Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Eustáquio São José de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269
Resumo: The Teaching and learning computer-programming process as been the target of scientific research since the early days of computing. Although several strategies have been and are still being tested, its application in computer-based courses has been difficult, since it requires some commitment from educators to search, study and evaluate them. Although not looking for a miraculous cure for all problems in this area (reported in the literature), and believing in the pedagogical potential of the socio-cognitive conflict theory, it has been decided to develop a teaching method of programming based on Bloom's taxonomy of educational objectives to be applied using the pair-programming technique. This method is being used to produce a book of Algorithms and Programming Techniques intending to be acknowledged by the Academy. Experiments with such method has been carried out at a private University and there has been a significant increase of motivation by the students that underwent the experiments.
id UFU_e6c7617e6525e52d1552bfbfd1cdacb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/14269
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadoresProgramação (Computadores) Métodos de ensinoEnsino-aprendizagem de programaçãoMétodo de ensinoProgramação em duplasTaxionomia de objetivos educacionais de BloomTeoria do conflito sócio-cognitivoProgramming teaching-learningTeaching methodPair programmingBloom s taxonomy of educational objectivesSocio-cognitive conflict theoryCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAThe Teaching and learning computer-programming process as been the target of scientific research since the early days of computing. Although several strategies have been and are still being tested, its application in computer-based courses has been difficult, since it requires some commitment from educators to search, study and evaluate them. Although not looking for a miraculous cure for all problems in this area (reported in the literature), and believing in the pedagogical potential of the socio-cognitive conflict theory, it has been decided to develop a teaching method of programming based on Bloom's taxonomy of educational objectives to be applied using the pair-programming technique. This method is being used to produce a book of Algorithms and Programming Techniques intending to be acknowledged by the Academy. Experiments with such method has been carried out at a private University and there has been a significant increase of motivation by the students that underwent the experiments.Doutor em CiênciasO ensino-aprendizagem de programação de computadores tem sido alvo de investigações cientificas desde os primórdios da computação. Embora diversas estratégias foram e ainda têm sido experimentadas, sua aplicação em cursos de computação e afins se mostra difícil, uma vez que exige algum empenho de educadores em buscá-las, estudá-las e avaliá-las. Não procurando a cura milagrosa para todos os problemas nessa área (relatados na literatura), e acreditando no potencial pedagógico da teoria do conflito sócio-cognitivo, decidiu-se construir um método de ensino de programação baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom a ser aplicado através da técnica de Programação em Duplas. O método está sendo utilizado na produção de um livro de Algoritmos e Técnicas de Programação no intuito de difundi-lo na Academia. Foram realizados experimentos com o método em uma Universidade da iniciativa privada e constatou-se um expressivo aumento de motivação dos aprendizes que a ele foram submetidos.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em Engenharia ElétricaEngenhariasUFUYamanaka, Keijihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8Soares, Alexsandro Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795877Y2Cardoso, Alexandrehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0Lima, Luciano Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5Camilo Júnior, Celso Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736184D1Faria, Eustáquio São José de2016-06-22T18:37:47Z2010-10-262016-06-22T18:37:47Z2010-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfFARIA, Eustáquio São José de. Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2016-06-23T06:50:13Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/14269Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:50:13Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores
title Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores
spellingShingle Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores
Faria, Eustáquio São José de
Programação (Computadores) Métodos de ensino
Ensino-aprendizagem de programação
Método de ensino
Programação em duplas
Taxionomia de objetivos educacionais de Bloom
Teoria do conflito sócio-cognitivo
Programming teaching-learning
Teaching method
Pair programming
Bloom s taxonomy of educational objectives
Socio-cognitive conflict theory
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores
title_full Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores
title_fullStr Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores
title_full_unstemmed Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores
title_sort Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores
author Faria, Eustáquio São José de
author_facet Faria, Eustáquio São José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yamanaka, Keiji
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8
Soares, Alexsandro Santos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795877Y2
Cardoso, Alexandre
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0
Lima, Luciano Vieira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5
Camilo Júnior, Celso Gonçalves
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736184D1
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Eustáquio São José de
dc.subject.por.fl_str_mv Programação (Computadores) Métodos de ensino
Ensino-aprendizagem de programação
Método de ensino
Programação em duplas
Taxionomia de objetivos educacionais de Bloom
Teoria do conflito sócio-cognitivo
Programming teaching-learning
Teaching method
Pair programming
Bloom s taxonomy of educational objectives
Socio-cognitive conflict theory
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic Programação (Computadores) Métodos de ensino
Ensino-aprendizagem de programação
Método de ensino
Programação em duplas
Taxionomia de objetivos educacionais de Bloom
Teoria do conflito sócio-cognitivo
Programming teaching-learning
Teaching method
Pair programming
Bloom s taxonomy of educational objectives
Socio-cognitive conflict theory
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description The Teaching and learning computer-programming process as been the target of scientific research since the early days of computing. Although several strategies have been and are still being tested, its application in computer-based courses has been difficult, since it requires some commitment from educators to search, study and evaluate them. Although not looking for a miraculous cure for all problems in this area (reported in the literature), and believing in the pedagogical potential of the socio-cognitive conflict theory, it has been decided to develop a teaching method of programming based on Bloom's taxonomy of educational objectives to be applied using the pair-programming technique. This method is being used to produce a book of Algorithms and Programming Techniques intending to be acknowledged by the Academy. Experiments with such method has been carried out at a private University and there has been a significant increase of motivation by the students that underwent the experiments.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-26
2010-08-13
2016-06-22T18:37:47Z
2016-06-22T18:37:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Eustáquio São José de. Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269
identifier_str_mv FARIA, Eustáquio São José de. Método trifásico de ensino-aprendizagem baseado na taxionomia de objetivos educacionais de Bloom: uma aplicação no ensino de programação de computadores. 2010. 296 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Engenharias
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Engenharias
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711303489880064