Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268 |
Resumo: | This study aimed to verify the perception of accounting professors regarding the relevance of the competences proposed by IES 3. The perceptions of 16 accounting professors from the Federal University of Uberlândia were analyzed by applying a printed questionnaire. Intellectual, Technical and Functional, Personal, Interpersonal and Communication skills as well as Organizational and Business Management skills were found to be important, demonstrating high agreement between teachers and the skills advocated by IES 3. The study confirms trends already verified in studies such as Lemes and Miranda (2014), showing that for both teachers and market professionals, the skills recommended by IES 3 are relevant to the performance of future accounting professionals. |
id |
UFU_e6186ac06b4d75f702046533ca4d3b32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/27268 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de UberlândiaCompetênciasHabilidadesDiretrizes Curriculares Nacionais e InternacionaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASThis study aimed to verify the perception of accounting professors regarding the relevance of the competences proposed by IES 3. The perceptions of 16 accounting professors from the Federal University of Uberlândia were analyzed by applying a printed questionnaire. Intellectual, Technical and Functional, Personal, Interpersonal and Communication skills as well as Organizational and Business Management skills were found to be important, demonstrating high agreement between teachers and the skills advocated by IES 3. The study confirms trends already verified in studies such as Lemes and Miranda (2014), showing that for both teachers and market professionals, the skills recommended by IES 3 are relevant to the performance of future accounting professionals.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos docentes de contabilidade quanto à relevância das competências propostas pelo IES 3. Foram analisadas as percepções de 16 professores de contabilidade da Universidade Federal de Uberlândia, mediante aplicação de questionário impresso. Constatou-se que as habilidades Intelectuais, Técnicas e Funcionais, Pessoais, Interpessoais e de Comunicação, bem como as habilidades Organizacionais e Gerenciamento de Negócios são consideradas importantes, demonstrando alta concordância entre os docentes e as habilidades preconizadas pela IES 3. O estudo confirma tendências já verificadas em estudos como o de Lemes e Miranda (2014), evidenciando que tanto para docentes quanto para profissionais de mercado, as habilidades recomendadas pela IES 3 são relevantes para a atuação dos futuros profissionais da área contábil.2021-09-28Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisMiranda, Gilberto Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511438Y9&tokenCaptchar=03AOLTBLRfYAqoaNHf6Hbteh7suIC8uhClHOe6VNmNgdo2W0M1WB1HEhhqt0RUbiBNkar3yctVG_Kl06Z6s2elssuxBU8PexFSoVuzZMdyL9oPwgFG4d7DpvXo7LqdJIi_2I7gzLc5P1OMJ7--ZboBpmgkFO9_d8pMDSWrmQY4djj4rNAyEFkzTMCP-tvD_z2O0t75bNEtHQqduga2TJwAIIQEGCYITzNPwXG3oomyJcZltD4fB27cuVM9XejytGQw_DpwdLdfuciqEurtxVhQ5JwKs9Zu90FUypXVQz3dsSfTvhILKUIJgej2I7KMWdmdz9pZ3BNcCI40KzrXEJNDsLxbdjqZncfyGCffblVuhUwUJh9TLlRTq1NhEx68Mvs5odXEFk7dWj4NCorWbVjWBupSfAOZ0Cwxq3cOqUQCFDK0r54DFuNBtfJIORP0ZSDLS3Y4gSVQJ0X-UnG6Fa2T8_z_W2_PtCJBAYn0b6eOgRiIVi1awSg6qNaKmEySdo7d88TgkEp5e6dkAndrade, Hélio Carlos Vilela de2019-11-04T16:01:33Z2019-11-04T16:01:33Z2019-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANDRADE, Hélio Carlos Vilela de. Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-10-19T12:46:42Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/27268Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-10-19T12:46:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia |
title |
Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia |
spellingShingle |
Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia Andrade, Hélio Carlos Vilela de Competências Habilidades Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia |
title_full |
Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia |
title_fullStr |
Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia |
title_full_unstemmed |
Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia |
title_sort |
Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia |
author |
Andrade, Hélio Carlos Vilela de |
author_facet |
Andrade, Hélio Carlos Vilela de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Gilberto José http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511438Y9&tokenCaptchar=03AOLTBLRfYAqoaNHf6Hbteh7suIC8uhClHOe6VNmNgdo2W0M1WB1HEhhqt0RUbiBNkar3yctVG_Kl06Z6s2elssuxBU8PexFSoVuzZMdyL9oPwgFG4d7DpvXo7LqdJIi_2I7gzLc5P1OMJ7--ZboBpmgkFO9_d8pMDSWrmQY4djj4rNAyEFkzTMCP-tvD_z2O0t75bNEtHQqduga2TJwAIIQEGCYITzNPwXG3oomyJcZltD4fB27cuVM9XejytGQw_DpwdLdfuciqEurtxVhQ5JwKs9Zu90FUypXVQz3dsSfTvhILKUIJgej2I7KMWdmdz9pZ3BNcCI40KzrXEJNDsLxbdjqZncfyGCffblVuhUwUJh9TLlRTq1NhEx68Mvs5odXEFk7dWj4NCorWbVjWBupSfAOZ0Cwxq3cOqUQCFDK0r54DFuNBtfJIORP0ZSDLS3Y4gSVQJ0X-UnG6Fa2T8_z_W2_PtCJBAYn0b6eOgRiIVi1awSg6qNaKmEySdo7d88TgkEp5e6dk |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Hélio Carlos Vilela de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Habilidades Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Competências Habilidades Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
This study aimed to verify the perception of accounting professors regarding the relevance of the competences proposed by IES 3. The perceptions of 16 accounting professors from the Federal University of Uberlândia were analyzed by applying a printed questionnaire. Intellectual, Technical and Functional, Personal, Interpersonal and Communication skills as well as Organizational and Business Management skills were found to be important, demonstrating high agreement between teachers and the skills advocated by IES 3. The study confirms trends already verified in studies such as Lemes and Miranda (2014), showing that for both teachers and market professionals, the skills recommended by IES 3 are relevant to the performance of future accounting professionals. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-04T16:01:33Z 2019-11-04T16:01:33Z 2019-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANDRADE, Hélio Carlos Vilela de. Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Hélio Carlos Vilela de. Relevância das habilidades profissionais estabelecidas pelo IFAC (IES 3) sob a ótica dos docentes da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711540523630592 |