CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3144 |
Resumo: | A relação entre as esferas da escola e do trabalho cotidianamente parece estar clara, mas quando se mergulha na questão, se descobre que é muito mais complexa, especialmente para os estudantes. Estes, expostos aos mais variados discursos e textos, assimilam, sem muita reflexão, as ideias mais presentes na mídia e no ambiente familiar, de maneira que os conhecimentos adquiridos sobre o trabalho se dão de modo informal. Por outro lado, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) orientam que a escola colabore para a formação do trabalhador, inserindo o tema Trabalho de forma transversal nos conteúdos escolares. Este artigo, que é resultado de parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFMG), analisa uma intervenção pedagógica, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, em que se utilizam histórias em quadrinhos (HQ) do personagem Chico Bento como ponto de partida para tratar do tema Trabalho. O objetivo da proposta foi contribuir para o desenvolvimento de atividades que relacionem o gênero textual HQ e o tema transversal Trabalho dos PCN. Os resultados da pesquisa, norteada pelas orientações sobre Trabalho e ensino de Língua Portuguesa dos PCN (BRASIL, 1998) e ancorada em pressupostos teóricos da leitura e análise de textos (FARIA, 2016; FIORIN, 1988; FREIRE, 1989; ROJO, 2004), ressaltam a importância e as contribuições de propostas pedagógicas sobre o Trabalho para a formação do cidadão. |
id |
UFV-8_1a880a935c35ace4255710e70a9e7b09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3144 |
network_acronym_str |
UFV-8 |
network_name_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHOEscolaTrabalhoParâmetros Curriculares NacionaisLeituraChico Bento.A relação entre as esferas da escola e do trabalho cotidianamente parece estar clara, mas quando se mergulha na questão, se descobre que é muito mais complexa, especialmente para os estudantes. Estes, expostos aos mais variados discursos e textos, assimilam, sem muita reflexão, as ideias mais presentes na mídia e no ambiente familiar, de maneira que os conhecimentos adquiridos sobre o trabalho se dão de modo informal. Por outro lado, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) orientam que a escola colabore para a formação do trabalhador, inserindo o tema Trabalho de forma transversal nos conteúdos escolares. Este artigo, que é resultado de parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFMG), analisa uma intervenção pedagógica, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, em que se utilizam histórias em quadrinhos (HQ) do personagem Chico Bento como ponto de partida para tratar do tema Trabalho. O objetivo da proposta foi contribuir para o desenvolvimento de atividades que relacionem o gênero textual HQ e o tema transversal Trabalho dos PCN. Os resultados da pesquisa, norteada pelas orientações sobre Trabalho e ensino de Língua Portuguesa dos PCN (BRASIL, 1998) e ancorada em pressupostos teóricos da leitura e análise de textos (FARIA, 2016; FIORIN, 1988; FREIRE, 1989; ROJO, 2004), ressaltam a importância e as contribuições de propostas pedagógicas sobre o Trabalho para a formação do cidadão.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/314410.18540/revesvl1iss3pp0351-0366REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 3 (2018); 0351-0366REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 3 (2018); 0351-0366REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 3 (2018); 0351-03662595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3144/1495CUNHA, BIANCA AMARAL DAFARIA, ANTÔNIO AUGUSTO MOREIRA DEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T19:27:36Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3144Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-09-24T19:27:36REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO |
title |
CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO |
spellingShingle |
CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO CUNHA, BIANCA AMARAL DA Escola Trabalho Parâmetros Curriculares Nacionais Leitura Chico Bento. |
title_short |
CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO |
title_full |
CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO |
title_fullStr |
CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO |
title_full_unstemmed |
CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO |
title_sort |
CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO |
author |
CUNHA, BIANCA AMARAL DA |
author_facet |
CUNHA, BIANCA AMARAL DA FARIA, ANTÔNIO AUGUSTO MOREIRA DE |
author_role |
author |
author2 |
FARIA, ANTÔNIO AUGUSTO MOREIRA DE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CUNHA, BIANCA AMARAL DA FARIA, ANTÔNIO AUGUSTO MOREIRA DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Trabalho Parâmetros Curriculares Nacionais Leitura Chico Bento. |
topic |
Escola Trabalho Parâmetros Curriculares Nacionais Leitura Chico Bento. |
description |
A relação entre as esferas da escola e do trabalho cotidianamente parece estar clara, mas quando se mergulha na questão, se descobre que é muito mais complexa, especialmente para os estudantes. Estes, expostos aos mais variados discursos e textos, assimilam, sem muita reflexão, as ideias mais presentes na mídia e no ambiente familiar, de maneira que os conhecimentos adquiridos sobre o trabalho se dão de modo informal. Por outro lado, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) orientam que a escola colabore para a formação do trabalhador, inserindo o tema Trabalho de forma transversal nos conteúdos escolares. Este artigo, que é resultado de parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFMG), analisa uma intervenção pedagógica, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, em que se utilizam histórias em quadrinhos (HQ) do personagem Chico Bento como ponto de partida para tratar do tema Trabalho. O objetivo da proposta foi contribuir para o desenvolvimento de atividades que relacionem o gênero textual HQ e o tema transversal Trabalho dos PCN. Os resultados da pesquisa, norteada pelas orientações sobre Trabalho e ensino de Língua Portuguesa dos PCN (BRASIL, 1998) e ancorada em pressupostos teóricos da leitura e análise de textos (FARIA, 2016; FIORIN, 1988; FREIRE, 1989; ROJO, 2004), ressaltam a importância e as contribuições de propostas pedagógicas sobre o Trabalho para a formação do cidadão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3144 10.18540/revesvl1iss3pp0351-0366 |
url |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3144 |
identifier_str_mv |
10.18540/revesvl1iss3pp0351-0366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3144/1495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 3 (2018); 0351-0366 REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 3 (2018); 0351-0366 REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 3 (2018); 0351-0366 2595-4490 reponame:REVES - Revista Relações Sociais instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
collection |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
reves.journal@ufv.br|| |
_version_ |
1792207365859180544 |