Mitos e logos: repensando as dicotomias da modernidade ocidental sob a perspectiva da educação escolar indígena
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/c57fa681-15a8-4c69-ab26-0dda347c819e |
Resumo: | Arquivo substituído em 17/05/2022 para adequação do título da capa, folha de rosto e ficha catalográfica em consonância com a folha de aprovação. "Título anterior": "Mitos e logos: decolonialismo e a temática indígena na educação escolar básica". |
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Cavalcante, Amanda OttoniCambraia, Rosana PassosCarvalho, Marivaldo Aparecido deQueiroz, Henrique Almeida dePaes, Sílvia ReginaAlves, Thamar Kalil de CamposSilva, Nádia Maria Jorge MedeirosCarvalho, Marivaldo Aparecido deUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Cambraia, Rosana Passos2020-10-26T19:21:17Z2020-10-26T19:21:17Z20192019-08-07CAVALCANTE, Amanda Ottoni. Mitos e logos: repensando as dicotomias da modernidade ocidental sob a perspectiva da educação escolar indígena. 2019. 68 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Rurais) – Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/c57fa681-15a8-4c69-ab26-0dda347c819eArquivo substituído em 17/05/2022 para adequação do título da capa, folha de rosto e ficha catalográfica em consonância com a folha de aprovação. "Título anterior": "Mitos e logos: decolonialismo e a temática indígena na educação escolar básica".O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.O processo educacional escolar como direito das comunidades indígenas vem sendo constituído, no século XXI, em contraposição à tradição assimilacionista e integracionista de experiências escolares que tinham como finalidades o apagamento das diferenças culturais. Essa pesquisa teve como foco a reinterpretação dos mitos como método pedagógico para reinvenção das tradições culturais com base no próprio meio de transmissão do conhecimento tradicional. Analisou-se as representações que os povos indígenas predominaram no imaginário dos estudantes do Ensino Médio, no sentido de problematizar a concepção genérica do “ser índio” para recriar outras concepções baseadas no método partilhado através da investigação sobre o conhecimento histórico dos próprios indígenas. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica sobre as teorias decoloniais, o espaço rural brasileiro e a educação escolar indígena, e a análise do material didático “Rithioc Krenak” diferenciado e específico da educação escolar indígena - com foco na reinterpretação dos mitos para re-criar e re-significar a história do seu povo. Contribuindo para a “ressurgência” cultural no intuito de reverter o quadro de silenciamento da língua materna e análise das representações dos estudantes do ensino médio sobre os povos indígenas. Conclui-se que os mitos indígenas inseridos no processo educativo possuem uma linguagem específica da cultura e da vida social da comunidade. Contribuem para problematizar a temática indígena em sala de aula, uma vez que, toda representação social parte de uma naturalização de discursos construído ao longo do processo histórico.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2019.The school educational process as the human right of indigenous communities has been constituted, developed in the 21st century, in opposition to the assimilationist and integrationist tradition of school that had as their purpose the erasure of cultural differences. This research aims to identify the indigenous protagonism in the process of creation of specific didactic strategies seeking to reframe the cultural identity of the ethnic group Krenak according to the proposal of differentiated indigenous school education. It focused on the reinterpretation of myths as a pedagogical method to reinvent cultural traditions based on the very means of transmitting traditional knowledge. Analyze the representations that indigenous peoples predominated in the imagination of high school students, in order to problematize the generic conception of “being Indian” to recreate other conceptions based on the shared method through the observation of the indigenous people's own historical knowledge. The methodology used was the literature review on theories of decolonia, Brazilian rural space and indigenous school education, also analysis of teaching material “Rithioc Krenak”, differentiated and specific of indigenous school education with focus on reinterpretation of myths to re-raise and re-signifying the history, contributing to a cultural resurgence in order to reverse the framework about mother tongue and analysis of the representations of high school students about indigenous peoples. It is concluded that the indigenous myths inserted in the educational process have a specific language of culture. and the social life of the community. And the fieldwork project contributed to problematize the indigenous theme in the classroom, since all social representation starts from a naturalization of discourses built along the historical process.El proceso educativo escolar como un derecho de las comunidades indígenas se ha constituido, desarrollado en el siglo XXI, en oposición a la tradición asimilacionista e integracionista de las experiencias escolares que tenían como objetivo la eliminación de las diferencias culturales. Esta investigación se centró en la reinterpretación de los mitos como método pedagógico para reinventar las tradiciones culturales basadas en los mismos medios de transmisión del conocimiento tradicional. Analizar las representaciones de que los pueblos indígenas predominaban en la imaginación de los estudiantes de secundaria, a fin de problematizar la concepción genérica de "ser indio" para recrear otras concepciones basadas en el método compartido a través de la investigación del conocimiento histórico de los pueblos indígenas. La metodología utilizada fue la revisión de la literatura sobre teorías descoloniales, el espacio rural brasileño y la educación escolar indígena, el análisis del material didáctico diferenciado y específico "Rithioc Krenak" de la educación escolar indígena centrado en la reinterpretación de mitos para recrear y recrear significan la historia de su gente que contribuye al "resurgimiento" cultural para revertir la imagen silenciadora de la lengua materna y el análisis de las representaciones de los estudiantes de secundaria sobre los pueblos indígenas. Se concluye que los mitos indígenas insertados en el proceso educativo tienen un lenguaje específico de la cultura y la vida social de la comunidad. Contribuyeron a problematizar el tema indígena en el aula, ya que toda representación social parte de una naturalización de los discursos construidos a lo largo del proceso histórico.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessMitos e logos: repensando as dicotomias da modernidade ocidental sob a perspectiva da educação escolar indígenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConhecimento tradicionalRepresentações sociaisPráticas pedagógicasTraditional knowledgeSocial representationsPedagogical practicesConocimientos tradicionalesRepresentaciones socialesPrácticas pedagógicasreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILamanda_ottoni_cavalcante.pdf.jpgamanda_ottoni_cavalcante.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2596https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/b545561c-5e3e-426b-b2ab-7a8e563f8cfb/download6d653dcb1354e54ecf5ce84994dc1182MD58falseAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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