Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/239
Resumo: A Formação ao Longo da Vida porta a ideia do educando como protagonista do seu processo educativo, de aquisição permanente de conhecimentos em todos os níveis da sociedade e de desenvolvimento da pessoa através do acesso ao conhecimento. Assim, nem sempre o que o aluno trabalhador deseja aprender faz parte dos saberes valorizados pelo mercado de trabalho e, quando faz parte, nem sempre ele vai ao encontro desses saberes para atender o mercado. Ainda que ele faça uso dos diplomas e certificados obtidos nos cursos, uma pesquisa realizada com trabalhadores da construção civil sugere que eles estão mais preocupados em compreender o seu fazer cotidiano a partir do acesso a saberes por eles denominados de teóricos. Eles estão interessados, ainda, em adquirir uma linguagem, seja acadêmica, seja técnica, que lhes permita não apenas melhor expor e valorizar os seus conhecimentos, mas também dialogar de igual para igual com os seus superiores.
id UEMG-2_7d2060078b4822f5490941afe24067c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/239
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?Formação ao longo da vidaPráticas educativasTrabalhadores da Construção CivilA Formação ao Longo da Vida porta a ideia do educando como protagonista do seu processo educativo, de aquisição permanente de conhecimentos em todos os níveis da sociedade e de desenvolvimento da pessoa através do acesso ao conhecimento. Assim, nem sempre o que o aluno trabalhador deseja aprender faz parte dos saberes valorizados pelo mercado de trabalho e, quando faz parte, nem sempre ele vai ao encontro desses saberes para atender o mercado. Ainda que ele faça uso dos diplomas e certificados obtidos nos cursos, uma pesquisa realizada com trabalhadores da construção civil sugere que eles estão mais preocupados em compreender o seu fazer cotidiano a partir do acesso a saberes por eles denominados de teóricos. Eles estão interessados, ainda, em adquirir uma linguagem, seja acadêmica, seja técnica, que lhes permita não apenas melhor expor e valorizar os seus conhecimentos, mas também dialogar de igual para igual com os seus superiores.EDUEMG2013-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/23910.24934/eef.v16i21.239Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 91-117Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 91-117Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 91-1172317-00931519-332210.24934/eef.v16i21reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/239/301Tomasi, Antônio de Pádua Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/239Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?
title Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?
spellingShingle Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?
Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
Formação ao longo da vida
Práticas educativas
Trabalhadores da Construção Civil
title_short Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?
title_full Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?
title_fullStr Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?
title_full_unstemmed Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?
title_sort Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?
author Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
author_facet Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomasi, Antônio de Pádua Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação ao longo da vida
Práticas educativas
Trabalhadores da Construção Civil
topic Formação ao longo da vida
Práticas educativas
Trabalhadores da Construção Civil
description A Formação ao Longo da Vida porta a ideia do educando como protagonista do seu processo educativo, de aquisição permanente de conhecimentos em todos os níveis da sociedade e de desenvolvimento da pessoa através do acesso ao conhecimento. Assim, nem sempre o que o aluno trabalhador deseja aprender faz parte dos saberes valorizados pelo mercado de trabalho e, quando faz parte, nem sempre ele vai ao encontro desses saberes para atender o mercado. Ainda que ele faça uso dos diplomas e certificados obtidos nos cursos, uma pesquisa realizada com trabalhadores da construção civil sugere que eles estão mais preocupados em compreender o seu fazer cotidiano a partir do acesso a saberes por eles denominados de teóricos. Eles estão interessados, ainda, em adquirir uma linguagem, seja acadêmica, seja técnica, que lhes permita não apenas melhor expor e valorizar os seus conhecimentos, mas também dialogar de igual para igual com os seus superiores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/239
10.24934/eef.v16i21.239
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/239
identifier_str_mv 10.24934/eef.v16i21.239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/239/301
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 91-117
Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 91-117
Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 91-117
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v16i21
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468525920256