CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, BIANCA AMARAL DA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FARIA, ANTÔNIO AUGUSTO MOREIRA DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3144
Resumo: A relação entre as esferas da escola e do trabalho cotidianamente parece estar clara, mas quando se mergulha na questão, se descobre que é muito mais complexa, especialmente para os estudantes. Estes, expostos aos mais variados discursos e textos, assimilam, sem muita reflexão, as ideias mais presentes na mídia e no ambiente familiar, de maneira que os conhecimentos adquiridos sobre o trabalho se dão de modo informal. Por outro lado, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) orientam que a escola colabore para a formação do trabalhador, inserindo o tema Trabalho de forma transversal nos conteúdos escolares. Este artigo, que é resultado de parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFMG), analisa uma intervenção pedagógica, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, em que se utilizam histórias em quadrinhos (HQ) do personagem Chico Bento como ponto de partida para tratar do tema Trabalho. O objetivo da proposta foi contribuir para o desenvolvimento de atividades que relacionem o gênero textual HQ e o tema transversal Trabalho dos PCN. Os resultados da pesquisa, norteada pelas orientações sobre Trabalho e ensino de Língua Portuguesa dos PCN (BRASIL, 1998) e ancorada em pressupostos teóricos da leitura e análise de textos (FARIA, 2016; FIORIN, 1988; FREIRE, 1989; ROJO, 2004), ressaltam a importância e as contribuições de propostas pedagógicas sobre o Trabalho para a formação do cidadão.
id UFV-8_1a880a935c35ace4255710e70a9e7b09
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3144
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHOEscolaTrabalhoParâmetros Curriculares NacionaisLeituraChico Bento.A relação entre as esferas da escola e do trabalho cotidianamente parece estar clara, mas quando se mergulha na questão, se descobre que é muito mais complexa, especialmente para os estudantes. Estes, expostos aos mais variados discursos e textos, assimilam, sem muita reflexão, as ideias mais presentes na mídia e no ambiente familiar, de maneira que os conhecimentos adquiridos sobre o trabalho se dão de modo informal. Por outro lado, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) orientam que a escola colabore para a formação do trabalhador, inserindo o tema Trabalho de forma transversal nos conteúdos escolares. Este artigo, que é resultado de parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFMG), analisa uma intervenção pedagógica, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, em que se utilizam histórias em quadrinhos (HQ) do personagem Chico Bento como ponto de partida para tratar do tema Trabalho. O objetivo da proposta foi contribuir para o desenvolvimento de atividades que relacionem o gênero textual HQ e o tema transversal Trabalho dos PCN. Os resultados da pesquisa, norteada pelas orientações sobre Trabalho e ensino de Língua Portuguesa dos PCN (BRASIL, 1998) e ancorada em pressupostos teóricos da leitura e análise de textos (FARIA, 2016; FIORIN, 1988; FREIRE, 1989; ROJO, 2004), ressaltam a importância e as contribuições de propostas pedagógicas sobre o Trabalho para a formação do cidadão.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/314410.18540/revesvl1iss3pp0351-0366REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 3 (2018); 0351-0366REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 3 (2018); 0351-0366REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 3 (2018); 0351-03662595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3144/1495CUNHA, BIANCA AMARAL DAFARIA, ANTÔNIO AUGUSTO MOREIRA DEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T19:27:36Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3144Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-09-24T19:27:36REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO
title CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO
spellingShingle CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO
CUNHA, BIANCA AMARAL DA
Escola
Trabalho
Parâmetros Curriculares Nacionais
Leitura
Chico Bento.
title_short CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO
title_full CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO
title_fullStr CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO
title_full_unstemmed CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO
title_sort CHICO BENTO NA ESCOLA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE O TRABALHO
author CUNHA, BIANCA AMARAL DA
author_facet CUNHA, BIANCA AMARAL DA
FARIA, ANTÔNIO AUGUSTO MOREIRA DE
author_role author
author2 FARIA, ANTÔNIO AUGUSTO MOREIRA DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, BIANCA AMARAL DA
FARIA, ANTÔNIO AUGUSTO MOREIRA DE
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Trabalho
Parâmetros Curriculares Nacionais
Leitura
Chico Bento.
topic Escola
Trabalho
Parâmetros Curriculares Nacionais
Leitura
Chico Bento.
description A relação entre as esferas da escola e do trabalho cotidianamente parece estar clara, mas quando se mergulha na questão, se descobre que é muito mais complexa, especialmente para os estudantes. Estes, expostos aos mais variados discursos e textos, assimilam, sem muita reflexão, as ideias mais presentes na mídia e no ambiente familiar, de maneira que os conhecimentos adquiridos sobre o trabalho se dão de modo informal. Por outro lado, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) orientam que a escola colabore para a formação do trabalhador, inserindo o tema Trabalho de forma transversal nos conteúdos escolares. Este artigo, que é resultado de parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFMG), analisa uma intervenção pedagógica, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, em que se utilizam histórias em quadrinhos (HQ) do personagem Chico Bento como ponto de partida para tratar do tema Trabalho. O objetivo da proposta foi contribuir para o desenvolvimento de atividades que relacionem o gênero textual HQ e o tema transversal Trabalho dos PCN. Os resultados da pesquisa, norteada pelas orientações sobre Trabalho e ensino de Língua Portuguesa dos PCN (BRASIL, 1998) e ancorada em pressupostos teóricos da leitura e análise de textos (FARIA, 2016; FIORIN, 1988; FREIRE, 1989; ROJO, 2004), ressaltam a importância e as contribuições de propostas pedagógicas sobre o Trabalho para a formação do cidadão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3144
10.18540/revesvl1iss3pp0351-0366
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3144
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss3pp0351-0366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3144/1495
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 3 (2018); 0351-0366
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 3 (2018); 0351-0366
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 3 (2018); 0351-0366
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365859180544