LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Rodrigo Lemos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9431
Resumo: O presente artigo é o resultado de um estudo feito no curso de MBA - Gestão no Ensino Superior, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem como escopo a temática da legislação brasileira e das ações desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e comunitárias gaúchas, visando à diversidade étnico-racial. A pesquisa foi desenvolvida através de uma análise comparativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de seis IES deste Estado, sendo três delas públicas e três comunitárias. Para tanto nos valemos da metodologia atinente à análise textual discursiva a fim de verificarmos a forma como as IES trabalham na perspectiva das ações voltadas às questões étnico-raciais, e se estas levam em consideração o que é preconizado na legislação brasileira a este respeito. 
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Simões, Rodrigo Lemos
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