Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Cecília de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_df80af36fc1ee259c9aa4161bfa571f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35891
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letrasPandemiaPandemicEnsino remotoRemote teachingAtividades síncronasSynchronous activitiesAtividades assíncronasAsynchronous activitiesPercepções de alunos e professoresStudents' and professors' percecptionsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Neste artigo, compartilhamos resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi identificar, contrastar e discutir as percepções de alunos e professores dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Uberlândia acerca das atividades (síncronas e assíncronas) implementadas durante o ensino remoto. Amparada em teóricos que versam sobre tecnologias digitais no ensino de línguas (BRAGA, 2013; MORAN, MASETTO, BEHRENS, 2000), ensino híbrido e metodologias ativas (BACICH, TANZI NETO, TREVISANI, 2015; MILL, 2021; BACICH, MORAN, 2018), em especial aqueles que se dedica(ra)m a analisar os desdobramentos do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 (MENDONÇA; ANDREATTA; SCHLUDE, 2021; PAIVA, 2020; RIBEIRO, 2021; RIBEIRO; VECCHIO, 2020), a pesquisa foi feita através de aplicação de questionário ao corpo docente e discente dos Cursos de Letras (Português, Inglês, Espanhol, Francês e Libras) da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados da pesquisa apontam semelhanças e diferenças nas percepções de discentes e docentes quanto às vantagens e desafios do ensino remoto. Esperamos, com a presente pesquisa, trazer subsídios para a coordenação e professores dos Cursos de Letras da UFU, no sentido de informá-los sobre variados pontos de vista acerca de aulas com o uso de tecnologias digitais, as quais poderão impactar a oferta de componentes presenciais e a distância com a retomada das atividades presencialmente na universidade.Universidade Federal de UberlândiaBrasilLetrasRibas, Fernanda Costahttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157Tagata, William Mineohttp://lattes.cnpq.br/2561765490886281Fernandes, Gilmar Martins de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7084200082633948Matos, Ana Cecília de Souza2022-08-29T18:07:22Z2022-08-29T18:07:22Z2022-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATOS, Ana Cecília de Souza. Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-30T06:26:48Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35891Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-30T06:26:48Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras
title Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras
spellingShingle Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras
Matos, Ana Cecília de Souza
Pandemia
Pandemic
Ensino remoto
Remote teaching
Atividades síncronas
Synchronous activities
Atividades assíncronas
Asynchronous activities
Percepções de alunos e professores
Students' and professors' percecptions
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras
title_full Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras
title_fullStr Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras
title_full_unstemmed Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras
title_sort Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras
author Matos, Ana Cecília de Souza
author_facet Matos, Ana Cecília de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribas, Fernanda Costa
http://lattes.cnpq.br/8897481539878157
Tagata, William Mineo
http://lattes.cnpq.br/2561765490886281
Fernandes, Gilmar Martins de Freitas
http://lattes.cnpq.br/7084200082633948
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ana Cecília de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Pandemic
Ensino remoto
Remote teaching
Atividades síncronas
Synchronous activities
Atividades assíncronas
Asynchronous activities
Percepções de alunos e professores
Students' and professors' percecptions
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
topic Pandemia
Pandemic
Ensino remoto
Remote teaching
Atividades síncronas
Synchronous activities
Atividades assíncronas
Asynchronous activities
Percepções de alunos e professores
Students' and professors' percecptions
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29T18:07:22Z
2022-08-29T18:07:22Z
2022-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Ana Cecília de Souza. Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891
identifier_str_mv MATOS, Ana Cecília de Souza. Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711505962565632