APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Engenharia Química e Química |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8774 |
Resumo: | O setor de serviços tem se tornado cada vez mais um campo estratégico para a economia brasileira. Deste modo, as empresas têm buscado, progressivamente, formas de melhorar e otimizar seus processos, tornando-as mais competitivas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a aplicação do lean service em uma Empresa Júnior de Consultoria, visando a otimização de seu processo de serviços por meio da redução de desperdícios e agregação de valor ao seu serviço. Realizou-se o diagnóstico inicial da empresa, prosseguindo-se com o estudo de seu processo de prestação de serviços de consultoria e construção dos mapas de fluxo de valor (atual e futuro), bem como a identificação de desperdícios. Por meio das análises realizadas foi possível identificar os pontos críticos do processo e propor melhorias para um tipo de serviço que exige alta participação dos clientes, tornando as análises mais complexas. |
id |
UFV-4_f24b836f69fe942362b71e1f37c4ef6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/8774 |
network_acronym_str |
UFV-4 |
network_name_str |
Revista de Engenharia Química e Química |
repository_id_str |
|
spelling |
APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIAO setor de serviços tem se tornado cada vez mais um campo estratégico para a economia brasileira. Deste modo, as empresas têm buscado, progressivamente, formas de melhorar e otimizar seus processos, tornando-as mais competitivas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a aplicação do lean service em uma Empresa Júnior de Consultoria, visando a otimização de seu processo de serviços por meio da redução de desperdícios e agregação de valor ao seu serviço. Realizou-se o diagnóstico inicial da empresa, prosseguindo-se com o estudo de seu processo de prestação de serviços de consultoria e construção dos mapas de fluxo de valor (atual e futuro), bem como a identificação de desperdícios. Por meio das análises realizadas foi possível identificar os pontos críticos do processo e propor melhorias para um tipo de serviço que exige alta participação dos clientes, tornando as análises mais complexas.Universidade Federal de Viçosa - UFV2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/877410.18540/jcecvl5iss4pp0325-0337The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 5 No. 4 (2019); 0325-0337The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 0325-0337The Journal of Engineering and Exact Sciences; v. 5 n. 4 (2019); 0325-03372527-1075reponame:Revista de Engenharia Química e Químicainstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8774/3512Benini, LucasBatista, Fabiana Raimunda Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-16T15:56:12Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/8774Revistahttp://www.seer.ufv.br/seer/rbeq2/index.php/req2/indexONGhttps://periodicos.ufv.br/jcec/oaijcec.journal@ufv.br||req2@ufv.br2446-94162446-9416opendoar:2019-12-16T15:56:12Revista de Engenharia Química e Química - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA |
title |
APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA |
spellingShingle |
APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA Benini, Lucas |
title_short |
APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA |
title_full |
APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA |
title_fullStr |
APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA |
title_full_unstemmed |
APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA |
title_sort |
APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA |
author |
Benini, Lucas |
author_facet |
Benini, Lucas Batista, Fabiana Raimunda Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Fabiana Raimunda Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benini, Lucas Batista, Fabiana Raimunda Rocha |
description |
O setor de serviços tem se tornado cada vez mais um campo estratégico para a economia brasileira. Deste modo, as empresas têm buscado, progressivamente, formas de melhorar e otimizar seus processos, tornando-as mais competitivas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a aplicação do lean service em uma Empresa Júnior de Consultoria, visando a otimização de seu processo de serviços por meio da redução de desperdícios e agregação de valor ao seu serviço. Realizou-se o diagnóstico inicial da empresa, prosseguindo-se com o estudo de seu processo de prestação de serviços de consultoria e construção dos mapas de fluxo de valor (atual e futuro), bem como a identificação de desperdícios. Por meio das análises realizadas foi possível identificar os pontos críticos do processo e propor melhorias para um tipo de serviço que exige alta participação dos clientes, tornando as análises mais complexas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8774 10.18540/jcecvl5iss4pp0325-0337 |
url |
https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8774 |
identifier_str_mv |
10.18540/jcecvl5iss4pp0325-0337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/jcec/article/view/8774/3512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 5 No. 4 (2019); 0325-0337 The Journal of Engineering and Exact Sciences; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 0325-0337 The Journal of Engineering and Exact Sciences; v. 5 n. 4 (2019); 0325-0337 2527-1075 reponame:Revista de Engenharia Química e Química instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
Revista de Engenharia Química e Química |
collection |
Revista de Engenharia Química e Química |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Engenharia Química e Química - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
jcec.journal@ufv.br||req2@ufv.br |
_version_ |
1800211188845379584 |