Processos identitários dos professores de matemática: uma reflexão sobre a competência profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonia Zulmira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-151051/
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo estudar o processo de constituição da identidade profissional dos docentes de Matemática e suas concepções a respeito da competência profissional. Como referencial teórico, utilizamos para a temática da identidade profissional as contribuições de Ciampa (1984, 2007), Dubar (2005, 2009), Hall (2011), Melucci (2004), Nóvoa (1995, 1997, 2017) e Silva (2007, 2009). Já para a temática da competência profissional, utilizamos os estudos de Perrenoud (2000, 2002), Le Boterf (2003), Esteves (2009), Machado (2002, 2009, 2016) e Rios (2005, 2011), entre outros. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso com base na abordagem qualitativa. Para chegar ao objetivo proposto, a investigação de campo contou inicialmente com a aplicação de um questionário para selecionar os sujeitos, e posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cada um dos sujeitos por meio de questões em aberto, iniciadas somente após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os sujeitos são professores de Matemática que atuam na Educação Básica. A interpretação das entrevistas/documentos seguiu os ensinamentos da análise de conteúdo. Foram constituídas três categorias de análise, com base nas narrativas dos sujeitos: i) trajetória profissional e significados atribuídos à docência; ii) competência profissional e suas características do saber fazer a ação docente; iii) interações no contexto profissional e experiências docentes. Os resultados obtidos são promissores, pois indicam a importância de conhecer, compreender e refletir sobre as características que entrelaçam as temáticas da identidade profissional e da competência profissional, para que possam ser delineadas políticas públicas, tanto para a formação inicial como para a formação continuada desses profissionais. Além disso, os resultados evidenciam que a trajetória de vida diz muito dos desejos que cada sujeito possui em sua profissão, e esses, por sua vez, refletem na identidade profissional e na competência profissional, tendo em vista que ser e se posicionar na docência tem relação com a vivência de cada sujeito na profissão docente. Também oportunizaram entender que a constituição da identidade profissional passa pela concepção da competência profissional desse grupo de professores como um processo dinâmico e contínuo, que envolve as dimensões cognitivas e emocionais que se constituem ao longo da carreira, nos diversos contextos sociais e institucionais que atravessam o exercício da docência.
id USP_66d0a15a6d11329302b2388f022947a7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02122020-151051
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Processos identitários dos professores de matemática: uma reflexão sobre a competência profissionalProcesses of identity of mathematics teachers: a reflection on professional competenceCompetência profissionalDocênciaIdentidade profissionalMathematics teachersMobilizar recursosMobilizing resourcesProfessional competenceProfessional identityProfessores de matemáticaTeaching practiceA presente pesquisa teve por objetivo estudar o processo de constituição da identidade profissional dos docentes de Matemática e suas concepções a respeito da competência profissional. Como referencial teórico, utilizamos para a temática da identidade profissional as contribuições de Ciampa (1984, 2007), Dubar (2005, 2009), Hall (2011), Melucci (2004), Nóvoa (1995, 1997, 2017) e Silva (2007, 2009). Já para a temática da competência profissional, utilizamos os estudos de Perrenoud (2000, 2002), Le Boterf (2003), Esteves (2009), Machado (2002, 2009, 2016) e Rios (2005, 2011), entre outros. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso com base na abordagem qualitativa. Para chegar ao objetivo proposto, a investigação de campo contou inicialmente com a aplicação de um questionário para selecionar os sujeitos, e posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cada um dos sujeitos por meio de questões em aberto, iniciadas somente após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os sujeitos são professores de Matemática que atuam na Educação Básica. A interpretação das entrevistas/documentos seguiu os ensinamentos da análise de conteúdo. Foram constituídas três categorias de análise, com base nas narrativas dos sujeitos: i) trajetória profissional e significados atribuídos à docência; ii) competência profissional e suas características do saber fazer a ação docente; iii) interações no contexto profissional e experiências docentes. Os resultados obtidos são promissores, pois indicam a importância de conhecer, compreender e refletir sobre as características que entrelaçam as temáticas da identidade profissional e da competência profissional, para que possam ser delineadas políticas públicas, tanto para a formação inicial como para a formação continuada desses profissionais. Além disso, os resultados evidenciam que a trajetória de vida diz muito dos desejos que cada sujeito possui em sua profissão, e esses, por sua vez, refletem na identidade profissional e na competência profissional, tendo em vista que ser e se posicionar na docência tem relação com a vivência de cada sujeito na profissão docente. Também oportunizaram entender que a constituição da identidade profissional passa pela concepção da competência profissional desse grupo de professores como um processo dinâmico e contínuo, que envolve as dimensões cognitivas e emocionais que se constituem ao longo da carreira, nos diversos contextos sociais e institucionais que atravessam o exercício da docência.The present research aims to study the process of constitution of professional identity of Mathematics teachers and their conceptions of professional competence. As a theoretical frame of reference, we used the contributions of Ciampa (1984, 2007), Dubar (2005, 2009), Hall (2011), Melucci (2004), Nóvoa (1995, 1997, 2017) and Silva (2007, 2009) for the theme of professional identity. For the theme of professional competence, we used the studies of Perrenoud (2000, 2002), Le Boterf (2003), Esteves (2009), Machado (2002, 2009, 2016) and Rios (2005, 2011), among others. The investigation was characterized by a case study with a qualitative approach. In order to reach the proposed goal, for field investigation we applied a questionnaire to select the subjects and later we conducted semi structured interviews with each one by asking open questions previously approved by Research Ethics Committee. The subjects are Elementary School Mathematics teachers. The interpretation of interviews and documents followed the content analysis guidance. We built three categories of analysis based on the subjects statements: i) professional career and meanings attributed to teaching; ii) professional competence and the characteristics of teaching know-how; iii) interactions in the professional context and teaching experiences. The results are promising, since they show how important it is to know, understand and reflect on the characteristics that interlace the themes of professional identity and professional competence in order that public policies may be outlined for initial and continued teaching education of those professionals. Besides, results show that life stories reveal the desires of each subject for their career, which reflect on their professional identity and professional competence, since teaching attitude is related to each subjects experiences in their profession. They also helped understand that the constitution of professional identity crosses the conception of professional competence of that group of teachers as a dynamic and continuous process involving cognitive and emotional dimensions developed along their career in the various social and institutional contexts of teaching practice.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Maria de Lourdes Ramos daSilva, Antonia Zulmira da2020-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-151051/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-12-18T16:07:40Zoai:teses.usp.br:tde-02122020-151051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-12-18T16:07:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos identitários dos professores de matemática: uma reflexão sobre a competência profissional
Processes of identity of mathematics teachers: a reflection on professional competence
title Processos identitários dos professores de matemática: uma reflexão sobre a competência profissional
spellingShingle Processos identitários dos professores de matemática: uma reflexão sobre a competência profissional
Silva, Antonia Zulmira da
Competência profissional
Docência
Identidade profissional
Mathematics teachers
Mobilizar recursos
Mobilizing resources
Professional competence
Professional identity
Professores de matemática
Teaching practice
title_short Processos identitários dos professores de matemática: uma reflexão sobre a competência profissional
title_full Processos identitários dos professores de matemática: uma reflexão sobre a competência profissional
title_fullStr Processos identitários dos professores de matemática: uma reflexão sobre a competência profissional
title_full_unstemmed Processos identitários dos professores de matemática: uma reflexão sobre a competência profissional
title_sort Processos identitários dos professores de matemática: uma reflexão sobre a competência profissional
author Silva, Antonia Zulmira da
author_facet Silva, Antonia Zulmira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria de Lourdes Ramos da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonia Zulmira da
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
Docência
Identidade profissional
Mathematics teachers
Mobilizar recursos
Mobilizing resources
Professional competence
Professional identity
Professores de matemática
Teaching practice
topic Competência profissional
Docência
Identidade profissional
Mathematics teachers
Mobilizar recursos
Mobilizing resources
Professional competence
Professional identity
Professores de matemática
Teaching practice
description A presente pesquisa teve por objetivo estudar o processo de constituição da identidade profissional dos docentes de Matemática e suas concepções a respeito da competência profissional. Como referencial teórico, utilizamos para a temática da identidade profissional as contribuições de Ciampa (1984, 2007), Dubar (2005, 2009), Hall (2011), Melucci (2004), Nóvoa (1995, 1997, 2017) e Silva (2007, 2009). Já para a temática da competência profissional, utilizamos os estudos de Perrenoud (2000, 2002), Le Boterf (2003), Esteves (2009), Machado (2002, 2009, 2016) e Rios (2005, 2011), entre outros. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso com base na abordagem qualitativa. Para chegar ao objetivo proposto, a investigação de campo contou inicialmente com a aplicação de um questionário para selecionar os sujeitos, e posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cada um dos sujeitos por meio de questões em aberto, iniciadas somente após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os sujeitos são professores de Matemática que atuam na Educação Básica. A interpretação das entrevistas/documentos seguiu os ensinamentos da análise de conteúdo. Foram constituídas três categorias de análise, com base nas narrativas dos sujeitos: i) trajetória profissional e significados atribuídos à docência; ii) competência profissional e suas características do saber fazer a ação docente; iii) interações no contexto profissional e experiências docentes. Os resultados obtidos são promissores, pois indicam a importância de conhecer, compreender e refletir sobre as características que entrelaçam as temáticas da identidade profissional e da competência profissional, para que possam ser delineadas políticas públicas, tanto para a formação inicial como para a formação continuada desses profissionais. Além disso, os resultados evidenciam que a trajetória de vida diz muito dos desejos que cada sujeito possui em sua profissão, e esses, por sua vez, refletem na identidade profissional e na competência profissional, tendo em vista que ser e se posicionar na docência tem relação com a vivência de cada sujeito na profissão docente. Também oportunizaram entender que a constituição da identidade profissional passa pela concepção da competência profissional desse grupo de professores como um processo dinâmico e contínuo, que envolve as dimensões cognitivas e emocionais que se constituem ao longo da carreira, nos diversos contextos sociais e institucionais que atravessam o exercício da docência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-151051/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02122020-151051/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256623769190400