REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Núbia Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Melo, Kênia Abbadia, Borges, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3171
Resumo: As mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas têm reforçado a necessidade de formação de um novo tipo de trabalhador. A educação, nesse contexto, é colocada como uma área de grande valor estratégico e é apontada tanto como a causa como a solução para os problemas inerentes ao sistema capitalista. Os reformadores empresariais, na ambição de ‘consertar’ a educação, veiculam um discurso que desqualifica as práticas docentes – consideradas ineficientes, e, ao mesmo tempo, formulam propostas de reformas que visam a alteração do próprio trabalho dos professores e professoras; fatores que abalam a identidade desses profissionais. Por meio de um diálogo com importantes autores da área de trabalho e educação o presente estudo aborda a relação entre o trabalho e a constituição das identidades nas atividades laborais em geral e na docência em particular, além de indicar aspectos de como as transformações no mundo do trabalho e as reformas educacionais das últimas décadas têm induzido alterações nas identidades dos professores e professoras; além disso, demonstra como as reformas vão ao encontro dos interesses dos grupos hegemônicos da sociedade capitalista contemporânea e contra os interesses daqueles que se pautam pela construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.
id UFV-8_cb4884754f366f95790cc67d3ef1d6c3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3171
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTESEducaçãoTrabalho docenteIdentidadeReformas educacionaisAs mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas têm reforçado a necessidade de formação de um novo tipo de trabalhador. A educação, nesse contexto, é colocada como uma área de grande valor estratégico e é apontada tanto como a causa como a solução para os problemas inerentes ao sistema capitalista. Os reformadores empresariais, na ambição de ‘consertar’ a educação, veiculam um discurso que desqualifica as práticas docentes – consideradas ineficientes, e, ao mesmo tempo, formulam propostas de reformas que visam a alteração do próprio trabalho dos professores e professoras; fatores que abalam a identidade desses profissionais. Por meio de um diálogo com importantes autores da área de trabalho e educação o presente estudo aborda a relação entre o trabalho e a constituição das identidades nas atividades laborais em geral e na docência em particular, além de indicar aspectos de como as transformações no mundo do trabalho e as reformas educacionais das últimas décadas têm induzido alterações nas identidades dos professores e professoras; além disso, demonstra como as reformas vão ao encontro dos interesses dos grupos hegemônicos da sociedade capitalista contemporânea e contra os interesses daqueles que se pautam pela construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/317110.18540/revesvl1iss2pp0209-0222REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0209-0222REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0209-0222REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0209-02222595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3171/1508Lemes, Núbia Cristina dos Santosde Melo, Kênia AbbadiaBorges, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-06T18:41:24Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3171Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2018-12-06T18:41:24REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES
title REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES
spellingShingle REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES
Lemes, Núbia Cristina dos Santos
Educação
Trabalho docente
Identidade
Reformas educacionais
title_short REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES
title_full REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES
title_fullStr REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES
title_full_unstemmed REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES
title_sort REFORMAS, TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES
author Lemes, Núbia Cristina dos Santos
author_facet Lemes, Núbia Cristina dos Santos
de Melo, Kênia Abbadia
Borges, Bruno
author_role author
author2 de Melo, Kênia Abbadia
Borges, Bruno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Núbia Cristina dos Santos
de Melo, Kênia Abbadia
Borges, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Trabalho docente
Identidade
Reformas educacionais
topic Educação
Trabalho docente
Identidade
Reformas educacionais
description As mudanças ocorridas no mundo do trabalho nas últimas décadas têm reforçado a necessidade de formação de um novo tipo de trabalhador. A educação, nesse contexto, é colocada como uma área de grande valor estratégico e é apontada tanto como a causa como a solução para os problemas inerentes ao sistema capitalista. Os reformadores empresariais, na ambição de ‘consertar’ a educação, veiculam um discurso que desqualifica as práticas docentes – consideradas ineficientes, e, ao mesmo tempo, formulam propostas de reformas que visam a alteração do próprio trabalho dos professores e professoras; fatores que abalam a identidade desses profissionais. Por meio de um diálogo com importantes autores da área de trabalho e educação o presente estudo aborda a relação entre o trabalho e a constituição das identidades nas atividades laborais em geral e na docência em particular, além de indicar aspectos de como as transformações no mundo do trabalho e as reformas educacionais das últimas décadas têm induzido alterações nas identidades dos professores e professoras; além disso, demonstra como as reformas vão ao encontro dos interesses dos grupos hegemônicos da sociedade capitalista contemporânea e contra os interesses daqueles que se pautam pela construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3171
10.18540/revesvl1iss2pp0209-0222
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3171
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss2pp0209-0222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3171/1508
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 2 (2018); 0209-0222
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 2 (2018); 0209-0222
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 2 (2018); 0209-0222
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365888540672