NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166 |
Resumo: | Este texto tem a intenção de discutir alguns aspectos referentes às competências necessárias para o desenvolvimento da profissão docente, em especial, na Educação Básica, conforme as novas exigências culturais, sociais e políticas. Como procedimento metodológico deste artigo, concentrou-se na compreensão de leituras e interpretações de textos sobre as competências fundamentais para a profissão docente. Foram tomados como aportes teóricos os seguintes pesquisadores: Gatti (2013); Nóvoa (1999); Perrenoud, (2002); Machado (2009) e Rios (2005). Após as leituras, pode-se inferir que a profissão docente implica entender a aprendizagem como um processo contínuo, alicerçada na busca da compreensão de novas competências e valores para uma educação que atenda aos anseios de uma sociedade contemporânea, para se alcançar uma educação de qualidade. Essa ressignificação só será possível por meio de mudanças significativas na formação e na identidade profissional daqueles que se dedicam à profissão de professor. |
id |
UFV-8_5c9d6f94e6d5858a04afc4db01037e63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3166 |
network_acronym_str |
UFV-8 |
network_name_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIACompetência Profissional. Identidade Profissional. Formação Docente.Este texto tem a intenção de discutir alguns aspectos referentes às competências necessárias para o desenvolvimento da profissão docente, em especial, na Educação Básica, conforme as novas exigências culturais, sociais e políticas. Como procedimento metodológico deste artigo, concentrou-se na compreensão de leituras e interpretações de textos sobre as competências fundamentais para a profissão docente. Foram tomados como aportes teóricos os seguintes pesquisadores: Gatti (2013); Nóvoa (1999); Perrenoud, (2002); Machado (2009) e Rios (2005). Após as leituras, pode-se inferir que a profissão docente implica entender a aprendizagem como um processo contínuo, alicerçada na busca da compreensão de novas competências e valores para uma educação que atenda aos anseios de uma sociedade contemporânea, para se alcançar uma educação de qualidade. Essa ressignificação só será possível por meio de mudanças significativas na formação e na identidade profissional daqueles que se dedicam à profissão de professor.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/316610.18540/revesvl1iss2pp0169-0181REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0169-0181REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0169-0181REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0169-01812595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/1506https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4466https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4467https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4468https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4469https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4470https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4471Silva, Antonia ZulmiraSilva, Maria de Lourdes Ramos dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-06T18:41:22Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3166Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2018-12-06T18:41:22REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA |
title |
NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA |
spellingShingle |
NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA Silva, Antonia Zulmira Competência Profissional. Identidade Profissional. Formação Docente. |
title_short |
NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA |
title_full |
NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA |
title_fullStr |
NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA |
title_full_unstemmed |
NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA |
title_sort |
NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA |
author |
Silva, Antonia Zulmira |
author_facet |
Silva, Antonia Zulmira Silva, Maria de Lourdes Ramos da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria de Lourdes Ramos da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antonia Zulmira Silva, Maria de Lourdes Ramos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Profissional. Identidade Profissional. Formação Docente. |
topic |
Competência Profissional. Identidade Profissional. Formação Docente. |
description |
Este texto tem a intenção de discutir alguns aspectos referentes às competências necessárias para o desenvolvimento da profissão docente, em especial, na Educação Básica, conforme as novas exigências culturais, sociais e políticas. Como procedimento metodológico deste artigo, concentrou-se na compreensão de leituras e interpretações de textos sobre as competências fundamentais para a profissão docente. Foram tomados como aportes teóricos os seguintes pesquisadores: Gatti (2013); Nóvoa (1999); Perrenoud, (2002); Machado (2009) e Rios (2005). Após as leituras, pode-se inferir que a profissão docente implica entender a aprendizagem como um processo contínuo, alicerçada na busca da compreensão de novas competências e valores para uma educação que atenda aos anseios de uma sociedade contemporânea, para se alcançar uma educação de qualidade. Essa ressignificação só será possível por meio de mudanças significativas na formação e na identidade profissional daqueles que se dedicam à profissão de professor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166 10.18540/revesvl1iss2pp0169-0181 |
url |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166 |
identifier_str_mv |
10.18540/revesvl1iss2pp0169-0181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/1506 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4466 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4467 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4468 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4469 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4470 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0169-0181 REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0169-0181 REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0169-0181 2595-4490 reponame:REVES - Revista Relações Sociais instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
collection |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
reves.journal@ufv.br|| |
_version_ |
1792207365883297792 |