Letramento literário e documentos oficiais: um estudo das concepções de literatura e letramento literário nas normativas e orientações de estado
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | https://acervo.ufvjm.edu.br/items/2736a1fa-8cdf-4933-8aba-492f147dd866 |
Resumo: | Esta dissertação versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentações oficiais relativas ao ensino médio. O ensino de literatura tem se caracterizado, segundo alguns autores, pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. O objeto literário parece não ocupar o lugar de outrora. Segundo Cosson (2016), a literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar, por meio da análise documental, as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos ao ensino médio: Orientações Curriculares para o Ensino Médio; PCN + Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular e Conteúdo Básico Comum do estado de Minas Gerais. A análise documental tomou por base os pressupostos de Cellard (2012), em contínuo diálogo com trabalhos na área e as discussões de Candido (2011); Cosson (2014, 2016); Kleiman (1995, 2016); Martins (2015); Paulino e Cosson (2009). Dos autores citados, Cosson (2014, 2016) discute o conceito de letramento literário, entendido como a apropriação do texto literário pelo aluno, possibilitando uma experiência distinta frente ao texto, ampliação dos sentidos e estabelecimento de relações com a realidade. A análise dos documentos em sua relação com o ensino de literatura permitiu concluir que apenas as Orientações Curriculares para o Ensino Médio dedicam uma atenção maior para a leitura literária. Ainda assim, os documentos possuem teor mais prescritivo que propositivo. Esta pesquisa espera contribuir para se pensar em novas normativas que contemplem, de fato, o letramento literário bem como auxiliem em proposições que promovam uma valorização da literatura na escola. |
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Teixeira, Lucas LealVieira, Noemi Campos FreitasSantos, Rita de Cássia Silva DionísioRamalho, Mara LúciaUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Vieira, Noemi Campos Freitas2019-06-19T19:11:52Z2019-06-19T19:11:52Z20182018-12-06TEIXEIRA, Lucas Leal. Letramento literário e documentos oficiais: um estudo das concepções de literatura e letramento literário nas normativas e orientações de estado. 2018. 92 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/2736a1fa-8cdf-4933-8aba-492f147dd866Esta dissertação versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentações oficiais relativas ao ensino médio. O ensino de literatura tem se caracterizado, segundo alguns autores, pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. O objeto literário parece não ocupar o lugar de outrora. Segundo Cosson (2016), a literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar, por meio da análise documental, as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos ao ensino médio: Orientações Curriculares para o Ensino Médio; PCN + Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular e Conteúdo Básico Comum do estado de Minas Gerais. A análise documental tomou por base os pressupostos de Cellard (2012), em contínuo diálogo com trabalhos na área e as discussões de Candido (2011); Cosson (2014, 2016); Kleiman (1995, 2016); Martins (2015); Paulino e Cosson (2009). Dos autores citados, Cosson (2014, 2016) discute o conceito de letramento literário, entendido como a apropriação do texto literário pelo aluno, possibilitando uma experiência distinta frente ao texto, ampliação dos sentidos e estabelecimento de relações com a realidade. A análise dos documentos em sua relação com o ensino de literatura permitiu concluir que apenas as Orientações Curriculares para o Ensino Médio dedicam uma atenção maior para a leitura literária. Ainda assim, os documentos possuem teor mais prescritivo que propositivo. Esta pesquisa espera contribuir para se pensar em novas normativas que contemplem, de fato, o letramento literário bem como auxiliem em proposições que promovam uma valorização da literatura na escola.Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2018.Esta disertación trata de las concepciones de literatura y letramento literario en los documentos oficiales relativos a la enseñanza media. La enseñanza de literatura se ha caracterizado, de acuerdo com algunos autores, por la poca atención al texto literario en si y el apego a las cuestiones históricas. El objeto literario parece no ocupar el lugar de otrora. De acuerdo con Cosson (2016), la literatura sufrió una especie de borradura en la escuela. Delante de ese escenario, la presente investigación tuvo por objetivo principal investigar las concepciones de literatura y letramento literario en los siguientes documentos oficiales dirigidos a la enseñanza media: Orientações Curriculares para o Ensino Médio; PCN + Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular e Conteúdo Básico Comum do estado de Minas Gerais. El análisis documental tomó por base las presuposiciones de Cellard (2012), en incesante diálogo con trabajos en el área y las discusiones de Candido (2011); Cosson (2014, 2016); Kleiman (1995, 2016); Martins (2015); Paulino e Cosson (2009). De los autores mencionados, Cosson (2014, 2016) discute el concepto de letramento literario, entendido como la apropiación del texto literario por el alumno, posibilitando una experiencia distinta frente al texto, ampliación de los sentidos y establecimiento de relaciones con la realidad. El análisis de los documentos en su relación con la enseñanza de literatura permitió concluir que solamente las Orientações Curriculares para o Ensino Médio dedican una atención más detenida a la lectura literaria. Aún así, los documentos poseen carácter más prescritivo que propositivo. Esta investigación espera contribuir para pensarse en nuevas normativas que abarquen, de hecho, el letramento literario como también auxilien en proposiciones que promuevan una valoración de la literatura en la escuela.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessLetramento literário e documentos oficiais: um estudo das concepções de literatura e letramento literário nas normativas e orientações de estadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLiteraturaLetramento literárioDocumentos oficiaisEnsino MédioLetramento literarioDocumentos oficialesEnseñanza Mediareponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILlucas_leal_teixeira.pdf.jpglucas_leal_teixeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2551https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/f9a3159a-e522-442e-aa0b-74926c9465cf/download9072bd1337d99fcea42e0df3276c2543MD57falseAnonymousREADLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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