OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompeu, Dionas Ávila
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Laura Senna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3160
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apontar alguns elementos significativos para análise da formação da identidade profissional das/os docentes. Para tal dividiu-se o artigo em duas partes. A primeira diz respeito a uma discussão de ordem epistemológica, ou seja, trata-se do processo de produção do conhecimento. Entende-se que há uma necessidade em elaborar conhecimento a partir das especificidades dos dados locais, rompendo com a incorporação direta e acrítica de teorias produzidas em outros lugares. Já na segunda seção há um esforço para construir uma interlocução minimamente coesa entre autoras e autores que trabalham com o tema da identidade. O objetivo é produzir ferramentas analíticas que possibilitem uma ida a campo de maneira mais organizada, visando, como apontado na primeira parte, um diálogo crítico em face da informação dada pela realidade deste que é pretendido encarar. Além disso, é relevante destacar que na profissão docente o gênero se destaca no que se refere a identidade profissional, entretanto, outras referências merecem atenção. Posto isso que há empenho aqui em – com a utilização do debate epistemológico e das ferramentas teórico-conceituais – dialogar o gênero com outras perspectivas como etnia, geração e geografia.
id UFV-8_65f89320e4660ca9275da9503f74b7ed
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3160
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTEIdentidade docente. Interseccionalidade. Epistemologia.Este trabalho tem por objetivo apontar alguns elementos significativos para análise da formação da identidade profissional das/os docentes. Para tal dividiu-se o artigo em duas partes. A primeira diz respeito a uma discussão de ordem epistemológica, ou seja, trata-se do processo de produção do conhecimento. Entende-se que há uma necessidade em elaborar conhecimento a partir das especificidades dos dados locais, rompendo com a incorporação direta e acrítica de teorias produzidas em outros lugares. Já na segunda seção há um esforço para construir uma interlocução minimamente coesa entre autoras e autores que trabalham com o tema da identidade. O objetivo é produzir ferramentas analíticas que possibilitem uma ida a campo de maneira mais organizada, visando, como apontado na primeira parte, um diálogo crítico em face da informação dada pela realidade deste que é pretendido encarar. Além disso, é relevante destacar que na profissão docente o gênero se destaca no que se refere a identidade profissional, entretanto, outras referências merecem atenção. Posto isso que há empenho aqui em – com a utilização do debate epistemológico e das ferramentas teórico-conceituais – dialogar o gênero com outras perspectivas como etnia, geração e geografia.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/316010.18540/revesvl1iss3pp0446-0458REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 3 (2018); 0446-0458REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 3 (2018); 0446-0458REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 3 (2018); 0446-04582595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3160/1503Pompeu, Dionas ÁvilaFerreira, Laura Sennainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T19:27:36Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3160Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-09-24T19:27:36REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE
title OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE
spellingShingle OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE
Pompeu, Dionas Ávila
Identidade docente. Interseccionalidade. Epistemologia.
title_short OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE
title_full OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE
title_fullStr OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE
title_full_unstemmed OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE
title_sort OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE
author Pompeu, Dionas Ávila
author_facet Pompeu, Dionas Ávila
Ferreira, Laura Senna
author_role author
author2 Ferreira, Laura Senna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompeu, Dionas Ávila
Ferreira, Laura Senna
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente. Interseccionalidade. Epistemologia.
topic Identidade docente. Interseccionalidade. Epistemologia.
description Este trabalho tem por objetivo apontar alguns elementos significativos para análise da formação da identidade profissional das/os docentes. Para tal dividiu-se o artigo em duas partes. A primeira diz respeito a uma discussão de ordem epistemológica, ou seja, trata-se do processo de produção do conhecimento. Entende-se que há uma necessidade em elaborar conhecimento a partir das especificidades dos dados locais, rompendo com a incorporação direta e acrítica de teorias produzidas em outros lugares. Já na segunda seção há um esforço para construir uma interlocução minimamente coesa entre autoras e autores que trabalham com o tema da identidade. O objetivo é produzir ferramentas analíticas que possibilitem uma ida a campo de maneira mais organizada, visando, como apontado na primeira parte, um diálogo crítico em face da informação dada pela realidade deste que é pretendido encarar. Além disso, é relevante destacar que na profissão docente o gênero se destaca no que se refere a identidade profissional, entretanto, outras referências merecem atenção. Posto isso que há empenho aqui em – com a utilização do debate epistemológico e das ferramentas teórico-conceituais – dialogar o gênero com outras perspectivas como etnia, geração e geografia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3160
10.18540/revesvl1iss3pp0446-0458
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3160
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss3pp0446-0458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3160/1503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 3 (2018); 0446-0458
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 3 (2018); 0446-0458
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 3 (2018); 0446-0458
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365879103488