Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n10-212 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37913 |
Resumo: | Diante do aumento do uso das redes sociais, a produção de conteúdo por empresas, marcas ou empreendedores que buscavam se conectar com seu público-alvocresceu de forma desordenadaem tais redes.O marketing de conteúdo foi adotado como estratégia para auxiliar na atração e engajamento nas plataformas digitais, pois tem como objetivo gerar informação útil e relevante para o público, sendo assim, au-mentando as chances de conversão das interações em vendas.O objetivo central da presente pesquisa é analisar a eficiência e eficácia da utilização de estratégias de marketing de conteúdo na rede social Instagram, visando a construção de influência digital, assim como mensurar o engajamento do público-alvode forma orgânica. O método de pesquisa utilizado foi desenvolvido em duas etapas, a primeira consistiu na criação e desenvolvimento de um perfil na rede social Instagram, para viabilizar a entrega do conteúdo e análise dos dados coletados através do analytics da rede so-cial e do Facebook Business, a qual é atrelada nativamente. A segunda etapa con-sistiu na aplicação das estratégias de marketing de conteúdo em quatro passos: construção da identidade visual, planejamento do conteúdo, criação de um material rico e o desenvolvimento de um infoproduto. Os principais resultados apontam que a utilização das estratégias possibilitou aumentar o engajamento do público-alvo em 2.974,00% em média e permitiu a conversão de 12% do engajamento em vendas. Conclui-se que a utilização de estratégias de marketing de conteúdo no Instagram são bastante eficazes em alavancar as interações e vendas na plataforma. |
id |
VERACRUZ-0_f91cb949436981adae3751561c837518 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37913 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influenceMarketing Digital. Redes Sociais. Engajamento. Métricas. Instagram.Diante do aumento do uso das redes sociais, a produção de conteúdo por empresas, marcas ou empreendedores que buscavam se conectar com seu público-alvocresceu de forma desordenadaem tais redes.O marketing de conteúdo foi adotado como estratégia para auxiliar na atração e engajamento nas plataformas digitais, pois tem como objetivo gerar informação útil e relevante para o público, sendo assim, au-mentando as chances de conversão das interações em vendas.O objetivo central da presente pesquisa é analisar a eficiência e eficácia da utilização de estratégias de marketing de conteúdo na rede social Instagram, visando a construção de influência digital, assim como mensurar o engajamento do público-alvode forma orgânica. O método de pesquisa utilizado foi desenvolvido em duas etapas, a primeira consistiu na criação e desenvolvimento de um perfil na rede social Instagram, para viabilizar a entrega do conteúdo e análise dos dados coletados através do analytics da rede so-cial e do Facebook Business, a qual é atrelada nativamente. A segunda etapa con-sistiu na aplicação das estratégias de marketing de conteúdo em quatro passos: construção da identidade visual, planejamento do conteúdo, criação de um material rico e o desenvolvimento de um infoproduto. Os principais resultados apontam que a utilização das estratégias possibilitou aumentar o engajamento do público-alvo em 2.974,00% em média e permitiu a conversão de 12% do engajamento em vendas. Conclui-se que a utilização de estratégias de marketing de conteúdo no Instagram são bastante eficazes em alavancar as interações e vendas na plataforma.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3791310.34117/bjdv7n10-212Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97831-97849Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97831-97849Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97831-978492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37913/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, David UenderLima, Gustavo BarbieriGarcia, Sheila Farias AlvesGalli, Lesley Carina do Lago Attadia2022-02-03T19:58:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37913Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:13.825687Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence |
title |
Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence |
spellingShingle |
Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence de Oliveira, David Uender Marketing Digital. Redes Sociais. Engajamento. Métricas. Instagram. de Oliveira, David Uender Marketing Digital. Redes Sociais. Engajamento. Métricas. Instagram. |
title_short |
Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence |
title_full |
Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence |
title_fullStr |
Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence |
title_full_unstemmed |
Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence |
title_sort |
Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence |
author |
de Oliveira, David Uender |
author_facet |
de Oliveira, David Uender de Oliveira, David Uender Lima, Gustavo Barbieri Garcia, Sheila Farias Alves Galli, Lesley Carina do Lago Attadia Lima, Gustavo Barbieri Garcia, Sheila Farias Alves Galli, Lesley Carina do Lago Attadia |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Gustavo Barbieri Garcia, Sheila Farias Alves Galli, Lesley Carina do Lago Attadia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, David Uender Lima, Gustavo Barbieri Garcia, Sheila Farias Alves Galli, Lesley Carina do Lago Attadia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Digital. Redes Sociais. Engajamento. Métricas. Instagram. |
topic |
Marketing Digital. Redes Sociais. Engajamento. Métricas. Instagram. |
description |
Diante do aumento do uso das redes sociais, a produção de conteúdo por empresas, marcas ou empreendedores que buscavam se conectar com seu público-alvocresceu de forma desordenadaem tais redes.O marketing de conteúdo foi adotado como estratégia para auxiliar na atração e engajamento nas plataformas digitais, pois tem como objetivo gerar informação útil e relevante para o público, sendo assim, au-mentando as chances de conversão das interações em vendas.O objetivo central da presente pesquisa é analisar a eficiência e eficácia da utilização de estratégias de marketing de conteúdo na rede social Instagram, visando a construção de influência digital, assim como mensurar o engajamento do público-alvode forma orgânica. O método de pesquisa utilizado foi desenvolvido em duas etapas, a primeira consistiu na criação e desenvolvimento de um perfil na rede social Instagram, para viabilizar a entrega do conteúdo e análise dos dados coletados através do analytics da rede so-cial e do Facebook Business, a qual é atrelada nativamente. A segunda etapa con-sistiu na aplicação das estratégias de marketing de conteúdo em quatro passos: construção da identidade visual, planejamento do conteúdo, criação de um material rico e o desenvolvimento de um infoproduto. Os principais resultados apontam que a utilização das estratégias possibilitou aumentar o engajamento do público-alvo em 2.974,00% em média e permitiu a conversão de 12% do engajamento em vendas. Conclui-se que a utilização de estratégias de marketing de conteúdo no Instagram são bastante eficazes em alavancar as interações e vendas na plataforma. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37913 10.34117/bjdv7n10-212 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37913 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n10-212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37913/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 97831-97849 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 97831-97849 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 97831-97849 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183790771961856 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n10-212 |