Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elisa Bárbara de Moraes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478
Resumo: UFU - Universidade Federal de Uberlândia
id UFU_dbfa23b725d83c36849294631e4efcb6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/28478
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superiorEnsino SuperiorCiências ContábeisSurdezCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASUFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho tem como objetivo apresentar os efeitos do ingresso de uma estudante surda no processo ensino-aprendizagem do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES). A pesquisa pretende contribuir para uma visão mais crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos, sob a percepção de docentes, discentes e demais pessoas envolvidas. O estudo possui caráter descritivo com uma abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Por meio da análise de conteúdo, foi realizada uma triangulação de informações com diversas pessoas envolvidas com a estudante surda, que possibilitou uma melhor compreensão do processo de inclusão ocorrido e do processo ensino-aprendizagem. Um dos principais resultados obtidos foi a identificação da necessidade de uma comunicação antecipada, por parte da instituição de ensino e de seus órgãos, da presença de estudantes com deficiências matriculados. O diálogo prévio tem como objetivo de possibilitar que sejam desenvolvidas práticas inclusivas que visam compreender suas limitações e possibilidades, preferencialmente antes do início do semestre letivo. Conclui-se que ainda persistem barreiras atitudinais, de comunicação e metodológicas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisVilela, Marcus Sérgio Sattohttp://lattes.cnpq.br/6004653566806128Vilela, Maria Aparecida Augusto Sattohttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319Fernandes, Leandro Andrade Andradehttp://lattes.cnpq.br/1961766092088942Alves, Elisa Bárbara de Moraes2020-01-23T12:27:08Z2020-01-23T12:27:08Z2019-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Elisa Bárbara de Moraes. Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-01-24T06:13:02Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/28478Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-01-24T06:13:02Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior
title Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior
spellingShingle Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior
Alves, Elisa Bárbara de Moraes
Ensino Superior
Ciências Contábeis
Surdez
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior
title_full Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior
title_fullStr Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior
title_full_unstemmed Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior
title_sort Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior
author Alves, Elisa Bárbara de Moraes
author_facet Alves, Elisa Bárbara de Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Marcus Sérgio Satto
http://lattes.cnpq.br/6004653566806128
Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
http://lattes.cnpq.br/0767845397014319
Fernandes, Leandro Andrade Andrade
http://lattes.cnpq.br/1961766092088942
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Elisa Bárbara de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Ciências Contábeis
Surdez
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Ensino Superior
Ciências Contábeis
Surdez
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
2020-01-23T12:27:08Z
2020-01-23T12:27:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Elisa Bárbara de Moraes. Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478
identifier_str_mv ALVES, Elisa Bárbara de Moraes. Mãos que falam: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem de uma estudante surda na educação superior. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569566154162176