Avaliação dos clientes externos de um hospital sobre a qualidade dos serviços de enfermagem
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Data de Publicação: | 2015 |
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Resumo: | RESUMO Estudo de caráter quantitativo e descritivo, que objetivou avaliar a qualidade da assistência de enfermagem e a satisfação do cliente externo de um hospital pólo, referência para a região ampliada de saúde. Para coleta de dados utilizou-se o instrumento adaptado e validado no Brasil, intitulado de Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP). Análises descritiva e univariada foram conduzidas. Dentre os clientes 53,4% era do sexo masculino, 43% com ensino fundamental incompleto, 52,9% casados, média de idade de 53,3 anos, média de internação hospitalar de 6,4 dias, 51,1% era a primeira internação na instituição. Os resultados apontaram que na avaliação dos três domínios, percebemos que os clientes externos relataram satisfação com o cuidado de enfermagem recebido uma vez que obtivemos uma média total de 3,7%, sendo que o domínio profissional foi o melhor avaliado seguido respectivamente pelos domínios de confiança e educacional. Esperamos que tais resultados forneçam ferramentas para subsidiar a gestão do serviço de enfermagem da instituição e forneça subsídios para a melhoria no processo de trabalho. |
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Ferreira, Paulo Henrique da CruzRibeiro, Liliane da Consolação CamposGuedes, Helisamara MotaAlves, MariliaAraújo, AlissonGuedes, Helisamara MotaUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Ribeiro, Liliane da Consolação Campos2016-07-11T19:39:24Z2016-07-11T19:39:24Z20152015-10-29FERREIRA, Paulo Henrique da Cruz. Avaliação dos clientes externos de um hospital sobre a qualidade dos serviços de enfermagem. 2015. 42 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2015.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/2e3ccaf5-d411-42a2-a527-39092ee349c6RESUMO Estudo de caráter quantitativo e descritivo, que objetivou avaliar a qualidade da assistência de enfermagem e a satisfação do cliente externo de um hospital pólo, referência para a região ampliada de saúde. Para coleta de dados utilizou-se o instrumento adaptado e validado no Brasil, intitulado de Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP). Análises descritiva e univariada foram conduzidas. Dentre os clientes 53,4% era do sexo masculino, 43% com ensino fundamental incompleto, 52,9% casados, média de idade de 53,3 anos, média de internação hospitalar de 6,4 dias, 51,1% era a primeira internação na instituição. Os resultados apontaram que na avaliação dos três domínios, percebemos que os clientes externos relataram satisfação com o cuidado de enfermagem recebido uma vez que obtivemos uma média total de 3,7%, sendo que o domínio profissional foi o melhor avaliado seguido respectivamente pelos domínios de confiança e educacional. Esperamos que tais resultados forneçam ferramentas para subsidiar a gestão do serviço de enfermagem da instituição e forneça subsídios para a melhoria no processo de trabalho.Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2015.ABSTRACT Study of exploratory and descriptive character, which aimed to evaluate the quality of nursing care and outpatient satisfaction of a pole hospital, a reference to the expanded health region. For data collection we used the adapted and validated instrument in Brazil, entitled Patient Satisfaction Instrument (PSI). Descriptive and univariate analyzes were conducted. Among the customers 53.4% were male, 43% had not completed elementary school, 52.9% married, average age 53.3 years, mean hospital stay of 6.4 days, 51.1% was the first hospitalization at the institution. The results show that the assessment of the three domains, we realize that external clients reported satisfaction with nursing care received since obtained an overall average of 3.7%, and the professional domain was the best evaluated followed respectively by domain confidence and educational. We hope that these results provide tools to subsidize the management of the institution's nursing service and provide subsidies to improve the work process.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliação dos clientes externos de um hospital sobre a qualidade dos serviços de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnfermagemAssistência hospitalarQualidade da assistência à saúdeSatisfação do pacienteIndicadores de qualidade em assistência à saúdeNursingHospital careQuality of health carePatient satisfactionQuality indicators in health carereponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILpaulo_henrique_cruz_ferreira.pdf.jpgpaulo_henrique_cruz_ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2582https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/f4205591-faf2-479f-8d29-121be8f5d4ba/download4929106aadda8a7202004612639ba150MD57falseAnonymousREADORIGINALpaulo_henrique_cruz_ferreira.pdfpaulo_henrique_cruz_ferreira.pdfapplication/pdf2821217https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/a4dc46b9-77d3-4af4-91a8-bd740e0a8328/download329372ee7884d45a7ca335ae5f127b1bMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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