LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9431 |
Resumo: | O presente artigo é o resultado de um estudo feito no curso de MBA - Gestão no Ensino Superior, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem como escopo a temática da legislação brasileira e das ações desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e comunitárias gaúchas, visando à diversidade étnico-racial. A pesquisa foi desenvolvida através de uma análise comparativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de seis IES deste Estado, sendo três delas públicas e três comunitárias. Para tanto nos valemos da metodologia atinente à análise textual discursiva a fim de verificarmos a forma como as IES trabalham na perspectiva das ações voltadas às questões étnico-raciais, e se estas levam em consideração o que é preconizado na legislação brasileira a este respeito. |
id |
UFV-8_d88c9171f88f1b7ce2585ba8dfc0bab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/9431 |
network_acronym_str |
UFV-8 |
network_name_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHASEnsino superiorEducaçãoDiversidade étnico racialPolíticas públicasPano de Desenvolvimento Institucional (PDI)O presente artigo é o resultado de um estudo feito no curso de MBA - Gestão no Ensino Superior, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem como escopo a temática da legislação brasileira e das ações desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e comunitárias gaúchas, visando à diversidade étnico-racial. A pesquisa foi desenvolvida através de uma análise comparativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de seis IES deste Estado, sendo três delas públicas e três comunitárias. Para tanto nos valemos da metodologia atinente à análise textual discursiva a fim de verificarmos a forma como as IES trabalham na perspectiva das ações voltadas às questões étnico-raciais, e se estas levam em consideração o que é preconizado na legislação brasileira a este respeito. Universidade Federal de Viçosa - UFV2020-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/943110.18540/revesvl3iss3pp0024-0037REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 3 No. 3 (2020); 0024-0037REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 3 Núm. 3 (2020); 0024-0037REVES - Revista Relações Sociais; v. 3 n. 3 (2020); 0024-00372595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9431/5702Copyright (c) 2020 REVES - Revista Relações Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Rodrigo Lemos2021-02-19T19:01:21Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/9431Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2021-02-19T19:01:21REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS |
title |
LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS |
spellingShingle |
LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS Simões, Rodrigo Lemos Ensino superior Educação Diversidade étnico racial Políticas públicas Pano de Desenvolvimento Institucional (PDI) |
title_short |
LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS |
title_full |
LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS |
title_fullStr |
LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS |
title_full_unstemmed |
LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS |
title_sort |
LEGISLAÇÃO E AÇÕES VISANDO À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COMPARATIVO DOS PDIS DE IES PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS GAÚCHAS |
author |
Simões, Rodrigo Lemos |
author_facet |
Simões, Rodrigo Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Rodrigo Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Educação Diversidade étnico racial Políticas públicas Pano de Desenvolvimento Institucional (PDI) |
topic |
Ensino superior Educação Diversidade étnico racial Políticas públicas Pano de Desenvolvimento Institucional (PDI) |
description |
O presente artigo é o resultado de um estudo feito no curso de MBA - Gestão no Ensino Superior, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem como escopo a temática da legislação brasileira e das ações desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e comunitárias gaúchas, visando à diversidade étnico-racial. A pesquisa foi desenvolvida através de uma análise comparativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de seis IES deste Estado, sendo três delas públicas e três comunitárias. Para tanto nos valemos da metodologia atinente à análise textual discursiva a fim de verificarmos a forma como as IES trabalham na perspectiva das ações voltadas às questões étnico-raciais, e se estas levam em consideração o que é preconizado na legislação brasileira a este respeito. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9431 10.18540/revesvl3iss3pp0024-0037 |
url |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9431 |
identifier_str_mv |
10.18540/revesvl3iss3pp0024-0037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9431/5702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVES - Revista Relações Sociais info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVES - Revista Relações Sociais |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 3 No. 3 (2020); 0024-0037 REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 3 Núm. 3 (2020); 0024-0037 REVES - Revista Relações Sociais; v. 3 n. 3 (2020); 0024-0037 2595-4490 reponame:REVES - Revista Relações Sociais instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
collection |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
reves.journal@ufv.br|| |
_version_ |
1792207366428557312 |