Metodologias ativas no ensino superior: perfil e percep??es dos estudantes do curso de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sarah Beatriz Soares de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFVJM
Texto Completo: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2345
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a percep??o dos discentes do curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK sobre a utiliza??o de metodologias ativas no ?mbito da forma??o acad?mica. O referencial te?rico ? norteado por tr?s eixos, quais sejam: o ensino superior, processo e sujeitos; a forma??o do profissional de medicina e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2019, por meio de um question?rio on-line. Participaram da pesquisa 140 estudantes, cujo perfil predominante ? do sexo feminino, de cor/ra?a branca, com faixa et?ria de 21 a 24 anos, solteiros, sem filhos, oriundos de escola p?blica e provenientes do Estado de Minas Gerais. Foi poss?vel verificar que a grande parte dos estudantes n?o possui experi?ncia anterior com as metodologias ativas e a consideram uma pr?tica inovadora. Dentre as principais metodologias ativas utilizadas no curso, destacam-se PBL, Grupos de discuss?o, Semin?rios, TBL e Fishbowl, com as quais os estudantes relataram dificuldades como participa??o, adequa??o da rotina de estudos e adapta??o ao novo papel, recorrendo, principalmente ? ajuda de outros discentes e o apoio dos tutores/professores a fim de super?-las. Os discentes indicaram como vantagens das metodologias ativas a capacidade de estimular o autoestudo, o desenvolvimento do sujeito cr?tico-reflexivo e o dinamismo do processo educacional; e consideraram como principais fragilidades a exig?ncia de maturidade discente, as lacunas no processo de ensino, a car?ncia de suporte dos docentes no processo de adapta??o aos m?todos de ensino e a inseguran?a quanto ? aprendizagem. Para al?m dos objetivos propostos, o trabalho emp?rico, ao ouvir os estudantes, revelou que s?o necess?rias transforma??es epistemol?gicas relativas ?s posturas de professores e alunos. Al?m disso, os m?todos ativos, sozinhos, n?o se configuram como a panaceia para todos os problemas da forma??o inicial de novos m?dicos e, se utilizados de forma inadequada e sem direcionamento efetivo, causam cansa?o e fadiga nos estudantes, sobrecarregando-os ao inv?s de aprimorar a forma??o de futuros m?dicos. Observa-se que ? importante o aprimoramento das metodologias ativas, por meio de capacita??o para docentes e discentes, busca de coer?ncia metodol?gica do processo de avalia??o da aprendizagem, bem como a reflex?o sobre a pr?tica educativa a partir da inclus?o e valoriza??o dos feedbacks dos sujeitos do processo.
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O referencial te?rico ? norteado por tr?s eixos, quais sejam: o ensino superior, processo e sujeitos; a forma??o do profissional de medicina e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2019, por meio de um question?rio on-line. Participaram da pesquisa 140 estudantes, cujo perfil predominante ? do sexo feminino, de cor/ra?a branca, com faixa et?ria de 21 a 24 anos, solteiros, sem filhos, oriundos de escola p?blica e provenientes do Estado de Minas Gerais. Foi poss?vel verificar que a grande parte dos estudantes n?o possui experi?ncia anterior com as metodologias ativas e a consideram uma pr?tica inovadora. 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The literature review is guided by three axes, namely: higher education, process and subjects; the training of medical professionals and active teaching-learning methodologies. It is a qualitative study, which data collection was carried out in the second half of 2019, through an online questionnaire. 140 students participated in the research, whose predominant profile is white women, from 21 to 24 years old, single, without children, from public school and from the state of Minas Gerais. It was possible to verify that most students don't have previous experience with active methodologies, and consider it an innovative practice. Among the main active methodologies used in the course, PBL, Discussion Groups, Seminars, TBL and Fishbowl stand out, which students reported difficulties such as participation, adaptation of the study routine and adaptation to their new role, resorting mainly of help from other students and the support of tutors / teachers in order to overcome them. The students indicated as active methodologies' advantages the ability to stimulate self-study, the development of the critical-reflective subject and the dynamism of the educational process; and considered as it's main weaknesses the demand for student maturity, the gaps in the teaching process, the lack of support from teachers in the process of adapting to teaching methods and insecurity regarding learning. In addition to the proposed objectives, the empirical work, when listening to students, revealed that epistemological transformations related to the positions of teachers and students are necessary. In addition, active methods alone are not the panacea for all the problems of initial training of new doctors and, if used inappropriately and without effective guidance, cause tiredness and fatigue in students, overloading them instead of improve the training of future doctors. It is observed that it is important to improve the active methodologies, through training for teachers and students, search for methodological coherence of the learning evaluation process, as well as the reflection on the educational practice from the inclusion and valuation of the subjects' feedbacks of the process.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessMetodologias ativas no ensino superior: perfil e percep??es dos estudantes do curso de Medicinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMetodologias ativasEnsino-aprendizagemEstudantes de medicinaEduca??o m?dicaActive methodologiesTeaching-learningMedical studentsMedical educationreponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTsarah_beatriz_soares_oliveira.pdf.txtsarah_beatriz_soares_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain278619http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/2345/6/sarah_beatriz_soares_oliveira.pdf.txt3b6c70ea1845b342fa45e5f30a1c09dcMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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