AVALIAÇÃO SENSORIAL DE REQUEIJÃO CREMOSO DE DIFERENTES MARCAS COMERCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Flávia Regina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, Welker Denner Bernardes, Ribeiro, Lorena, Teodoro, Rhana Amanda Ribeiro, Fernandes, Regiane Victória de Barros, Mendes, Fabrícia Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia Química e Química
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/2380
Resumo: O requeijão cremoso é um tipo de queijo fundido originalmente brasileiro, fabricado em todo território nacional e é um dos principais tipos de queijos produzido e consumido no Brasil. O presente trabalho teve como objetivo avaliar sensorialmente cinco marcas comerciais de requeijão cremoso. As amostras de requeijão foram codificadas com as letras A, B, C, D e E e submetidas à análise sensorial por uma equipe de 54 provadores não treinados de ambos os sexos. Os atributos aparência, cor, consistência, sabor e impressão global foram avaliados através da escala hedônica de 9 pontos. Os resultados foram submetidos à Análise de Variância (ANOVA), seguida pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de significância. O requeijão da marca C obteve menores médias, diferindo estatisticamente (p<0,05) em todos os atributos das demais amostras. Em relação à influência do sexo, a amostra C foi a menos aceita pelo público feminino. Para o público masculino, a amostra C também foi menos aceita, porém não houve diferença significativa (p>0,05) com todas as amostras analisadas em relação à cor, com as amostras B e C em relação à aparência, sabor e impressão global, e consistência entre as amostras B, C e D.
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