Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_eba221232f9212455216bf2ad7816479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/28829 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográficaPesquisa bibliográficaDificuldade de aprendizagemTranstorno de aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho trata da diferenciação entre dificuldade e transtorno de aprendizagem, por meio de análises de referenciais teóricos que discutem a temática. O objetivo geral foi compreender se há diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem, e quais são elas. Os objetivos específicos foram: destacar a importância de se obter conhecimentos a respeito das diferenças entre dificuldades e transtorno de aprendizagem; contribuir com mais pesquisas a respeito desta temática; e levantar quais são as áreas do conhecimento que tratam como mais incidência sobre tal assunto, de acordo com as referências consultadas. As problemáticas que direcionaram esta pesquisa foram: Quais são, caso existam, as diferenças conceituais entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem, de acordo com o referencial analisado? Que áreas do conhecimento tratam sobre essa diferenciação e contribuem para a construção de distinções entre elas? Como proposta de trabalho, optou-se como caminho metodológico pelo estudo bibliográfico, com delineamento quali-quantitativo. O procedimento teórico-metodológico abrangeu levantamento bibliográfico, elegendo artigos, teses, monografias e dissertações que tratam sobre a temática a ser pesquisada, selecionados no Scielo e Google acadêmico. Tendo em vista os textos escolhidos, o critério de seleção foi a bibliografia publicada a partir da década de 2000 em diante. Os/as autores/as selecionados/as foram: Barbosa (2015), Correia e Martins (2005), Cortez e Faria (2011), Cunha (2006), Feitosa e Nunes (2012), Franceschini et al. (2015), Germano e Capellini (2011), Massi (2004), Souza (2015a), Peretti (2009), Rodrigues (2009), Santos (2015), Smith e Strick (2001). Os resultados obtidos evidenciaram que existem diferenças entre transtorno e dificuldade de aprendizagem. As distinções entre ambos são significativas, pois com relação à dificuldade de aprendizagem, esta se manifesta por meio de fatores de ordem orgânica, mas também externa, ou seja, o meio social e afetivo pode interferir. Já os transtornos são de ordem interna, biológica, afetando a cognição por meio de processos neurológicos, causando distúrbios mentais na hora de aprender conceitos matemáticos, e a ler e escrever. Contudo, tais distúrbios e dificuldades poderão ou não a ser minimizadas por meio do trabalho conjunto, englobando equipes multidisciplinares, escola, pedagogos/as e familiares. Com base, na análise efetuada a partir dos anos 2000, as áreas das ciências humanas (Pedagogia), da Psicologia e Psicologia da Educação auxiliaram com pesquisas sobre essa temática.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaVilela, Maria Aparecida Augusto Satto0767845397014319Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza6186135872782431Souza, Vilma Aparecida1776641740982053Domingos, Gláucia Santana2020-02-26T18:37:19Z2020-02-26T18:37:19Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDOMINGOS, Gláucia Santana. Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-02-27T06:11:46Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/28829Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-02-27T06:11:46Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica |
title |
Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica |
spellingShingle |
Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica Domingos, Gláucia Santana Pesquisa bibliográfica Dificuldade de aprendizagem Transtorno de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica |
title_full |
Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica |
title_fullStr |
Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica |
title_sort |
Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica |
author |
Domingos, Gláucia Santana |
author_facet |
Domingos, Gláucia Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto 0767845397014319 Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza 6186135872782431 Souza, Vilma Aparecida 1776641740982053 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos, Gláucia Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa bibliográfica Dificuldade de aprendizagem Transtorno de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Pesquisa bibliográfica Dificuldade de aprendizagem Transtorno de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 2020-02-26T18:37:19Z 2020-02-26T18:37:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DOMINGOS, Gláucia Santana. Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829 |
identifier_str_mv |
DOMINGOS, Gláucia Santana. Diferenças entre dificuldade e transtorno de aprendizagem no processo de escolarização: análise bibliográfica. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Pedagogia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569608403386368 |