APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benini, Lucas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Batista, Fabiana Raimunda Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia Química e Química
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8774
Resumo: O setor de serviços tem se tornado cada vez mais um campo estratégico para a economia brasileira. Deste modo, as empresas têm buscado, progressivamente, formas de melhorar e otimizar seus processos, tornando-as mais competitivas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a aplicação do lean service em uma Empresa Júnior de Consultoria, visando a otimização de seu processo de serviços por meio da redução de desperdícios e agregação de valor ao seu serviço. Realizou-se o diagnóstico inicial da empresa, prosseguindo-se com o estudo de seu processo de prestação de serviços de consultoria e construção dos mapas de fluxo de valor (atual e futuro), bem como a identificação de desperdícios. Por meio das análises realizadas foi possível identificar os pontos críticos do processo e propor melhorias para um tipo de serviço que exige alta participação dos clientes, tornando as análises mais complexas.
id UFV-4_f24b836f69fe942362b71e1f37c4ef6f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/8774
network_acronym_str UFV-4
network_name_str Revista de Engenharia Química e Química
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIAO setor de serviços tem se tornado cada vez mais um campo estratégico para a economia brasileira. Deste modo, as empresas têm buscado, progressivamente, formas de melhorar e otimizar seus processos, tornando-as mais competitivas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a aplicação do lean service em uma Empresa Júnior de Consultoria, visando a otimização de seu processo de serviços por meio da redução de desperdícios e agregação de valor ao seu serviço. Realizou-se o diagnóstico inicial da empresa, prosseguindo-se com o estudo de seu processo de prestação de serviços de consultoria e construção dos mapas de fluxo de valor (atual e futuro), bem como a identificação de desperdícios. Por meio das análises realizadas foi possível identificar os pontos críticos do processo e propor melhorias para um tipo de serviço que exige alta participação dos clientes, tornando as análises mais complexas.Universidade Federal de Viçosa - UFV2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/877410.18540/jcecvl5iss4pp0325-0337The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 5 No. 4 (2019); 0325-0337The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 0325-0337The Journal of Engineering and Exact Sciences; v. 5 n. 4 (2019); 0325-03372527-1075reponame:Revista de Engenharia Química e Químicainstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8774/3512Benini, LucasBatista, Fabiana Raimunda Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-16T15:56:12Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/8774Revistahttp://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/indexONGhttps://periodicos.ufv.br/jcec/oaijcec.journal@ufv.br||req2@ufv.br2446-94162446-9416opendoar:2019-12-16T15:56:12Revista de Engenharia Química e Química - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA
title APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA
spellingShingle APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA
Benini, Lucas
title_short APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA
title_full APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA
title_fullStr APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA
title_sort APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA
author Benini, Lucas
author_facet Benini, Lucas
Batista, Fabiana Raimunda Rocha
author_role author
author2 Batista, Fabiana Raimunda Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benini, Lucas
Batista, Fabiana Raimunda Rocha
description O setor de serviços tem se tornado cada vez mais um campo estratégico para a economia brasileira. Deste modo, as empresas têm buscado, progressivamente, formas de melhorar e otimizar seus processos, tornando-as mais competitivas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a aplicação do lean service em uma Empresa Júnior de Consultoria, visando a otimização de seu processo de serviços por meio da redução de desperdícios e agregação de valor ao seu serviço. Realizou-se o diagnóstico inicial da empresa, prosseguindo-se com o estudo de seu processo de prestação de serviços de consultoria e construção dos mapas de fluxo de valor (atual e futuro), bem como a identificação de desperdícios. Por meio das análises realizadas foi possível identificar os pontos críticos do processo e propor melhorias para um tipo de serviço que exige alta participação dos clientes, tornando as análises mais complexas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8774
10.18540/jcecvl5iss4pp0325-0337
url https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8774
identifier_str_mv 10.18540/jcecvl5iss4pp0325-0337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8774/3512
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 5 No. 4 (2019); 0325-0337
The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 0325-0337
The Journal of Engineering and Exact Sciences; v. 5 n. 4 (2019); 0325-0337
2527-1075
reponame:Revista de Engenharia Química e Química
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Revista de Engenharia Química e Química
collection Revista de Engenharia Química e Química
repository.name.fl_str_mv Revista de Engenharia Química e Química - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv jcec.journal@ufv.br||req2@ufv.br
_version_ 1800211188845379584