A Escola Família Agrícola de Veredinha e os desafios na formação das juventudes do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Natália Faria de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: https://acervo.ufvjm.edu.br/items/8aff9372-8e66-466f-bb1e-a74d7524e001
Resumo: Linha de pesquisa: Sociedade e Cultura no Mundo Rural.
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spelling Moura, Natália Faria deLovo, Ivana CristinaPinto, Helder de MoraesSouza, João Valdir Alves deNobre, José Cláudio LuizUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Lovo, Ivana Cristina2020-12-02T14:07:07Z2020-12-02T14:07:07Z20192019-08-08MOURA, Natália Faria de. A Escola Família Agrícola de Veredinha e os desafios na formação das juventudes do campo. 2019. 232 p. Dissertação (Mestrado em Estudos Rurais) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019.https://acervo.ufvjm.edu.br/items/8aff9372-8e66-466f-bb1e-a74d7524e001Linha de pesquisa: Sociedade e Cultura no Mundo Rural.O cenário da pesquisa foi a Escola Família Agrícola de Veredinha, localizada no município de Veredinha-MG, na região do Alto Vale do Jequitinhonha. A escola oferece o Ensino Médio integrado ao Curso Técnico Profissionalizante em Agropecuária, com ênfase em agroecologia e fundamentada no método educativo Pedagogia da Alternância. Tivemos como objetivo geral dessa pesquisa: Investigar a proposta pedagógica da EFAV na sua contribuição para a construção dos projetos de vida das juventudes do campo. E como objetivos específicos: Identificar as estratégias pedagógicas empregadas pela EFAV e analisar como essas estratégias influenciam na configuração da identidade institucional da escola, diante de um contexto de disputas entre modelos socioeconômicos na sociedade; pretendeu-se também verificar como essas estratégias pedagógicas influenciam os projetos de vida dos jovens estudantes da EFAV. A pesquisa desenvolvida entre 2018 e 2019 realizou 14 entrevistas semiestruturadas com jovens estudantes, monitores, colaboradores e membros da associação gestora da escola; a observação participante; a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica. Foi feita uma análise interpretativa e reflexiva sobre os dados. Como resultados desse estudo de caso identificamos que a Pedagogia Alternância é uma proposta educativa que pode ser inscrita numa leitura dialética da realidade, e que na EFAV essa dialética agrega elementos contraditórios entre uma prática educativa emancipadora e uma prática educativa neoliberal. Assim, identificamos que as práticas educativas realizadas pela EFAV, como o Plano de Estudos (PE), o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão (GEPE) e as Práticas Agropecuárias, entre outras, de forma geral, se contrapõem a perspectiva educativa neoliberal e ao modelo de desenvolvimento do campo fundamentado no agronegócio, ao mesmo tempo em que as estratégias pedagógicas, como os Estágios, o Projeto Profissional do Jovem (PPJ) e até mesmo as Práticas Agropecuárias ao trazer elementos do discurso e a prática do empreendedorismo, das dinâmicas técnicas e tecnológicas da agricultura científica moderna e a realização de parcerias com grandes conglomerados empresariais na realização dos estágios, apresentam elementos de uma prática educativa neoliberal. Por fim, identificamos que algumas estratégias pedagógicas adotadas pela escola, como o GEPE, os Estágios, as Visitas as Famílias, o PE, o PPJ, as Visitas de Estudos e as Intervenções Externas, confirmam uma influência significativa da escola na elaboração e construção dos projetos de vida das juventudes estudantes da EFAV.Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2019.The place of research was the Agricultural Family School of Veredinha (Escola Família Agrícola de Veredinha-EFAV), located in the municipality of Veredinha-MG, in the region of Alto Vale do Jequitinhonha. The school offers High School integrated to the Vocational Technical Course in Agriculture and Farming, with emphasis on agroecology and based on the Pedagogy of Alternance educational method. We have as general objective of this research: to investigate the pedagogy proposal of EFAV in its contribution to the construction of life projects of the countryside youth. And as specific objectives: identify pedagogical strategies used by EFAV and to analyze how these strategies influence the configuration of the institutional identity of the school, in face of a context of disputes between socioeconomic models; it was also sought to verify how these strategies influences the life projects of young EFAV students. The research developed between 2018 and 2019 used 14 semi-structured interviews with young students, monitors, employees and members of the management association of the school; the participant observation; documents research and bibliographic research. Interpretive and reflexive analysis were done over the data. As a result of this case study we have identified that Pedagogy of Alternance is an educational proposal that can be linked to a dialectical perspective of reality, and that in EFAV this dialectic incorporates contradictory elements between an emancipatory educational practice and a neoliberal educational practice. Thus, we have identified that the educational practices carried out by EFAV, such as the Studies Plan (PE), the Group of Study, Research and Extension (GEPE) and Farming Practices, among others, in general, are in opposition to the neoliberal educational perspective and to the model of countryside development based on agribusiness, at the same time as the pedagogical strategies, such as Internships, the Professional Project of the Youth (PPJ) and even the Farming Practices by bringing elements of the discourse and the practice of entrepreneurship, of modern scientific technical and technological dynamics of agriculture and the realization of partnerships with large business conglomerates for internships, present elements of a neoliberal educational practice. Finally, we identified that some pedagogical strategies adopted by the school, such as the GEPE, the Internships, Visits to Families, Studies Plan, PPJ, the Visits of Study and the External Interventions, confirm a significant influence of the school in the elaboration and construction of the life projects of the young student of EFAV.porUFVJMA concessão da licença deste item refere-se ao à termo de autorização impresso assinado pelo autor, assim como na licença Creative Commons, com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus repositórios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, e preservação, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA Escola Família Agrícola de Veredinha e os desafios na formação das juventudes do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscolas Famílias AgrícolasPráticas educativasJuventudes do campoProjeto de vidaAgricultural Family SchoolsEducational practicesCountryside youthProject of lifereponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTHUMBNAILnatalia_faria_moura.pdf.jpgnatalia_faria_moura.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2616https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/f92fc0ff-e8e4-4647-b910-fc9925a16cdc/download7ccd70d5432566b31a3eb020d0e57cd3MD57falseAnonymousREADORIGINALnatalia_faria_moura.pdfnatalia_faria_moura.pdfapplication/pdf3846280https://acervo.ufvjm.edu.br//bitstreams/faf6e931-cd58-435f-993a-f52df7a2d714/download5839d567471d8c925d5a1756b68bff4bMD51trueAnonymousREADCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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