O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3153 |
Resumo: | Investigamos a ontologia do olhar proposta por Jean-Paul Sartre em seu livro O ser e o nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica, publicado em 1943, a fim de problematizar as relações intersubjetivas na instrução escolar em particular, e na educação, em geral. Aproximando-nos do texto sartriano, demonstramos como o conceito de olhar é estruturante do Para-si e de sua dimensão do ser-Para-outro. A partir da controvertida figura da escola-medusa, remetendo-nos ao mito grego antigo de Medusa que petrificava quem a olhasse diretamente, estabelecemos um diálogo entre a ontologia sartriana e a pedagogia. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica. O resultado pretendido é uma colaboração em torno da ontologia do olhar, no interior das discussões propostas pela Filosofia da Educação. |
id |
UFV-8_159d0ae1ba93f5ab2936c598216cd6e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3153 |
network_acronym_str |
UFV-8 |
network_name_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTREOntologia do olhar. Intersubjetividade. Filosofia da Educação.Investigamos a ontologia do olhar proposta por Jean-Paul Sartre em seu livro O ser e o nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica, publicado em 1943, a fim de problematizar as relações intersubjetivas na instrução escolar em particular, e na educação, em geral. Aproximando-nos do texto sartriano, demonstramos como o conceito de olhar é estruturante do Para-si e de sua dimensão do ser-Para-outro. A partir da controvertida figura da escola-medusa, remetendo-nos ao mito grego antigo de Medusa que petrificava quem a olhasse diretamente, estabelecemos um diálogo entre a ontologia sartriana e a pedagogia. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica. O resultado pretendido é uma colaboração em torno da ontologia do olhar, no interior das discussões propostas pela Filosofia da Educação.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/315310.18540/revesvl1iss2pp0158-0168REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0158-0168REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0158-0168REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0158-01682595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3153/1501BRISKIEVICZ, DANILO ARNALDOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-06T18:41:19Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3153Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2018-12-06T18:41:19REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE |
title |
O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE |
spellingShingle |
O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE BRISKIEVICZ, DANILO ARNALDO Ontologia do olhar. Intersubjetividade. Filosofia da Educação. |
title_short |
O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE |
title_full |
O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE |
title_fullStr |
O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE |
title_full_unstemmed |
O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE |
title_sort |
O OLHAR DO OUTRO E A EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLA-MEDUSA A PARTIR DE JEAN-PAUL SARTRE |
author |
BRISKIEVICZ, DANILO ARNALDO |
author_facet |
BRISKIEVICZ, DANILO ARNALDO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRISKIEVICZ, DANILO ARNALDO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ontologia do olhar. Intersubjetividade. Filosofia da Educação. |
topic |
Ontologia do olhar. Intersubjetividade. Filosofia da Educação. |
description |
Investigamos a ontologia do olhar proposta por Jean-Paul Sartre em seu livro O ser e o nada: Ensaio de Ontologia Fenomenológica, publicado em 1943, a fim de problematizar as relações intersubjetivas na instrução escolar em particular, e na educação, em geral. Aproximando-nos do texto sartriano, demonstramos como o conceito de olhar é estruturante do Para-si e de sua dimensão do ser-Para-outro. A partir da controvertida figura da escola-medusa, remetendo-nos ao mito grego antigo de Medusa que petrificava quem a olhasse diretamente, estabelecemos um diálogo entre a ontologia sartriana e a pedagogia. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica. O resultado pretendido é uma colaboração em torno da ontologia do olhar, no interior das discussões propostas pela Filosofia da Educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3153 10.18540/revesvl1iss2pp0158-0168 |
url |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3153 |
identifier_str_mv |
10.18540/revesvl1iss2pp0158-0168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3153/1501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0158-0168 REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0158-0168 REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0158-0168 2595-4490 reponame:REVES - Revista Relações Sociais instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
collection |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
reves.journal@ufv.br|| |
_version_ |
1792207365871763456 |