NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonia Zulmira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Maria de Lourdes Ramos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166
Resumo: Este texto tem a intenção de discutir alguns aspectos referentes às competências necessárias para o desenvolvimento da profissão docente, em especial, na Educação Básica, conforme as novas exigências culturais, sociais e políticas. Como procedimento metodológico deste artigo, concentrou-se na compreensão de leituras e interpretações   de textos sobre as competências fundamentais para a profissão docente. Foram tomados como aportes teóricos os seguintes pesquisadores: Gatti (2013); Nóvoa (1999); Perrenoud, (2002); Machado (2009) e Rios (2005). Após as leituras, pode-se inferir que a profissão docente implica entender a aprendizagem como um processo contínuo, alicerçada na busca da compreensão de novas competências e valores para uma educação que atenda aos anseios de uma sociedade contemporânea, para se alcançar uma educação de qualidade. Essa ressignificação só será possível por meio de mudanças significativas na formação e na identidade profissional daqueles que se dedicam à profissão de professor.
id UFV-8_5c9d6f94e6d5858a04afc4db01037e63
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3166
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIACompetência Profissional. Identidade Profissional. Formação Docente.Este texto tem a intenção de discutir alguns aspectos referentes às competências necessárias para o desenvolvimento da profissão docente, em especial, na Educação Básica, conforme as novas exigências culturais, sociais e políticas. Como procedimento metodológico deste artigo, concentrou-se na compreensão de leituras e interpretações   de textos sobre as competências fundamentais para a profissão docente. Foram tomados como aportes teóricos os seguintes pesquisadores: Gatti (2013); Nóvoa (1999); Perrenoud, (2002); Machado (2009) e Rios (2005). Após as leituras, pode-se inferir que a profissão docente implica entender a aprendizagem como um processo contínuo, alicerçada na busca da compreensão de novas competências e valores para uma educação que atenda aos anseios de uma sociedade contemporânea, para se alcançar uma educação de qualidade. Essa ressignificação só será possível por meio de mudanças significativas na formação e na identidade profissional daqueles que se dedicam à profissão de professor.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/316610.18540/revesvl1iss2pp0169-0181REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0169-0181REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0169-0181REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0169-01812595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/1506https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4466https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4467https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4468https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4469https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4470https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4471Silva, Antonia ZulmiraSilva, Maria de Lourdes Ramos dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-06T18:41:22Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3166Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2018-12-06T18:41:22REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA
title NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA
spellingShingle NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA
Silva, Antonia Zulmira
Competência Profissional. Identidade Profissional. Formação Docente.
title_short NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA
title_full NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA
title_fullStr NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA
title_full_unstemmed NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA
title_sort NOTAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS À DOCÊNCIA
author Silva, Antonia Zulmira
author_facet Silva, Antonia Zulmira
Silva, Maria de Lourdes Ramos da
author_role author
author2 Silva, Maria de Lourdes Ramos da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonia Zulmira
Silva, Maria de Lourdes Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Profissional. Identidade Profissional. Formação Docente.
topic Competência Profissional. Identidade Profissional. Formação Docente.
description Este texto tem a intenção de discutir alguns aspectos referentes às competências necessárias para o desenvolvimento da profissão docente, em especial, na Educação Básica, conforme as novas exigências culturais, sociais e políticas. Como procedimento metodológico deste artigo, concentrou-se na compreensão de leituras e interpretações   de textos sobre as competências fundamentais para a profissão docente. Foram tomados como aportes teóricos os seguintes pesquisadores: Gatti (2013); Nóvoa (1999); Perrenoud, (2002); Machado (2009) e Rios (2005). Após as leituras, pode-se inferir que a profissão docente implica entender a aprendizagem como um processo contínuo, alicerçada na busca da compreensão de novas competências e valores para uma educação que atenda aos anseios de uma sociedade contemporânea, para se alcançar uma educação de qualidade. Essa ressignificação só será possível por meio de mudanças significativas na formação e na identidade profissional daqueles que se dedicam à profissão de professor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166
10.18540/revesvl1iss2pp0169-0181
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss2pp0169-0181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/1506
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4466
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4467
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4468
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4469
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4470
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3166/4471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0169-0181
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0169-0181
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0169-0181
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365883297792