PIBID: tornei-me professor?
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/75b7e583-7ee6-4e47-b9d3-388b44c7732e |
Resumo: | As políticas públicas educacionais voltadas para a formação de professores nas universidades brasileiras têm sido objeto recorrente de debates e estudos nos meios acadêmicos. Nessa direção, a presente pesquisa analisou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Campus Diamantina – MG, com o objetivo de verificar, junto aos ex-bolsistas formados na Licenciatura em Pedagogia, se as atividades desenvolvidas no PIBID contribuíram para sua formação docente. Para o alcance desse objetivo, foi feito um recorte temporal entre os anos de 2014 e 2015, com análise restrita ao curso mencionado. Tal opção ampara-se no fato de ser o curso responsável pela formação dos professores que atuam anos inicias da educação básica. O aporte teórico para sustentar este estudo foram autores como NÓVOA (1992), PIMENTA (1997), SAVIANI (2013), ROMANELLI (1986) e TARDIF (2002), dentre outros, por acreditar que trazem uma base sólida às reflexões próprias ao processo de formação docente. A organização deste trabalho propôs um estudo de caso, de caráter quantitativo, sem deixar de considerar e analisar qualitativamente os dados obtidos. Para tanto, foi feita uma pesquisa documental em fontes oficiais, através dos registros do PIBID da UFVJM. Foi realizada, ainda, uma revisão bibliográfica em livros, artigos, teses e dissertações referentes à formação de professores e políticas públicas. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário, enviado pelo Google Drive, aos alunos da licenciatura acima mencionada, que já concluíram o curso e que participaram do PIBID durante sua formação na UFVJM. Acreditamos que as considerações advindas desta pesquisa podem contribuir para a produção científica na área de políticas públicas educacionais, tanto da UFVJM quanto de outras instituições educacionais, pelo fato de o objeto ser de grande relevância no processo de formação docente, principalmente para as licenciaturas, como possibilidade de aproximar elementos que venham a favorecer o graduando a tornar-se professor. |
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Santana, Djiácomo NevesRamalho, Maria Nailde MartinsVieira, Flávio César FreitasMoraes, Emília MurtaUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Ramalho, Maria Nailde Martins2019-01-28T14:28:18Z2019-01-28T14:28:18Z20182018-10-09SANTANA, Djiácomo Neves. PIBID: tornei-me professor?. 2018. 127 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/75b7e583-7ee6-4e47-b9d3-388b44c7732eAs políticas públicas educacionais voltadas para a formação de professores nas universidades brasileiras têm sido objeto recorrente de debates e estudos nos meios acadêmicos. Nessa direção, a presente pesquisa analisou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Campus Diamantina – MG, com o objetivo de verificar, junto aos ex-bolsistas formados na Licenciatura em Pedagogia, se as atividades desenvolvidas no PIBID contribuíram para sua formação docente. Para o alcance desse objetivo, foi feito um recorte temporal entre os anos de 2014 e 2015, com análise restrita ao curso mencionado. Tal opção ampara-se no fato de ser o curso responsável pela formação dos professores que atuam anos inicias da educação básica. O aporte teórico para sustentar este estudo foram autores como NÓVOA (1992), PIMENTA (1997), SAVIANI (2013), ROMANELLI (1986) e TARDIF (2002), dentre outros, por acreditar que trazem uma base sólida às reflexões próprias ao processo de formação docente. A organização deste trabalho propôs um estudo de caso, de caráter quantitativo, sem deixar de considerar e analisar qualitativamente os dados obtidos. Para tanto, foi feita uma pesquisa documental em fontes oficiais, através dos registros do PIBID da UFVJM. Foi realizada, ainda, uma revisão bibliográfica em livros, artigos, teses e dissertações referentes à formação de professores e políticas públicas. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário, enviado pelo Google Drive, aos alunos da licenciatura acima mencionada, que já concluíram o curso e que participaram do PIBID durante sua formação na UFVJM. Acreditamos que as considerações advindas desta pesquisa podem contribuir para a produção científica na área de políticas públicas educacionais, tanto da UFVJM quanto de outras instituições educacionais, pelo fato de o objeto ser de grande relevância no processo de formação docente, principalmente para as licenciaturas, como possibilidade de aproximar elementos que venham a favorecer o graduando a tornar-se professor.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.Public educational policies focused in teacher education in Brazilian universities have been the recurring object of debates and studies in academic circles. In the same direction, the present study analyzed the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID) at the Federal University of the Valleys of Jequitinhonha and Mucuri - UFVJM, Campus Diamantina - MG, in order to verify the activities developed in the PIBID and the contribution for the teacher training of the former scholar students of Pedagogy. To reach this goal, a temporal cut was made between the years 2014 and 2015, with the analysis restricted to the mentioned course, because it is the one that is responsible for the training of teachers who work in the early years of basic education. The contribution to support this study were authors such as NÓVOA (1992), PIMENTA (1997), SAVIANI (2013), ROMANELLI (1986) and TARDIF (2002), a mongo thers, believing that the y provide a solid basis for the reflection up on the process of teacher education. The organization of this work proposed a quantitative case study, also considering qualitatively the data obtained. For that, a documentary research was done in official sources, through the records of PIBID of UFVJM. A bibliographic review was also carried out in books, articles, theses and dissertations related to teacher education and public policies. The data collection was done from a questionnaire, sent by Google Drive, to the students of the above mentioned degree, who already finished the course and who participated in PIBID during the formation in UFVJM. We believe that the considerations derived from this research can contribute to the scientific production in the area of educational public policies, both of the UFVJM and other educational institutions, because our object is of great relevance in the teacher training process, especially for undergraduates, as a possibility of bringing together elements that will favor the graduate to become a teacher.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessPIBID: tornei-me professor?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPolíticas públicasPIBIDFormação de professorPublic policiesTeacher trainingreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILdjiacomo_neves_santana.pdf.jpgdjiacomo_neves_santana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2333https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/f4d9b61a-671e-48de-a36f-a154b09f3fbb/downloadc0fb2911c687c1f9a5cdad35196144d1MD57falseAnonymousREADORIGINALdjiacomo_neves_santana.pdfdjiacomo_neves_santana.pdfapplication/pdf1100005https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/f4ff3a12-5f6e-43b8-89e5-57ea1ea214ed/download164542bb220745651d4bbb436dac141aMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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