Estudos sobre a produção científica do marketing de conteúdo e análise de métricas no varejo farmacêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcanjo, Thamara Serafim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/d166ffc9-c15a-429b-baad-ba5e14f38132
Resumo: O trabalho teve como objetivo realizar pesquisas sobre marketing de conteúdo e termos correlacionados com o propósito de compreender melhor seus delineamentos, aplicabilidades e implementações contribuindo, assim, para preencher lacunas ainda existentes sobre o tema. Como fruto desse objetivo de pesquisa foram elaborados três artigos científicos que se interrelacionaram, cada artigo teve seu objetivo também definido. Desse modo, o primeiro artigo teve como objetivo mapear e caracterizar as possíveis publicações científicas internacionais na base de dados Web of Science no período que compreende o ano de 2012 até o mês de agosto de 2020 que abordaram pontualmente o marketing de conteúdo em plataformas digitais. Foi realizada uma análise bibliométrica de 92 publicações encontradas na base de dados, em conjunto com uma análise textual dos três artigos com maior número de citações. Após análise dos resultados, constatou-se que o ano de 2018 foi o que obteve o maior número de publicações, os Estados Unidos é o país que mais publicou sobre a temática e os três artigos mais citados se encontram em Qualis Periódicos A1, A1 e B2. O segundo artigo elaborado teve como objetivo caracterizar as publicações levantadas no primeiro artigo sobre as temáticas envolvendo marketing de conteúdo no ambiente digital correspondente ao período que compreende o ano de 2012 até o mês de agosto de 2020. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa, sendo selecionados 26 resumos dos artigos encontrados na base de dados citada e posteriormente, utilizou-se o software IRaMuTeQ para auxiliar na análise de conteúdo do corpus textual. Concluiu-se que o relacionamento entre marca-cliente é um ponto essencial dentro dessa temática e que o marketing de conteúdo digital é decisivo para obtenção de resultados robustos e crescimento dos negócios a longo prazo. O terceiro artigo teve como objetivo descrever e caracterizar a utilização do marketing de conteúdo pelas redes de farmácia Indiana e Pague Menos na plataforma Instagram, bem como comparar seus resultados com base em métricas. Como resultado das análises efetuadas, foi constatado que as duas empresas dão preferência aos posts associados ao marketing de produtos/serviços do que relacionados ao marketing de conteúdo. No que se refere aos posts estritamente de conteúdo, prevaleceu nas duas empresas o tipo informativo/educativo e o de utilidade/relevância. Quanto aos formatos, a Pague Menos utiliza mais o vídeo e a Indiana o carrossel. O estudo torna-se importante visto que relaciona importantes características das publicações que compõem as temáticas pesquisadas, as quais estão inseridas no contexto de marketing de conteúdo, bem como apresenta implicações práticas em uma plataforma de rede social específica. Ademais, nota-se que os consumidores estão mais informados e exigentes, desse modo a utilização de estratégias exclusivamente do marketing tradicional não surtem mais efeitos. Sendo necessário, assim, uma maior compreensão do marketing de conteúdo, já que ele permite uma abordagem diferenciada e com melhores resultados a longo prazo.
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spelling Arcanjo, Thamara SerafimUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Souza, Marcio Coutinho de2022-12-13T19:41:00Z2022-12-13T19:41:00Z20222022-07-05ARCANJO, Thamara Serafim. Estudos sobre a produção científica do marketing de conteúdo e análise de métricas no varejo farmacêutico. 2022. 111 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Ambiente e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2022.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/d166ffc9-c15a-429b-baad-ba5e14f38132O trabalho teve como objetivo realizar pesquisas sobre marketing de conteúdo e termos correlacionados com o propósito de compreender melhor seus delineamentos, aplicabilidades e implementações contribuindo, assim, para preencher lacunas ainda existentes sobre o tema. Como fruto desse objetivo de pesquisa foram elaborados três artigos científicos que se interrelacionaram, cada artigo teve seu objetivo também definido. Desse modo, o primeiro artigo teve como objetivo mapear e caracterizar as possíveis publicações científicas internacionais na base de dados Web of Science no período que compreende o ano de 2012 até o mês de agosto de 2020 que abordaram pontualmente o marketing de conteúdo em plataformas digitais. Foi realizada uma análise bibliométrica de 92 publicações encontradas na base de dados, em conjunto com uma análise textual dos três artigos com maior número de citações. Após análise dos resultados, constatou-se que o ano de 2018 foi o que obteve o maior número de publicações, os Estados Unidos é o país que mais publicou sobre a temática e os três artigos mais citados se encontram em Qualis Periódicos A1, A1 e B2. O segundo artigo elaborado teve como objetivo caracterizar as publicações levantadas no primeiro artigo sobre as temáticas envolvendo marketing de conteúdo no ambiente digital correspondente ao período que compreende o ano de 2012 até o mês de agosto de 2020. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa, sendo selecionados 26 resumos dos artigos encontrados na base de dados citada e posteriormente, utilizou-se o software IRaMuTeQ para auxiliar na análise de conteúdo do corpus textual. Concluiu-se que o relacionamento entre marca-cliente é um ponto essencial dentro dessa temática e que o marketing de conteúdo digital é decisivo para obtenção de resultados robustos e crescimento dos negócios a longo prazo. O terceiro artigo teve como objetivo descrever e caracterizar a utilização do marketing de conteúdo pelas redes de farmácia Indiana e Pague Menos na plataforma Instagram, bem como comparar seus resultados com base em métricas. Como resultado das análises efetuadas, foi constatado que as duas empresas dão preferência aos posts associados ao marketing de produtos/serviços do que relacionados ao marketing de conteúdo. No que se refere aos posts estritamente de conteúdo, prevaleceu nas duas empresas o tipo informativo/educativo e o de utilidade/relevância. Quanto aos formatos, a Pague Menos utiliza mais o vídeo e a Indiana o carrossel. O estudo torna-se importante visto que relaciona importantes características das publicações que compõem as temáticas pesquisadas, as quais estão inseridas no contexto de marketing de conteúdo, bem como apresenta implicações práticas em uma plataforma de rede social específica. Ademais, nota-se que os consumidores estão mais informados e exigentes, desse modo a utilização de estratégias exclusivamente do marketing tradicional não surtem mais efeitos. Sendo necessário, assim, uma maior compreensão do marketing de conteúdo, já que ele permite uma abordagem diferenciada e com melhores resultados a longo prazo.Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2022.The objective of this work was to carry out research on content marketing and correlated terms in order to better understand their designs, applicability and implementations, thus contributing to fill gaps that still exist on the subject. As a result of this research objective, three scientific articles were prepared that were interrelated, each article also had its objective defined. Thus, the first article aimed to map and characterize the possible international scientific publications in the Web of Science database in the period from 2012 to August 2020 that punctually addressed content marketing on digital platforms. A bibliometric analysis of 92 publications found in the database was performed, together with a textual analysis of the three articles with the highest number of citations. After analyzing the results, it was found that the year 2018 was the one with the highest number of publications, the United States is the country that published the most on the subject and the three most cited articles are found in Qualis Periodicals A1, A1 and B2. The second article elaborated aimed to characterize the publications raised in the first article on the themes involving content marketing in the digital environment corresponding to the period that comprises the year 2012 until the month of August 2020. It is a descriptive research with an approach quantitative-qualitative, being selected 26 abstracts of the articles found in the cited database and later, the software IRaMuTeQ was used to assist in the analysis of the content of the textual corpus. It was concluded that the relationship between brand-customer is an essential point within this theme and that digital content marketing is decisive for obtaining robust results and long-term business growth. The third article aimed to describe and characterize the use of content marketing by the Indiana and Pague Menos pharmacy chains on the Instagram platform, as well as compare their results based on metrics. As a result of the analyzes carried out, it was found that the two companies give preference to posts associated with product/service marketing than those related to content marketing. With regard to strictly content posts, the informative/educational type and the useful/relevance type prevailed in both companies. As for formats, Pague Menos uses video more and Indiana uses the carousel. The study becomes important since it lists important characteristics of the publications that make up the researched themes, which are inserted in the context of content marketing, as well as presents practical implications in a specific social network platform. In addition, it is noted that consumers are more informed and demanding, so the use of strategies exclusively of traditional marketing does not have more effects. Thus, a greater understanding of content marketing is necessary, as it allows a differentiated approach with better long-term results.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEstudos sobre a produção científica do marketing de conteúdo e análise de métricas no varejo farmacêuticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarketing de conteúdoDiferenciaçãoMarcaEngajamentoMétricasreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILthamara_serafim_arcanjo.pdf.jpgthamara_serafim_arcanjo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3430https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/d62e02ff-a877-47ab-9944-84a9364201d0/downloadcbf29a8f8998ec19b71ad63713edae08MD54falseAnonymousREADTEXTthamara_serafim_arcanjo.pdf.txtthamara_serafim_arcanjo.pdf.txtExtracted texttext/plain238040https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/13f4bb3d-7f6d-40fb-b8ac-45cbf27e2d86/downloadd4dacd8271ec48eb49e4a365d1aa66feMD53falseAnonymousREADORIGINALthamara_serafim_arcanjo.pdfthamara_serafim_arcanjo.pdfapplication/pdf3297182https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/50877f04-f39e-4387-8f10-890263e67f1a/download1bb6248648f9488f7593c4cced2dcfc3MD51trueAnonymousREADLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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