Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269 |
Resumo: | The Teaching and learning computer-programming process as been the target of scientific research since the early days of computing. Although several strategies have been and are still being tested, its application in computer-based courses has been difficult, since it requires some commitment from educators to search, study and evaluate them. Although not looking for a miraculous cure for all problems in this area (reported in the literature), and believing in the pedagogical potential of the socio-cognitive conflict theory, it has been decided to develop a teaching method of programming based on Bloom's taxonomy of educational objectives to be applied using the pair-programming technique. This method is being used to produce a book of Algorithms and Programming Techniques intending to be acknowledged by the Academy. Experiments with such method has been carried out at a private University and there has been a significant increase of motivation by the students that underwent the experiments. |
id |
UFU_e6c7617e6525e52d1552bfbfd1cdacb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/14269 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadoresProgramação (Computadores) Métodos de ensinoEnsino-aprendizagem de programaçãoMétodo de ensinoProgramação em duplasTaxionomia de objetivos educacionais de BloomTeoria do conflito sócio-cognitivoProgramming teaching-learningTeaching methodPair programmingBloom s taxonomy of educational objectivesSocio-cognitive conflict theoryCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAThe Teaching and learning computer-programming process as been the target of scientific research since the early days of computing. Although several strategies have been and are still being tested, its application in computer-based courses has been difficult, since it requires some commitment from educators to search, study and evaluate them. Although not looking for a miraculous cure for all problems in this area (reported in the literature), and believing in the pedagogical potential of the socio-cognitive conflict theory, it has been decided to develop a teaching method of programming based on Bloom's taxonomy of educational objectives to be applied using the pair-programming technique. This method is being used to produce a book of Algorithms and Programming Techniques intending to be acknowledged by the Academy. Experiments with such method has been carried out at a private University and there has been a significant increase of motivation by the students that underwent the experiments.Doutor em CiênciasO ensino-aprendizagem de programação de computadores tem sido alvo de investigações cientificas desde os primórdios da computação. Embora diversas estratégias foram e ainda têm sido experimentadas, sua aplicação em cursos de computação e afins se mostra difícil, uma vez que exige algum empenho de educadores em buscá-las, estudá-las e avaliá-las. Não procurando a cura milagrosa para todos os problemas nessa área (relatados na literatura), e acreditando no potencial pedagógico da teoria do conflito sócio-cognitivo, decidiu-se construir um método de ensino de programação baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom a ser aplicado através da técnica de Programação em Duplas. O método está sendo utilizado na produção de um livro de Algoritmos e Técnicas de Programação no intuito de difundi-lo na Academia. Foram realizados experimentos com o método em uma Universidade da iniciativa privada e constatou-se um expressivo aumento de motivação dos aprendizes que a ele foram submetidos.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaEngenhariasUFUYamanaka, Keijihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8Soares, Alexsandro Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795877Y2Cardoso, Alexandrehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0Lima, Luciano Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5Camilo Júnior, Celso Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736184D1Faria, Eustáquio São José de2016-06-22T18:37:47Z2010-10-262016-06-22T18:37:47Z2010-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfFARIA, Eustáquio São José de. Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2016-06-23T06:50:13Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/14269Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:50:13Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores |
title |
Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores |
spellingShingle |
Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores Faria, Eustáquio São José de Programação (Computadores) Métodos de ensino Ensino-aprendizagem de programação Método de ensino Programação em duplas Taxionomia de objetivos educacionais de Bloom Teoria do conflito sócio-cognitivo Programming teaching-learning Teaching method Pair programming Bloom s taxonomy of educational objectives Socio-cognitive conflict theory CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
title_short |
Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores |
title_full |
Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores |
title_fullStr |
Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores |
title_full_unstemmed |
Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores |
title_sort |
Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores |
author |
Faria, Eustáquio São José de |
author_facet |
Faria, Eustáquio São José de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Yamanaka, Keiji http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8 Soares, Alexsandro Santos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795877Y2 Cardoso, Alexandre http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0 Lima, Luciano Vieira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5 Camilo Júnior, Celso Gonçalves http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736184D1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Eustáquio São José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação (Computadores) Métodos de ensino Ensino-aprendizagem de programação Método de ensino Programação em duplas Taxionomia de objetivos educacionais de Bloom Teoria do conflito sócio-cognitivo Programming teaching-learning Teaching method Pair programming Bloom s taxonomy of educational objectives Socio-cognitive conflict theory CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
topic |
Programação (Computadores) Métodos de ensino Ensino-aprendizagem de programação Método de ensino Programação em duplas Taxionomia de objetivos educacionais de Bloom Teoria do conflito sócio-cognitivo Programming teaching-learning Teaching method Pair programming Bloom s taxonomy of educational objectives Socio-cognitive conflict theory CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
description |
The Teaching and learning computer-programming process as been the target of scientific research since the early days of computing. Although several strategies have been and are still being tested, its application in computer-based courses has been difficult, since it requires some commitment from educators to search, study and evaluate them. Although not looking for a miraculous cure for all problems in this area (reported in the literature), and believing in the pedagogical potential of the socio-cognitive conflict theory, it has been decided to develop a teaching method of programming based on Bloom's taxonomy of educational objectives to be applied using the pair-programming technique. This method is being used to produce a book of Algorithms and Programming Techniques intending to be acknowledged by the Academy. Experiments with such method has been carried out at a private University and there has been a significant increase of motivation by the students that underwent the experiments. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-26 2010-08-13 2016-06-22T18:37:47Z 2016-06-22T18:37:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FARIA, Eustáquio São José de. Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269 |
identifier_str_mv |
FARIA, Eustáquio São José de. Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica Engenharias UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica Engenharias UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711303489880064 |