Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, José Victor Soares Gontijo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35291
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_e9e1f9203bc090a858d9c591986edd07
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/35291
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2022-07-22T15:08:29Z2022-07-22T15:08:29Z2022BRANDÃO, José Victor Soares Gontijo. Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35291porUniversidade Federal de UberlândiaCiências EconômicasBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAE-commerceEstratégias de VendaMagazine Luiza S/AVarejistaUma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/Ainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAlves, Thais Guimarães9550582920291742Queiroz, Sabrina Faria de0063735957322194Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da5269031128431861Brandão, José Victor Soares GontijoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O objetivo do artigo está tanto em compreender as estratégias de marketing da empresa Magazine Luiza S/A, quanto analisar os deslocamentos das curvas de preços de poucos produtos que foram selecionados via e-commerce entre a varejista e suas concorrentes. Neste contexto, três questões são avaliadas: em um primeiro momento, a preocupação está em como são formados os preços reais dos produtos iPhone 11 128GB, Fritadeira Elétrica e Headphone Bluetooth, que são exemplares dos nichos mais procurados no ano de 2020; em um segundo momento, o foco está em realizar a comparação dos preços formados dessas mercadorias entre a Magazine Luiza S/A e as empresas concorrentes (Americanas ,Amazon Brasil, Carrefour, Casas Bahia e Extra ); e, por fim, é importante analisar como são elaboradas as estratégias de marketing da organização. Para responder tais questões, tem-se como hipótese que a varejista tem um grande sucesso no ambiente digital, via e-commerce, e este não se baseia somente no preço de comercialização dos seus produtos, mas por meio de suas estratégias de marketing consegue conquistar e manter seus clientes, com foco no processo de compra humanizado. Trata-se de um trabalho teórico e documental, a partir da leitura e análise dos relatórios da organização, no qual é feito um estudo de caso desde a criação da empresa Magazine Luiza S/A até os dias atuais, além de um estudo comparativo a fim de entender de que maneira a empresa chegou e se mantem como uma das maiores varejistas do mercado nacional. Os dados coletados e analisados neste estudo são de fonte secundária retiradas nos sites das empresas, e abarcam o período entre abril e novembro de 2021. Sumariamente, os principais resultados indicam que, para os poucos produtos que foram investigados e sua análise temporal, tem-se que, apesar de não possuir o menor preço do mercado dentre os produtos e datas analisados, a empresa continua em alta devido ao investimento constante em inovações e em estratégias de marketing que conectam o público com a empresa. É importante salientar que o objetivo do artigo não foi esgotar a análise de preço para uma grande escala e variedade de bens que a organização tem (aproximadamente duzentos mil SKU), mas sinalizar que para os três produtos que foram selecionados e sua análise temporal, a organização não teve o menor preço para esses bens em relação as concorrentes.35info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdfAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdfapplication/pdf999950https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/3/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdfa65587041620caa9d7b07da9decb174cMD53TEXTAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdf.txtAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdf.txtExtracted texttext/plain81368https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/4/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdf.txt419c363eb877dee7a46d66cbd67615ddMD54THUMBNAILAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdf.jpgAvaliaçãoEstratégiasVendas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1658https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/5/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdf.jpgcdaef265f7b9bf42aa96920c1556bfeaMD55123456789/352912022-07-23 03:21:25.739oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-07-23T06:21:25Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A
title Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A
spellingShingle Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A
Brandão, José Victor Soares Gontijo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
E-commerce
Estratégias de Venda
Magazine Luiza S/A
Varejista
title_short Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A
title_full Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A
title_fullStr Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A
title_full_unstemmed Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A
title_sort Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A
author Brandão, José Victor Soares Gontijo
author_facet Brandão, José Victor Soares Gontijo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Thais Guimarães
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv 9550582920291742
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Queiroz, Sabrina Faria de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv 0063735957322194
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv 5269031128431861
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, José Victor Soares Gontijo
contributor_str_mv Alves, Thais Guimarães
Queiroz, Sabrina Faria de
Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
E-commerce
Estratégias de Venda
Magazine Luiza S/A
Varejista
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Estratégias de Venda
Magazine Luiza S/A
Varejista
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-22T15:08:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-22T15:08:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRANDÃO, José Victor Soares Gontijo. Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35291
identifier_str_mv BRANDÃO, José Victor Soares Gontijo. Uma avalição das estrategias de vendas e preços via e-commerce da empresa varejista Magazine Luiza S/A. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Ciências Econômicas
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Ciências Econômicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/3/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/4/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/35291/5/Avalia%c3%a7%c3%a3oEstrat%c3%a9giasVendas.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
a65587041620caa9d7b07da9decb174c
419c363eb877dee7a46d66cbd67615dd
cdaef265f7b9bf42aa96920c1556bfea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110478846001152