Engajamento em perfis de empresas do varejo da cidade de Caicó – RN: um estudo com o Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cristovão da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49372
Resumo: O marketing digital é algo que trouxe uma nova forma para que as empresas possam divulgar os seus produtos/serviços. As empresas buscam estar onde seus clientes estão, os clientes pesquisam sobre as marcas e obtém informações sobre elas e produtos por meio da mídia social. Na “era digital” novas possibilidades para as empresas surgiram, com a possibilidade de interagir, comercializar produtos e serviços, divulgar informações e estimular a propaganda através das redes. Com isso, o engajamento pode atribuir-se de diversas formas diferentes, engajamento trata-se da criação de uma conexão mais significativa entre a empresa e o seu consumidor de forma duradoura. Nas mídias sociais uma métrica para se considerar seria o engajamento, é uma métrica de desempenho das publicações em mídia social, que se é construída por meio das atividades dos usuários. O presente estudo tem como questão de pesquisa: Quais os fatores que contribuem para o engajamento, em perfis do Instagram de empresas do setor de varejo, da cidade de Caicó/RN?. Para alcançar tal objetivo, esta pesquisa fez uso da metodologia quantitativa de caráter exploratório. Os dados das empresas serão obtidos a partir da plataforma Social Blade. Os dados coletados da plataforma foram armazenados em uma planilha do software Excel para ser aplicado uma correlação e regressão linear objetivando analisar o que influencia o engajamento. E como resultado, percebeu-se que os fatores que mais contribuem para o engajamento são comentários na publicação, seguido de seguidores ganhos e likes na publicação.
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Na “era digital” novas possibilidades para as empresas surgiram, com a possibilidade de interagir, comercializar produtos e serviços, divulgar informações e estimular a propaganda através das redes. Com isso, o engajamento pode atribuir-se de diversas formas diferentes, engajamento trata-se da criação de uma conexão mais significativa entre a empresa e o seu consumidor de forma duradoura. Nas mídias sociais uma métrica para se considerar seria o engajamento, é uma métrica de desempenho das publicações em mídia social, que se é construída por meio das atividades dos usuários. O presente estudo tem como questão de pesquisa: Quais os fatores que contribuem para o engajamento, em perfis do Instagram de empresas do setor de varejo, da cidade de Caicó/RN?. Para alcançar tal objetivo, esta pesquisa fez uso da metodologia quantitativa de caráter exploratório. Os dados das empresas serão obtidos a partir da plataforma Social Blade. Os dados coletados da plataforma foram armazenados em uma planilha do software Excel para ser aplicado uma correlação e regressão linear objetivando analisar o que influencia o engajamento. E como resultado, percebeu-se que os fatores que mais contribuem para o engajamento são comentários na publicação, seguido de seguidores ganhos e likes na publicação.Digital marketing is something that has brought a new way for companies to advertise their products or services. Companies seek to be where their customers are, customers research about brands and obtain information about them and products through social media. In the digital age, new possibilities for companies have emerged, with the possibility of interacting, selling products and services, disseminating information and stimulating advertising through networks. With that, engagement can be attributed in several dif- ferent ways, engagement is about creating a more meaningful connection between the company and its consumer in a lasting way. In social media a metric to consider would be engagement, it is a performance metric of publications in social media, which is built through the activities of users. This study has the research question: What are the factors that contribute to the engagement, in Instagram profiles of companies in the retail sector, in the city of Caicó-RN?. To achieve this goal, this research made use of an exploratory quantitative methodology. Company data will be obtained from the Social Blade platform. The data collected from the platform were stored in an Excel software spreadsheet for correlation and linear regression to be applied in order to analyze what influences engage- ment. As a result, it was realized that the factors that most contribute to engagement are comments on the publication, followed by gained followers and likes on the publication.Universidade Federal do Rio Grande do NorteSistemas de InformaçãoUFRNBrasilDepartamento de Computação e TecnologiaAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing DigitalInstagramRede SocialEngajamentoSocial BladeMétricas de DesempenhoEngajamento em perfis de empresas do varejo da cidade de Caicó – RN: um estudo com o Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCRISTOVÃO-LIMA_TCC_V_envio.pdfCRISTOVÃO-LIMA_TCC_V_envio.pdfTCCapplication/pdf1945588https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49372/1/CRISTOVA%cc%83O-LIMA_TCC_V_envio.pdf8068aaa41cc52143541d4014c5bfa72eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49372/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49372/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/493722022-09-20 16:58:36.006oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-20T19:58:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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