OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTE
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3160 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apontar alguns elementos significativos para análise da formação da identidade profissional das/os docentes. Para tal dividiu-se o artigo em duas partes. A primeira diz respeito a uma discussão de ordem epistemológica, ou seja, trata-se do processo de produção do conhecimento. Entende-se que há uma necessidade em elaborar conhecimento a partir das especificidades dos dados locais, rompendo com a incorporação direta e acrítica de teorias produzidas em outros lugares. Já na segunda seção há um esforço para construir uma interlocução minimamente coesa entre autoras e autores que trabalham com o tema da identidade. O objetivo é produzir ferramentas analíticas que possibilitem uma ida a campo de maneira mais organizada, visando, como apontado na primeira parte, um diálogo crítico em face da informação dada pela realidade deste que é pretendido encarar. Além disso, é relevante destacar que na profissão docente o gênero se destaca no que se refere a identidade profissional, entretanto, outras referências merecem atenção. Posto isso que há empenho aqui em – com a utilização do debate epistemológico e das ferramentas teórico-conceituais – dialogar o gênero com outras perspectivas como etnia, geração e geografia. |
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OLHANDO A REALIDADE ATRAVÉS DE UM CALEIDOSCÓPIO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO: PROCURANDO COMPREENDER AS DIVERSAS FACETAS DA PROFISSÃO DOCENTEIdentidade docente. Interseccionalidade. Epistemologia.Este trabalho tem por objetivo apontar alguns elementos significativos para análise da formação da identidade profissional das/os docentes. Para tal dividiu-se o artigo em duas partes. A primeira diz respeito a uma discussão de ordem epistemológica, ou seja, trata-se do processo de produção do conhecimento. Entende-se que há uma necessidade em elaborar conhecimento a partir das especificidades dos dados locais, rompendo com a incorporação direta e acrítica de teorias produzidas em outros lugares. Já na segunda seção há um esforço para construir uma interlocução minimamente coesa entre autoras e autores que trabalham com o tema da identidade. O objetivo é produzir ferramentas analíticas que possibilitem uma ida a campo de maneira mais organizada, visando, como apontado na primeira parte, um diálogo crítico em face da informação dada pela realidade deste que é pretendido encarar. Além disso, é relevante destacar que na profissão docente o gênero se destaca no que se refere a identidade profissional, entretanto, outras referências merecem atenção. Posto isso que há empenho aqui em – com a utilização do debate epistemológico e das ferramentas teórico-conceituais – dialogar o gênero com outras perspectivas como etnia, geração e geografia.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/316010.18540/revesvl1iss3pp0446-0458REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 3 (2018); 0446-0458REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 3 (2018); 0446-0458REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 3 (2018); 0446-04582595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3160/1503Pompeu, Dionas ÁvilaFerreira, Laura Sennainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T19:27:36Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3160Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-09-24T19:27:36REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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