Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Gláucia Santana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_eba221232f9212455216bf2ad7816479
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/28829
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográficaPesquisa bibliográficaDificuldade de aprendizagemTranstorno de aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho trata da diferenciação entre dificuldade e transtorno de aprendizagem, por meio de análises de referenciais teóricos que discutem a temática. O objetivo geral foi compreender se há diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem, e quais são elas. Os objetivos específicos foram: destacar a importância de se obter conhecimentos a respeito das diferenças entre dificuldades e transtorno de aprendizagem; contribuir com mais pesquisas a respeito desta temática; e levantar quais são as áreas do conhecimento que tratam como mais incidência sobre tal assunto, de acordo com as referências consultadas. As problemáticas que direcionaram esta pesquisa foram: Quais são, caso existam, as diferenças conceituais entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem, de acordo com o referencial analisado? Que áreas do conhecimento tratam sobre essa diferenciação e contribuem para a construção de distinções entre elas? Como proposta de trabalho, optou-se como caminho metodológico pelo estudo bibliográfico, com delineamento quali-quantitativo. O procedimento teórico-metodológico abrangeu levantamento bibliográfico, elegendo artigos, teses, monografias e dissertações que tratam sobre a temática a ser pesquisada, selecionados no Scielo e Google acadêmico. Tendo em vista os textos escolhidos, o critério de seleção foi a bibliografia publicada a partir da década de 2000 em diante. Os/as autores/as selecionados/as foram: Barbosa (2015), Correia e Martins (2005), Cortez e Faria (2011), Cunha (2006), Feitosa e Nunes (2012), Franceschini et al. (2015), Germano e Capellini (2011), Massi (2004), Souza (2015a), Peretti (2009), Rodrigues (2009), Santos (2015), Smith e Strick (2001). Os resultados obtidos evidenciaram que existem diferenças entre transtorno e dificuldade de aprendizagem. As distinções entre ambos são significativas, pois com relação à dificuldade de aprendizagem, esta se manifesta por meio de fatores de ordem orgânica, mas também externa, ou seja, o meio social e afetivo pode interferir. Já os transtornos são de ordem interna, biológica, afetando a cognição por meio de processos neurológicos, causando distúrbios mentais na hora de aprender conceitos matemáticos, e a ler e escrever. Contudo, tais distúrbios e dificuldades poderão ou não a ser minimizadas por meio do trabalho conjunto, englobando equipes multidisciplinares, escola, pedagogos/as e familiares. Com base, na análise efetuada a partir dos anos 2000, as áreas das ciências humanas (Pedagogia), da Psicologia e Psicologia da Educação auxiliaram com pesquisas sobre essa temática.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaVilela, Maria Aparecida Augusto Satto0767845397014319Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza6186135872782431Souza, Vilma Aparecida1776641740982053Domingos, Gláucia Santana2020-02-26T18:37:19Z2020-02-26T18:37:19Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDOMINGOS, Gláucia Santana. Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-02-27T06:11:46Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/28829Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-27T06:11:46Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica
title Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica
spellingShingle Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica
Domingos, Gláucia Santana
Pesquisa bibliográfica
Dificuldade de aprendizagem
Transtorno de aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica
title_full Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica
title_fullStr Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica
title_full_unstemmed Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica
title_sort Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica
author Domingos, Gláucia Santana
author_facet Domingos, Gláucia Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
0767845397014319
Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
6186135872782431
Souza, Vilma Aparecida
1776641740982053
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Gláucia Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa bibliográfica
Dificuldade de aprendizagem
Transtorno de aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Pesquisa bibliográfica
Dificuldade de aprendizagem
Transtorno de aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
2020-02-26T18:37:19Z
2020-02-26T18:37:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOMINGOS, Gláucia Santana. Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829
identifier_str_mv DOMINGOS, Gláucia Santana. Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569608403386368