Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35291 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_e9e1f9203bc090a858d9c591986edd07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/35291 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-07-22T15:08:29Z2022-07-22T15:08:29Z2022BRANDÃO, José Victor Soares Gontijo. Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35291porUniversidade Federal de UberlândiaCiências EconômicasBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAE-commerceEstratégias de VendaMagazine Luiza S/AVarejistaUma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/Ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAlves, Thais Guimarães9550582920291742Queiroz, Sabrina Faria de0063735957322194Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da5269031128431861Brandão, José Victor Soares GontijoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo do artigo está tanto em compreender as estratégias de marketing da empresa Magazine Luiza S/A, quanto analisar os deslocamentos das curvas de preços de poucos produtos que foram selecionados via e-commerce entre a varejista e suas concorrentes. Neste contexto, três questões são avaliadas: em um primeiro momento, a preocupação está em como são formados os preços reais dos produtos iPhone 11 128GB, Fritadeira Elétrica e Headphone Bluetooth, que são exemplares dos nichos mais procurados no ano de 2020; em um segundo momento, o foco está em realizar a comparação dos preços formados dessas mercadorias entre a Magazine Luiza S/A e as empresas concorrentes (Americanas ,Amazon Brasil, Carrefour, Casas Bahia e Extra ); e, por fim, é importante analisar como são elaboradas as estratégias de marketing da organização. Para responder tais questões, tem-se como hipótese que a varejista tem um grande sucesso no ambiente digital, via e-commerce, e este não se baseia somente no preço de comercialização dos seus produtos, mas por meio de suas estratégias de marketing consegue conquistar e manter seus clientes, com foco no processo de compra humanizado. Trata-se de um trabalho teórico e documental, a partir da leitura e análise dos relatórios da organização, no qual é feito um estudo de caso desde a criação da empresa Magazine Luiza S/A até os dias atuais, além de um estudo comparativo a fim de entender de que maneira a empresa chegou e se mantem como uma das maiores varejistas do mercado nacional. Os dados coletados e analisados neste estudo são de fonte secundária retiradas nos sites das empresas, e abarcam o período entre abril e novembro de 2021. Sumariamente, os principais resultados indicam que, para os poucos produtos que foram investigados e sua análise temporal, tem-se que, apesar de não possuir o menor preço do mercado dentre os produtos e datas analisados, a empresa continua em alta devido ao investimento constante em inovações e em estratégias de marketing que conectam o público com a empresa. É importante salientar que o objetivo do artigo não foi esgotar a análise de preço para uma grande escala e variedade de bens que a organização tem (aproximadamente duzentos mil SKU), mas sinalizar que para os três produtos que foram selecionados e sua análise temporal, a organização não teve o menor preço para esses bens em relação as concorrentes.35info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdfAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdfapplication/pdf999950https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/3/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdfa65587041620caa9d7b07da9decb174cMD53TEXTAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdf.txtAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdf.txtExtracted texttext/plain81368https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/4/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdf.txt419c363eb877dee7a46d66cbd67615ddMD54THUMBNAILAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdf.jpgAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1658https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/5/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdf.jpgcdaef265f7b9bf42aa96920c1556bfeaMD55123456789/352912022-07-23 03:21:25.739oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-07-23T06:21:25Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A |
title |
Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A |
spellingShingle |
Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A Brandão, José Victor Soares Gontijo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA E-commerce Estratégias de Venda Magazine Luiza S/A Varejista |
title_short |
Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A |
title_full |
Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A |
title_fullStr |
Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A |
title_full_unstemmed |
Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A |
title_sort |
Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A |
author |
Brandão, José Victor Soares Gontijo |
author_facet |
Brandão, José Victor Soares Gontijo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Thais Guimarães |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
9550582920291742 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Queiroz, Sabrina Faria de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
0063735957322194 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
5269031128431861 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, José Victor Soares Gontijo |
contributor_str_mv |
Alves, Thais Guimarães Queiroz, Sabrina Faria de Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA E-commerce Estratégias de Venda Magazine Luiza S/A Varejista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-commerce Estratégias de Venda Magazine Luiza S/A Varejista |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-22T15:08:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-22T15:08:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRANDÃO, José Victor Soares Gontijo. Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35291 |
identifier_str_mv |
BRANDÃO, José Victor Soares Gontijo. Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Ciências Econômicas |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Ciências Econômicas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/3/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/4/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/5/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 a65587041620caa9d7b07da9decb174c 419c363eb877dee7a46d66cbd67615dd cdaef265f7b9bf42aa96920c1556bfea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110478846001152 |