Captação do coeficiente de atrito pneu/solo para veículos do tipo baja / Captation tire/road coefficient of friction for vehicle tipe baja
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19272 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de captar o coeficiente de atrito pneu/solo para veículos tipo baja. Primeiramente apresenta-se uma breve introdução da associação SAE Brasil e da equipe Komiketo Baja UFSJ. O protótipo analisado para produção do artigo foi o KB08, esse que é o atual modelo da equipe, e foi projetado e construído para participar do programa estudantil Baja SAE Brasil.Em virtude os estudantes realizam todos os cálculos e captações para o dimensionamento do veículo. Nesse contexto se encontra a captação do coeficiente, também relacionado para o setor de freios, já que seu valor interfere nos cálculos dinâmicos. Após a breve introdução apresentam-se os materiais e métodos utilizados para a captação. Uma das características para precisão de valores é que o sistema esteja em perfeito funcionamento, além da pesagem de forma correta. Realiza-se o teste aplicando uma força de tração que tende a puxar o veículo que deve estar com as rodas travadas. O mesmo é feito para dois tipos de solo: asfalto e terra. Fazem-se então três passagens, para cada terreno, e analisa a média entre os valores obtidos. Os dados são então comparados com os da bibliografia referenciada e chegam-se as conclusões finais. |
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