Utiliza??o de softwares para o ensino de F?sica nas escolas estaduais de n?vel m?dio da cidade de Janu?ria em 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heredia, Jardel Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2224
Resumo: O ensino de F?sica proposto nas escolas de n?vel m?dio tem apresentado defici?ncias devido ao baixo desempenho dos alunos nas avalia??es de ensino. Em consequ?ncia, a did?tica adotada para a disciplina e a forma??o dos professores v?m sendo questionadas. Considerando os avan?os tecnol?gicos e objetivando diversificar e aprimorar o processo ensino-aprendizagem, as institui??es escolares v?m adotando gradualmente as Tecnologias de Informa??o e Comunica??o (TIC). No ensino de F?sica n?o ? diferente. Diante da defasagem dos recursos experimentais nas escolas p?blicas de n?vel m?dio, as simula??es atrav?s de softwares t?m se tornado uma op??o, e est?o sendo utilizadas pelos professores, com o intuito de tornar os conte?dos mais acess?veis para os alunos. Entretanto, para que esses recursos possam ser utilizados nas escolas, s?o necess?rios diversos instrumentos que incluem os laborat?rios de inform?tica. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar se os softwares de F?sica contribuem significativamente para o processo ensino-aprendizagem, al?m de investigar e discutir as exequibilidades dos laborat?rios de inform?tica das escolas estaduais de n?vel m?dio da cidade de Janu?ria-MG em 2019, observando a relev?ncia desses laborat?rios com as demais ferramentas did?ticas que podem ser utilizadas, principalmente na disciplina de F?sica. Para alcan?ar este fim, o presente trabalho estruturou-se em uma pesquisa documental, bibliogr?fica, de campo, explorat?ria e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os estudos te?ricos apontaram refer?ncias did?ticas, demonstraram as contribui??es das TIC no ensino de F?sica e evidenciaram o incentivo e a defasagem das institui??es de ensino no que se refere a regulamenta??o sobre a inser??o e perman?ncia dos laborat?rios de ci?ncias e de inform?tica. As observa??es foram feitas atrav?s de pr?ticas realizadas nos laborat?rios de inform?tica de tr?s escolas da regi?o. Durante a pesquisa realizou-se descri??es de pr?ticas e roteiros experimentais que al?m de contribuir para pr?ticas de ensino futuras, proporcionam mais uma oportunidade de aprendizado que desperta o interesse dos alunos. Os instrumentos de pesquisa demonstraram que a utiliza??o dos softwares contribuiu significativamente para o processo ensino-aprendizagem, devido ao retorno apresentado pelos alunos e professores das escolas. Entretanto, mesmo se demonstrando um recurso did?tico relevante diante dos demais oferecidos, os softwares n?o s?o explorados nas escolas devido ?s condi??es de trabalho, que n?o s?o favor?veis para desenvolver aulas pr?ticas nos laborat?rios de inform?tica, principalmente pela despropor??o entre o n?mero de computadores e de alunos por turma.
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Considerando os avan?os tecnol?gicos e objetivando diversificar e aprimorar o processo ensino-aprendizagem, as institui??es escolares v?m adotando gradualmente as Tecnologias de Informa??o e Comunica??o (TIC). No ensino de F?sica n?o ? diferente. Diante da defasagem dos recursos experimentais nas escolas p?blicas de n?vel m?dio, as simula??es atrav?s de softwares t?m se tornado uma op??o, e est?o sendo utilizadas pelos professores, com o intuito de tornar os conte?dos mais acess?veis para os alunos. Entretanto, para que esses recursos possam ser utilizados nas escolas, s?o necess?rios diversos instrumentos que incluem os laborat?rios de inform?tica. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar se os softwares de F?sica contribuem significativamente para o processo ensino-aprendizagem, al?m de investigar e discutir as exequibilidades dos laborat?rios de inform?tica das escolas estaduais de n?vel m?dio da cidade de Janu?ria-MG em 2019, observando a relev?ncia desses laborat?rios com as demais ferramentas did?ticas que podem ser utilizadas, principalmente na disciplina de F?sica. Para alcan?ar este fim, o presente trabalho estruturou-se em uma pesquisa documental, bibliogr?fica, de campo, explorat?ria e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os estudos te?ricos apontaram refer?ncias did?ticas, demonstraram as contribui??es das TIC no ensino de F?sica e evidenciaram o incentivo e a defasagem das institui??es de ensino no que se refere a regulamenta??o sobre a inser??o e perman?ncia dos laborat?rios de ci?ncias e de inform?tica. 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Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2019.Physics teaching proposed in high schools has been deficient due to low performance of students in teaching assessments. As a result, the didactics adopted for the discipline and teacher education have been questioned. Considering the technological advances and aiming to diversify and improve the teaching-learning process, school institutions have gradually been adopting Information and Communication Technologies (ICT). It is no different in Physics teaching. Given the delay in experimental resources in public high schools, software simulations have become an option and are being used by teachers to make content more accessible to students. However, in order for these resources to be used in schools, a variety of tools are needed, including computer labs. The present work had as general objective to analyze if the Physics softwares contribute significantly to the teaching learning and investigate and discuss the feasibilities of computer labs at state high schools and investigate and discuss the feasibilities of computer labs at the state high schools of the city of Janu?ria in 2019, observing the relevance of these laboratories with the other didactic tools that can be used, more importantly in Physics. To achieve this goal, the present work was structured in a documentary, bibliographical, exploratory, descriptive and field research, with qualitative and quantitative approach. The theoretical studies pointed out didactic references, demonstrated the contributions of ICT in Physics teaching and evidenced the encouragement and the lag of the educational institutions, regarding the regulation on the insertion and permanence of the Science and Computer laboratories. The observations were made through practices performed in the computer labs of three schools in the region. During this research, practice descriptions and experimental scripts were performed. And they provided yet another learning opportunity that arouses the interest of the students, in addition to contributing to future teaching practices. The research tools demonstrated that the use of the software contributed significantly to the teaching-learning process due to feedback from school students and teachers. However, even being shown as a relevant didactic resource compared to the others offered, the software is not explored in schools due to working conditions that are not favorable to develop practical classes in Computer labs, mainly because of the disproportion between the number of computers and students per class.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessUtiliza??o de softwares para o ensino de F?sica nas escolas estaduais de n?vel m?dio da cidade de Janu?ria em 2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnsino de F?sicaTICRecursos did?ticosSoftwarePhysics teachingICTTeaching resourcesreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTjardel_reis_heredia.pdf.txtjardel_reis_heredia.pdf.txtExtracted texttext/plain202783http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2224/6/jardel_reis_heredia.pdf.txt7273bc6e7383bb3efd56b7da3f433b5aMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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