Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Hélio Carlos Vilela de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268
Resumo: This study aimed to verify the perception of accounting professors regarding the relevance of the competences proposed by IES 3. The perceptions of 16 accounting professors from the Federal University of Uberlândia were analyzed by applying a printed questionnaire. Intellectual, Technical and Functional, Personal, Interpersonal and Communication skills as well as Organizational and Business Management skills were found to be important, demonstrating high agreement between teachers and the skills advocated by IES 3. The study confirms trends already verified in studies such as Lemes and Miranda (2014), showing that for both teachers and market professionals, the skills recommended by IES 3 are relevant to the performance of future accounting professionals.
id UFU_e6186ac06b4d75f702046533ca4d3b32
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/27268
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de UberlândiaCompetênciasHabilidadesDiretrizes Curriculares Nacionais e InternacionaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASThis study aimed to verify the perception of accounting professors regarding the relevance of the competences proposed by IES 3. The perceptions of 16 accounting professors from the Federal University of Uberlândia were analyzed by applying a printed questionnaire. Intellectual, Technical and Functional, Personal, Interpersonal and Communication skills as well as Organizational and Business Management skills were found to be important, demonstrating high agreement between teachers and the skills advocated by IES 3. The study confirms trends already verified in studies such as Lemes and Miranda (2014), showing that for both teachers and market professionals, the skills recommended by IES 3 are relevant to the performance of future accounting professionals.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos docentes de contabilidade quanto à relevância das competências propostas pelo IES 3. Foram analisadas as percepções de 16 professores de contabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, mediante aplicação de questionário impresso. Constatou-se que as habilidades Intelectuais, Técnicas e Funcionais, Pessoais, Interpessoais e de Comunicação, bem como as habilidades Organizacionais e Gerenciamento de Negócios são consideradas importantes, demonstrando alta concordância entre os docentes e as habilidades preconizadas pela IES 3. O estudo confirma tendências já verificadas em estudos como o de Lemes e Miranda (2014), evidenciando que tanto para docentes quanto para profissionais de mercado, as habilidades recomendadas pela IES 3 são relevantes para a atuação dos futuros profissionais da área contábil.2021-09-28Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisMiranda, Gilberto Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511438Y9&tokenCaptchar=03AOLTBLRfYAqoaNHf6Hbteh7suIC8uhClHOe6VNmNgdo2W0M1WB1HEhhqt0RUbiBNkar3yctVG_Kl06Z6s2elssuxBU8PexFSoVuzZMdyL9oPwgFG4d7DpvXo7LqdJIi_2I7gzLc5P1OMJ7--ZboBpmgkFO9_d8pMDSWrmQY4djj4rNAyEFkzTMCP-tvD_z2O0t75bNEtHQqduga2TJwAIIQEGCYITzNPwXG3oomyJcZltD4fB27cuVM9XejytGQw_DpwdLdfuciqEurtxVhQ5JwKs9Zu90FUypXVQz3dsSfTvhILKUIJgej2I7KMWdmdz9pZ3BNcCI40KzrXEJNDsLxbdjqZncfyGCffblVuhUwUJh9TLlRTq1NhEx68Mvs5odXEFk7dWj4NCorWbVjWBupSfAOZ0Cwxq3cOqUQCFDK0r54DFuNBtfJIORP0ZSDLS3Y4gSVQJ0X-UnG6Fa2T8_z_W2_PtCJBAYn0b6eOgRiIVi1awSg6qNaKmEySdo7d88TgkEp5e6dkAndrade, Hélio Carlos Vilela de2019-11-04T16:01:33Z2019-11-04T16:01:33Z2019-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANDRADE, Hélio Carlos Vilela de. Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-10-19T12:46:42Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/27268Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-10-19T12:46:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia
title Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia
spellingShingle Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia
Andrade, Hélio Carlos Vilela de
Competências
Habilidades
Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia
title_full Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia
title_fullStr Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia
title_full_unstemmed Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia
title_sort Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia
author Andrade, Hélio Carlos Vilela de
author_facet Andrade, Hélio Carlos Vilela de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Gilberto José
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511438Y9&tokenCaptchar=03AOLTBLRfYAqoaNHf6Hbteh7suIC8uhClHOe6VNmNgdo2W0M1WB1HEhhqt0RUbiBNkar3yctVG_Kl06Z6s2elssuxBU8PexFSoVuzZMdyL9oPwgFG4d7DpvXo7LqdJIi_2I7gzLc5P1OMJ7--ZboBpmgkFO9_d8pMDSWrmQY4djj4rNAyEFkzTMCP-tvD_z2O0t75bNEtHQqduga2TJwAIIQEGCYITzNPwXG3oomyJcZltD4fB27cuVM9XejytGQw_DpwdLdfuciqEurtxVhQ5JwKs9Zu90FUypXVQz3dsSfTvhILKUIJgej2I7KMWdmdz9pZ3BNcCI40KzrXEJNDsLxbdjqZncfyGCffblVuhUwUJh9TLlRTq1NhEx68Mvs5odXEFk7dWj4NCorWbVjWBupSfAOZ0Cwxq3cOqUQCFDK0r54DFuNBtfJIORP0ZSDLS3Y4gSVQJ0X-UnG6Fa2T8_z_W2_PtCJBAYn0b6eOgRiIVi1awSg6qNaKmEySdo7d88TgkEp5e6dk
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Hélio Carlos Vilela de
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Habilidades
Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Competências
Habilidades
Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This study aimed to verify the perception of accounting professors regarding the relevance of the competences proposed by IES 3. The perceptions of 16 accounting professors from the Federal University of Uberlândia were analyzed by applying a printed questionnaire. Intellectual, Technical and Functional, Personal, Interpersonal and Communication skills as well as Organizational and Business Management skills were found to be important, demonstrating high agreement between teachers and the skills advocated by IES 3. The study confirms trends already verified in studies such as Lemes and Miranda (2014), showing that for both teachers and market professionals, the skills recommended by IES 3 are relevant to the performance of future accounting professionals.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04T16:01:33Z
2019-11-04T16:01:33Z
2019-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Hélio Carlos Vilela de. Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268
identifier_str_mv ANDRADE, Hélio Carlos Vilela de. Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711540523630592