FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194 |
Resumo: | O presente trabalho resulta da necessidade de destacar o profissional da educação, o professor, como o ator-chave de seu plano de crescimento pessoal e profissional, desconsiderando as pressões exteriores, frequentemente, fruto de um sistema educacional cada vez mais movido pela força do capital, para dar visibilidade às aspirações e anseio por conhecimento dos próprios educadores. Mesmo que a procura por formação contínua possa se relacionar intimamente com ganhos financeiros por meio de titulações acadêmicas, busca-se aqui, ir de encontro a narrativas de docentes que tenham ciência do que desejam aprender e que se dedicam a este ideal, o que por vezes reflete diretamente na consolidação de competências profissionais que dialoguem harmoniosamente com suas práticas pedagógicas, contribuindo com o sucesso do corpo discente e da instituição que atua. No contexto contemporâneo das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC, é inevitável considerar o papel que as tecnologias da aprendizagem têm desempenhado nos cursos de formação continuada para professores, imprimindo muito mais rapidez e dinamicidade ao processo de aprendizagem. Este artigo traz algumas reflexões iniciais a respeito dessas questões e foi produzido a partir de uma pesquisa mais ampla e em andamento na linha de pesquisa III, Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Estudos de Linguagem do CEFET-MG – POSLING. A nossa expectativa é a de contribuir com o debate sobre formação docente ao longo da vida e com a promoção da autonomia de professores em serviço ao longo da vida e da carreira. |
id |
UFV-8_9a297c0b85e5eae3948c78358b0344df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3194 |
network_acronym_str |
UFV-8 |
network_name_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionaisFormação ao Longo da Vida. Consolidação de competências profissionais. Autonomia.O presente trabalho resulta da necessidade de destacar o profissional da educação, o professor, como o ator-chave de seu plano de crescimento pessoal e profissional, desconsiderando as pressões exteriores, frequentemente, fruto de um sistema educacional cada vez mais movido pela força do capital, para dar visibilidade às aspirações e anseio por conhecimento dos próprios educadores. Mesmo que a procura por formação contínua possa se relacionar intimamente com ganhos financeiros por meio de titulações acadêmicas, busca-se aqui, ir de encontro a narrativas de docentes que tenham ciência do que desejam aprender e que se dedicam a este ideal, o que por vezes reflete diretamente na consolidação de competências profissionais que dialoguem harmoniosamente com suas práticas pedagógicas, contribuindo com o sucesso do corpo discente e da instituição que atua. No contexto contemporâneo das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC, é inevitável considerar o papel que as tecnologias da aprendizagem têm desempenhado nos cursos de formação continuada para professores, imprimindo muito mais rapidez e dinamicidade ao processo de aprendizagem. Este artigo traz algumas reflexões iniciais a respeito dessas questões e foi produzido a partir de uma pesquisa mais ampla e em andamento na linha de pesquisa III, Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Estudos de Linguagem do CEFET-MG – POSLING. A nossa expectativa é a de contribuir com o debate sobre formação docente ao longo da vida e com a promoção da autonomia de professores em serviço ao longo da vida e da carreira.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/319410.18540/revesvl1iss2pp0284-0296REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0284-0296REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0284-0296REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0284-02962595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/1520https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4547https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4548https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4549https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4550https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4551https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4552Oliveira, Mateus Esteves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-06T18:41:30Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3194Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2018-12-06T18:41:30REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais |
title |
FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais |
spellingShingle |
FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais Oliveira, Mateus Esteves de Formação ao Longo da Vida. Consolidação de competências profissionais. Autonomia. |
title_short |
FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais |
title_full |
FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais |
title_fullStr |
FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais |
title_sort |
FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA (FLV) NA DOCÊNCIA: perspectivas e interesses do professor rumo à consolidação de competências profissionais |
author |
Oliveira, Mateus Esteves de |
author_facet |
Oliveira, Mateus Esteves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mateus Esteves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação ao Longo da Vida. Consolidação de competências profissionais. Autonomia. |
topic |
Formação ao Longo da Vida. Consolidação de competências profissionais. Autonomia. |
description |
O presente trabalho resulta da necessidade de destacar o profissional da educação, o professor, como o ator-chave de seu plano de crescimento pessoal e profissional, desconsiderando as pressões exteriores, frequentemente, fruto de um sistema educacional cada vez mais movido pela força do capital, para dar visibilidade às aspirações e anseio por conhecimento dos próprios educadores. Mesmo que a procura por formação contínua possa se relacionar intimamente com ganhos financeiros por meio de titulações acadêmicas, busca-se aqui, ir de encontro a narrativas de docentes que tenham ciência do que desejam aprender e que se dedicam a este ideal, o que por vezes reflete diretamente na consolidação de competências profissionais que dialoguem harmoniosamente com suas práticas pedagógicas, contribuindo com o sucesso do corpo discente e da instituição que atua. No contexto contemporâneo das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC, é inevitável considerar o papel que as tecnologias da aprendizagem têm desempenhado nos cursos de formação continuada para professores, imprimindo muito mais rapidez e dinamicidade ao processo de aprendizagem. Este artigo traz algumas reflexões iniciais a respeito dessas questões e foi produzido a partir de uma pesquisa mais ampla e em andamento na linha de pesquisa III, Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Estudos de Linguagem do CEFET-MG – POSLING. A nossa expectativa é a de contribuir com o debate sobre formação docente ao longo da vida e com a promoção da autonomia de professores em serviço ao longo da vida e da carreira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194 10.18540/revesvl1iss2pp0284-0296 |
url |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194 |
identifier_str_mv |
10.18540/revesvl1iss2pp0284-0296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/1520 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4547 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4548 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4549 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4550 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4551 https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3194/4552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0284-0296 REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0284-0296 REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0284-0296 2595-4490 reponame:REVES - Revista Relações Sociais instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
collection |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
reves.journal@ufv.br|| |
_version_ |
1792207365918949376 |