FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mateus Esteves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194
Resumo: O presente trabalho resulta da necessidade de destacar o profissional da educação, o professor, como o ator-chave de seu plano de crescimento pessoal e profissional, desconsiderando as pressões exteriores, frequentemente, fruto de um sistema educacional cada vez mais movido pela força do capital, para dar visibilidade às aspirações e anseio por conhecimento dos próprios educadores. Mesmo que a procura por formação contínua possa se relacionar intimamente com ganhos financeiros por meio de titulações acadêmicas, busca-se aqui, ir de encontro a narrativas de docentes que tenham ciência do que desejam aprender e que se dedicam a este ideal, o que por vezes reflete diretamente na consolidação de competências profissionais que dialoguem harmoniosamente com suas práticas pedagógicas, contribuindo com o sucesso do corpo discente e da instituição que atua. No contexto contemporâneo das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC, é inevitável considerar o papel que as tecnologias da aprendizagem têm desempenhado nos cursos de formação continuada para professores, imprimindo muito mais rapidez e dinamicidade ao processo de aprendizagem. Este artigo traz algumas reflexões iniciais a respeito dessas questões e foi produzido a partir de uma pesquisa mais ampla e em andamento na linha de pesquisa III, Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Estudos de Linguagem do CEFET-MG – POSLING. A nossa expectativa é a de contribuir com o debate sobre formação docente ao longo da vida e com a promoção da autonomia de professores em serviço ao longo da vida e da carreira.
id UFV-8_9a297c0b85e5eae3948c78358b0344df
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3194
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionaisFormação ao Longo da Vida. Consolidação de competências profissionais. Autonomia.O presente trabalho resulta da necessidade de destacar o profissional da educação, o professor, como o ator-chave de seu plano de crescimento pessoal e profissional, desconsiderando as pressões exteriores, frequentemente, fruto de um sistema educacional cada vez mais movido pela força do capital, para dar visibilidade às aspirações e anseio por conhecimento dos próprios educadores. Mesmo que a procura por formação contínua possa se relacionar intimamente com ganhos financeiros por meio de titulações acadêmicas, busca-se aqui, ir de encontro a narrativas de docentes que tenham ciência do que desejam aprender e que se dedicam a este ideal, o que por vezes reflete diretamente na consolidação de competências profissionais que dialoguem harmoniosamente com suas práticas pedagógicas, contribuindo com o sucesso do corpo discente e da instituição que atua. No contexto contemporâneo das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC, é inevitável considerar o papel que as tecnologias da aprendizagem têm desempenhado nos cursos de formação continuada para professores, imprimindo muito mais rapidez e dinamicidade ao processo de aprendizagem. Este artigo traz algumas reflexões iniciais a respeito dessas questões e foi produzido a partir de uma pesquisa mais ampla e em andamento na linha de pesquisa III, Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Estudos de Linguagem do CEFET-MG – POSLING. A nossa expectativa é a de contribuir com o debate sobre formação docente ao longo da vida e com a promoção da autonomia de professores em serviço ao longo da vida e da carreira.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/319410.18540/revesvl1iss2pp0284-0296REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0284-0296REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0284-0296REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0284-02962595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/1520https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4547https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4548https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4549https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4550https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4551https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4552Oliveira, Mateus Esteves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-06T18:41:30Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3194Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2018-12-06T18:41:30REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais
title FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais
spellingShingle FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais
Oliveira, Mateus Esteves de
Formação ao Longo da Vida. Consolidação de competências profissionais. Autonomia.
title_short FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais
title_full FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais
title_fullStr FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais
title_full_unstemmed FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais
title_sort FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais
author Oliveira, Mateus Esteves de
author_facet Oliveira, Mateus Esteves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mateus Esteves de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação ao Longo da Vida. Consolidação de competências profissionais. Autonomia.
topic Formação ao Longo da Vida. Consolidação de competências profissionais. Autonomia.
description O presente trabalho resulta da necessidade de destacar o profissional da educação, o professor, como o ator-chave de seu plano de crescimento pessoal e profissional, desconsiderando as pressões exteriores, frequentemente, fruto de um sistema educacional cada vez mais movido pela força do capital, para dar visibilidade às aspirações e anseio por conhecimento dos próprios educadores. Mesmo que a procura por formação contínua possa se relacionar intimamente com ganhos financeiros por meio de titulações acadêmicas, busca-se aqui, ir de encontro a narrativas de docentes que tenham ciência do que desejam aprender e que se dedicam a este ideal, o que por vezes reflete diretamente na consolidação de competências profissionais que dialoguem harmoniosamente com suas práticas pedagógicas, contribuindo com o sucesso do corpo discente e da instituição que atua. No contexto contemporâneo das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC, é inevitável considerar o papel que as tecnologias da aprendizagem têm desempenhado nos cursos de formação continuada para professores, imprimindo muito mais rapidez e dinamicidade ao processo de aprendizagem. Este artigo traz algumas reflexões iniciais a respeito dessas questões e foi produzido a partir de uma pesquisa mais ampla e em andamento na linha de pesquisa III, Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Estudos de Linguagem do CEFET-MG – POSLING. A nossa expectativa é a de contribuir com o debate sobre formação docente ao longo da vida e com a promoção da autonomia de professores em serviço ao longo da vida e da carreira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194
10.18540/revesvl1iss2pp0284-0296
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss2pp0284-0296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/1520
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4547
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4548
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4549
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4550
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4551
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4552
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0284-0296
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0284-0296
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0284-0296
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365918949376