REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3171 |
Resumo: | As mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas têm reforçado a necessidade de formação de um novo tipo de trabalhador. A educação, nesse contexto, é colocada como uma área de grande valor estratégico e é apontada tanto como a causa como a solução para os problemas inerentes ao sistema capitalista. Os reformadores empresariais, na ambição de ‘consertar’ a educação, veiculam um discurso que desqualifica as práticas docentes – consideradas ineficientes, e, ao mesmo tempo, formulam propostas de reformas que visam a alteração do próprio trabalho dos professores e professoras; fatores que abalam a identidade desses profissionais. Por meio de um diálogo com importantes autores da área de trabalho e educação o presente estudo aborda a relação entre o trabalho e a constituição das identidades nas atividades laborais em geral e na docência em particular, além de indicar aspectos de como as transformações no mundo do trabalho e as reformas educacionais das últimas décadas têm induzido alterações nas identidades dos professores e professoras; além disso, demonstra como as reformas vão ao encontro dos interesses dos grupos hegemônicos da sociedade capitalista contemporânea e contra os interesses daqueles que se pautam pela construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva. |
id |
UFV-8_cb4884754f366f95790cc67d3ef1d6c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3171 |
network_acronym_str |
UFV-8 |
network_name_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTESEducaçãoTrabalho docenteIdentidadeReformas educacionaisAs mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas têm reforçado a necessidade de formação de um novo tipo de trabalhador. A educação, nesse contexto, é colocada como uma área de grande valor estratégico e é apontada tanto como a causa como a solução para os problemas inerentes ao sistema capitalista. Os reformadores empresariais, na ambição de ‘consertar’ a educação, veiculam um discurso que desqualifica as práticas docentes – consideradas ineficientes, e, ao mesmo tempo, formulam propostas de reformas que visam a alteração do próprio trabalho dos professores e professoras; fatores que abalam a identidade desses profissionais. Por meio de um diálogo com importantes autores da área de trabalho e educação o presente estudo aborda a relação entre o trabalho e a constituição das identidades nas atividades laborais em geral e na docência em particular, além de indicar aspectos de como as transformações no mundo do trabalho e as reformas educacionais das últimas décadas têm induzido alterações nas identidades dos professores e professoras; além disso, demonstra como as reformas vão ao encontro dos interesses dos grupos hegemônicos da sociedade capitalista contemporânea e contra os interesses daqueles que se pautam pela construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/317110.18540/revesvl1iss2pp0209-0222REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0209-0222REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0209-0222REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0209-02222595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3171/1508Lemes, Núbia Cristina dos Santosde Melo, Kênia AbbadiaBorges, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-06T18:41:24Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3171Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2018-12-06T18:41:24REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES |
title |
REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES |
spellingShingle |
REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES Lemes, Núbia Cristina dos Santos Educação Trabalho docente Identidade Reformas educacionais |
title_short |
REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES |
title_full |
REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES |
title_fullStr |
REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES |
title_full_unstemmed |
REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES |
title_sort |
REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES |
author |
Lemes, Núbia Cristina dos Santos |
author_facet |
Lemes, Núbia Cristina dos Santos de Melo, Kênia Abbadia Borges, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
de Melo, Kênia Abbadia Borges, Bruno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Núbia Cristina dos Santos de Melo, Kênia Abbadia Borges, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Trabalho docente Identidade Reformas educacionais |
topic |
Educação Trabalho docente Identidade Reformas educacionais |
description |
As mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas têm reforçado a necessidade de formação de um novo tipo de trabalhador. A educação, nesse contexto, é colocada como uma área de grande valor estratégico e é apontada tanto como a causa como a solução para os problemas inerentes ao sistema capitalista. Os reformadores empresariais, na ambição de ‘consertar’ a educação, veiculam um discurso que desqualifica as práticas docentes – consideradas ineficientes, e, ao mesmo tempo, formulam propostas de reformas que visam a alteração do próprio trabalho dos professores e professoras; fatores que abalam a identidade desses profissionais. Por meio de um diálogo com importantes autores da área de trabalho e educação o presente estudo aborda a relação entre o trabalho e a constituição das identidades nas atividades laborais em geral e na docência em particular, além de indicar aspectos de como as transformações no mundo do trabalho e as reformas educacionais das últimas décadas têm induzido alterações nas identidades dos professores e professoras; além disso, demonstra como as reformas vão ao encontro dos interesses dos grupos hegemônicos da sociedade capitalista contemporânea e contra os interesses daqueles que se pautam pela construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3171 10.18540/revesvl1iss2pp0209-0222 |
url |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3171 |
identifier_str_mv |
10.18540/revesvl1iss2pp0209-0222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3171/1508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0209-0222 REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0209-0222 REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0209-0222 2595-4490 reponame:REVES - Revista Relações Sociais instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
collection |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
reves.journal@ufv.br|| |
_version_ |
1792207365888540672 |