Utilização de algoritmos para controle de processos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25420 |
Resumo: | Em um mundo cada vez mais competitivo as empresas precisam estar sempre buscando técnicas e novos conceitos para aperfeiçoarem seus processos. A filosofia Lean Manufacturing vai de encontro a essa necessidade por pregar a busca da melhoria contínua através de técnicas, procedimentos e eliminação de desperdícios. Neste contexto, esse trabalho contempla o desenvolvimento de uma ferramenta de análise do carregamento ferroviário com o propósito de aperfeiçoar o processo que é realizada em uma empresa do setor ferroviário, buscando reduzir o tempo de tratamento dos dados e eliminando o retrabalho. O modelo é desenvolvido em linguagem Visual Basic Applications, conhecido como VBA. O sistema foi aplicado em uma situação real que corresponde ao sistema de transporte de grãos constituído pela Ferrovia Centro-Atlântica, Estrada de Ferro Vitória-Minas e pelo porto de Tubarões. Os resultados mostram que a utilização de algoritmos para o controle de processo é muito eficiente, uma vez que aumenta a confiabilidade dos dados e facilita o cotidiano dos colaboradores. |
id |
UFU_fdc04ca104d57fec6b9814fbf7c2ed74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/25420 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-06-17T16:13:47Z2019-06-17T16:13:47Z2019-03-08OLIVEIRA, João Pedro Andrade. Utilização de algoritmos para controle de processos. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25420Em um mundo cada vez mais competitivo as empresas precisam estar sempre buscando técnicas e novos conceitos para aperfeiçoarem seus processos. A filosofia Lean Manufacturing vai de encontro a essa necessidade por pregar a busca da melhoria contínua através de técnicas, procedimentos e eliminação de desperdícios. Neste contexto, esse trabalho contempla o desenvolvimento de uma ferramenta de análise do carregamento ferroviário com o propósito de aperfeiçoar o processo que é realizada em uma empresa do setor ferroviário, buscando reduzir o tempo de tratamento dos dados e eliminando o retrabalho. O modelo é desenvolvido em linguagem Visual Basic Applications, conhecido como VBA. O sistema foi aplicado em uma situação real que corresponde ao sistema de transporte de grãos constituído pela Ferrovia Centro-Atlântica, Estrada de Ferro Vitória-Minas e pelo porto de Tubarões. Os resultados mostram que a utilização de algoritmos para o controle de processo é muito eficiente, uma vez que aumenta a confiabilidade dos dados e facilita o cotidiano dos colaboradores.In an increasingly competitive world, companies need to be always looking for techniques and new concepts to enhance their processes. The Lean Manufacturing philosophy is a response to those needs it consists in the pursuit of continuous improvement through different procedures, including the elimination of waste. In this context, this essay contemplates the development of a rail loading analysis tool with the purpose of improving the process that is carried out in a railway company, aiming the reduction of the time spent in data processing and elimination of rework. The model is developed in Visual Basic Applications language, known as VBA. The system was applied in a real situation that corresponds to the system of grain transport constituted by Ferrovia Centro-Atlântica, Estrada de Ferro Vitória-Minas and by the port of Tubarões. The results show that the use of algorithms for process control is very efficient, since it increases the reliability of the data and facilitates the daily life of the collaborators.UFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)porUniversidade Federal de UberlândiaEngenharia MecânicaBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAFerroviaCarregamento FerrovárioAnálise de dadosVisual Basic ApplicationsRailway LoadingLean ManufacturingUtilização de algoritmos para controle de processosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSales, Wisley Falcohttp://lattes.cnpq.br/6214233322537821Costa, Eder Silvahttp://lattes.cnpq.br/5468544925219093Silva, Leonardo Rosa Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/7676004124949982http://lattes.cnpq.br/0434496569280626Oliveira, João Pedro Andrade37info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALUtilizaçãoAlgoritmosControle.pdfUtilizaçãoAlgoritmosControle.pdfTCCapplication/pdf1593049https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25420/1/Utiliza%c3%a7%c3%a3oAlgoritmosControle.pdfd8c70b3848a76a06a3d3cd6f50a560a4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25420/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTUtilizaçãoAlgoritmosControle.pdf.txtUtilizaçãoAlgoritmosControle.pdf.txtExtracted texttext/plain61282https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25420/3/Utiliza%c3%a7%c3%a3oAlgoritmosControle.pdf.txt9ff9df5d2dbdaae4a7eb2f53be965700MD53THUMBNAILUtilizaçãoAlgoritmosControle.pdf.jpgUtilizaçãoAlgoritmosControle.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25420/4/Utiliza%c3%a7%c3%a3oAlgoritmosControle.pdf.jpg11e79b0a968fde7ef64769d80f2f59aeMD54123456789/254202019-06-18 03:06:31.823oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-06-18T06:06:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização de algoritmos para controle de processos |
title |
Utilização de algoritmos para controle de processos |
spellingShingle |
Utilização de algoritmos para controle de processos Oliveira, João Pedro Andrade CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Ferrovia Carregamento Ferrovário Análise de dados Visual Basic Applications Railway Loading Lean Manufacturing |
title_short |
Utilização de algoritmos para controle de processos |
title_full |
Utilização de algoritmos para controle de processos |
title_fullStr |
Utilização de algoritmos para controle de processos |
title_full_unstemmed |
Utilização de algoritmos para controle de processos |
title_sort |
Utilização de algoritmos para controle de processos |
author |
Oliveira, João Pedro Andrade |
author_facet |
Oliveira, João Pedro Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sales, Wisley Falco |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6214233322537821 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Eder Silva |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5468544925219093 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7676004124949982 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0434496569280626 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João Pedro Andrade |
contributor_str_mv |
Sales, Wisley Falco Costa, Eder Silva Silva, Leonardo Rosa Ribeiro da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Ferrovia Carregamento Ferrovário Análise de dados Visual Basic Applications Railway Loading Lean Manufacturing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferrovia Carregamento Ferrovário Análise de dados Visual Basic Applications Railway Loading Lean Manufacturing |
description |
Em um mundo cada vez mais competitivo as empresas precisam estar sempre buscando técnicas e novos conceitos para aperfeiçoarem seus processos. A filosofia Lean Manufacturing vai de encontro a essa necessidade por pregar a busca da melhoria contínua através de técnicas, procedimentos e eliminação de desperdícios. Neste contexto, esse trabalho contempla o desenvolvimento de uma ferramenta de análise do carregamento ferroviário com o propósito de aperfeiçoar o processo que é realizada em uma empresa do setor ferroviário, buscando reduzir o tempo de tratamento dos dados e eliminando o retrabalho. O modelo é desenvolvido em linguagem Visual Basic Applications, conhecido como VBA. O sistema foi aplicado em uma situação real que corresponde ao sistema de transporte de grãos constituído pela Ferrovia Centro-Atlântica, Estrada de Ferro Vitória-Minas e pelo porto de Tubarões. Os resultados mostram que a utilização de algoritmos para o controle de processo é muito eficiente, uma vez que aumenta a confiabilidade dos dados e facilita o cotidiano dos colaboradores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-17T16:13:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-17T16:13:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, João Pedro Andrade. Utilização de algoritmos para controle de processos. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25420 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, João Pedro Andrade. Utilização de algoritmos para controle de processos. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Engenharia Mecânica |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Engenharia Mecânica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25420/1/Utiliza%c3%a7%c3%a3oAlgoritmosControle.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25420/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25420/3/Utiliza%c3%a7%c3%a3oAlgoritmosControle.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25420/4/Utiliza%c3%a7%c3%a3oAlgoritmosControle.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d8c70b3848a76a06a3d3cd6f50a560a4 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 9ff9df5d2dbdaae4a7eb2f53be965700 11e79b0a968fde7ef64769d80f2f59ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110528786530304 |