lattes.cnpq.br/1961766092088942Alves, Elisa Bárbara de Moraes2020-01-23T12:27:08Z2020-01-23T12:27:08Z2019-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Elisa Bárbara de Moraes. Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-01-24T06:13:02Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/28478Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-01-24T06:13:02Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior |
title |
Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior |
spellingShingle |
Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior Alves, Elisa Bárbara de Moraes Ensino Superior Ciências Contábeis Surdez CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior |
title_full |
Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior |
title_fullStr |
Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior |
title_full_unstemmed |
Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior |
title_sort |
Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior |
author |
Alves, Elisa Bárbara de Moraes |
author_facet |
Alves, Elisa Bárbara de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilela, Marcus Sérgio Satto http://lattes.cnpq.br/6004653566806128 Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto http://lattes.cnpq.br/0767845397014319 Fernandes, Leandro Andrade Andrade http://lattes.cnpq.br/1961766092088942 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Elisa Bárbara de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Ciências Contábeis Surdez CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Ensino Superior Ciências Contábeis Surdez CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 2020-01-23T12:27:08Z 2020-01-23T12:27:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Elisa Bárbara de Moraes. Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478 |
identifier_str_mv |
ALVES, Elisa Bárbara de Moraes. Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569566154162176 |