Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_df80af36fc1ee259c9aa4161bfa571f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35891 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letrasPandemiaPandemicEnsino remotoRemote teachingAtividades síncronasSynchronous activitiesAtividades assíncronasAsynchronous activitiesPercepções de alunos e professoresStudents' and professors' percecptionsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Neste artigo, compartilhamos resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi identificar, contrastar e discutir as percepções de alunos e professores dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Uberlândia acerca das atividades (síncronas e assíncronas) implementadas durante o ensino remoto. Amparada em teóricos que versam sobre tecnologias digitais no ensino de línguas (BRAGA, 2013; MORAN, MASETTO, BEHRENS, 2000), ensino híbrido e metodologias ativas (BACICH, TANZI NETO, TREVISANI, 2015; MILL, 2021; BACICH, MORAN, 2018), em especial aqueles que se dedica(ra)m a analisar os desdobramentos do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 (MENDONÇA; ANDREATTA; SCHLUDE, 2021; PAIVA, 2020; RIBEIRO, 2021; RIBEIRO; VECCHIO, 2020), a pesquisa foi feita através de aplicação de questionário ao corpo docente e discente dos Cursos de Letras (Português, Inglês, Espanhol, Francês e Libras) da Universidade Federal de Uberlândia. Os resultados da pesquisa apontam semelhanças e diferenças nas percepções de discentes e docentes quanto às vantagens e desafios do ensino remoto. Esperamos, com a presente pesquisa, trazer subsídios para a coordenação e professores dos Cursos de Letras da UFU, no sentido de informá-los sobre variados pontos de vista acerca de aulas com o uso de tecnologias digitais, as quais poderão impactar a oferta de componentes presenciais e a distância com a retomada das atividades presencialmente na universidade.Universidade Federal de UberlândiaBrasilLetrasRibas, Fernanda Costahttp://lattes.cnpq.br/8897481539878157Tagata, William Mineohttp://lattes.cnpq.br/2561765490886281Fernandes, Gilmar Martins de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7084200082633948Matos, Ana Cecília de Souza2022-08-29T18:07:22Z2022-08-29T18:07:22Z2022-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATOS, Ana Cecília de Souza. Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-30T06:26:48Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/35891Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-30T06:26:48Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras |
title |
Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras |
spellingShingle |
Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras Matos, Ana Cecília de Souza Pandemia Pandemic Ensino remoto Remote teaching Atividades síncronas Synchronous activities Atividades assíncronas Asynchronous activities Percepções de alunos e professores Students' and professors' percecptions CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras |
title_full |
Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras |
title_fullStr |
Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras |
title_sort |
Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras |
author |
Matos, Ana Cecília de Souza |
author_facet |
Matos, Ana Cecília de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribas, Fernanda Costa http://lattes.cnpq.br/8897481539878157 Tagata, William Mineo http://lattes.cnpq.br/2561765490886281 Fernandes, Gilmar Martins de Freitas http://lattes.cnpq.br/7084200082633948 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Ana Cecília de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Pandemic Ensino remoto Remote teaching Atividades síncronas Synchronous activities Atividades assíncronas Asynchronous activities Percepções de alunos e professores Students' and professors' percecptions CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
topic |
Pandemia Pandemic Ensino remoto Remote teaching Atividades síncronas Synchronous activities Atividades assíncronas Asynchronous activities Percepções de alunos e professores Students' and professors' percecptions CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-29T18:07:22Z 2022-08-29T18:07:22Z 2022-08-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, Ana Cecília de Souza. Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891 |
identifier_str_mv |
MATOS, Ana Cecília de Souza. Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711505962565632 |