Avaliação de novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem em uma disciplina experimental da UFV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corradi, Bruno de Sousa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://locus.ufv.br/handle/123456789/2864
Resumo: Este estudo teve por objetivo principal a re-estruturação da disciplina Cinética de Processos Bioquímicos, especialmente a concepção, produção, disponibilização e avaliação de simuladores, representando experimentos práticos. Essa intervenção na disciplina surgiu da possibilidade de introdução de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino, na tentativa de facilitar o processo ensino-aprendizagem. A disciplina Cinética de Processos Bioquímicos encontra-se abrigada no ambiente virtual de aprendizagem da universidade, o PVANet. Com o avanço constante das tecnologias de informação e comunicação e dos softwares auxiliadores de ensino, observou-se a necessidade de mudanças no conteúdo da disciplina, na tentativa de adequá-lo à realidade vivida pelos estudantes, em um contexto cada vez mais dominado por tecnologias, computadores e WEB. A re-estruturação da disciplina no PVANet contou com a revisão de conteúdos, com a organização das ferramentas disponibilizadas pelo ambiente virtual e, principalmente, com a produção de aulas práticas contendo experimentos simulados. Nesse conteúdo, as simulações permitiram a realização de elevado número de testes de hipóteses em curto período de tempo, impossível de serem realizadas em laboratório convencional. Diferentes grupos participaram da avaliação das alterações realizadas na disciplina: alunos regularmente matriculados na matéria, ex-alunos e profissionais ligados à área de processos bioquímicos. Em geral, os resultados indicaram disposição e entusiasmo do público avaliado com a educação auxiliada por recursos mediados pelo computador, fato demonstrado pelas elevadas notas e pelas sugestões de modificações nos recursos usados na disciplina.
id UFV_1308ba65cfc5ef9f7a1274d14a69dcbd
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/2864
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Avaliação de novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem em uma disciplina experimental da UFVEvaluation of new information and communication technologies in the teaching-learning process in an experimental course of the UFVEADnTICsEnsinoEADnTICsTeachingCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::CIENCIA DE ALIMENTOSEste estudo teve por objetivo principal a re-estruturação da disciplina Cinética de Processos Bioquímicos, especialmente a concepção, produção, disponibilização e avaliação de simuladores, representando experimentos práticos. Essa intervenção na disciplina surgiu da possibilidade de introdução de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino, na tentativa de facilitar o processo ensino-aprendizagem. A disciplina Cinética de Processos Bioquímicos encontra-se abrigada no ambiente virtual de aprendizagem da universidade, o PVANet. Com o avanço constante das tecnologias de informação e comunicação e dos softwares auxiliadores de ensino, observou-se a necessidade de mudanças no conteúdo da disciplina, na tentativa de adequá-lo à realidade vivida pelos estudantes, em um contexto cada vez mais dominado por tecnologias, computadores e WEB. A re-estruturação da disciplina no PVANet contou com a revisão de conteúdos, com a organização das ferramentas disponibilizadas pelo ambiente virtual e, principalmente, com a produção de aulas práticas contendo experimentos simulados. Nesse conteúdo, as simulações permitiram a realização de elevado número de testes de hipóteses em curto período de tempo, impossível de serem realizadas em laboratório convencional. Diferentes grupos participaram da avaliação das alterações realizadas na disciplina: alunos regularmente matriculados na matéria, ex-alunos e profissionais ligados à área de processos bioquímicos. Em geral, os resultados indicaram disposição e entusiasmo do público avaliado com a educação auxiliada por recursos mediados pelo computador, fato demonstrado pelas elevadas notas e pelas sugestões de modificações nos recursos usados na disciplina.The main objective of the present study is the re-structuring of the course Kinetics of Biochemical Processes, mainly the conception, production, availability and evaluation of simulators, representing practical experiments. The changes made in the course were due to the possibility of introducing new information and communication technologies to the teaching activity, in order to make the teachinglearning process easier. The course Kinetics of Biochemical Processes occupies a virtual environment for learning at the university, the PVANet. With the constant improvement of the information and communication technologies and the software systems conceived to help the teaching practice, it was observed a need for changes in the no content of the course, in an attempt to adjust it to the real needs of students, in a context increasingly dominated by technologies, computers and the WEB. The re- structuring of the course in the PVANet required a review of its contents, with the organization of tools made available in the virtual environment and, mainly, with the production of practical classes with simulated experiments. In this content, the simulations allowed the performance of many hypothesis tests in a short time, which would not be possible in a conventional laboratory. Different groups took part in the evaluation of the changes carried out in the course: students regularly enrolled in the course, ex-students and professionals of the area of biochemical processes. In general, the results indicated that the public evaluated presented enthusiasm with education helped by computer resources, which is demonstrated by the high grades and suggestions of changes in the resources used in the course.Universidade Federal de ViçosaBRCiência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de AlimentosMestrado em Ciência e Tecnologia de AlimentosUFVhttp://lattes.cnpq.br/8109807582270885Mancilha, Ismael Maciel dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783628T2Passos, Flávia Maria Lopeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781817D3Passos, Frederico José Vieirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781218J9Silva, Paulo Henrique Alves dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793543U4Braga, José Luishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787263E8Tibúrcio, Túlio Márcio de Salleshttp://lattes.cnpq.br/7538871885032281Corradi, Bruno de Sousa2015-03-26T13:13:16Z2010-06-232015-03-26T13:13:16Z2009-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCORRADI, Bruno de Sousa. Evaluation of new information and communication technologies in the teaching-learning process in an experimental course of the UFV. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.http://locus.ufv.br/handle/123456789/2864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2016-04-09T02:15:11Zoai:locus.ufv.br:123456789/2864Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452016-04-09T02:15:11LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem em uma disciplina experimental da UFV
Evaluation of new information and communication technologies in the teaching-learning process in an experimental course of the UFV
title Avaliação de novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem em uma disciplina experimental da UFV
spellingShingle Avaliação de novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem em uma disciplina experimental da UFV
Corradi, Bruno de Sousa
EAD
nTICs
Ensino
EAD
nTICs
Teaching
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::CIENCIA DE ALIMENTOS
title_short Avaliação de novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem em uma disciplina experimental da UFV
title_full Avaliação de novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem em uma disciplina experimental da UFV
title_fullStr Avaliação de novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem em uma disciplina experimental da UFV
title_full_unstemmed Avaliação de novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem em uma disciplina experimental da UFV
title_sort Avaliação de novas tecnologias da informação e da comunicação no processo ensino-aprendizagem em uma disciplina experimental da UFV
author Corradi, Bruno de Sousa
author_facet Corradi, Bruno de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8109807582270885
Mancilha, Ismael Maciel de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783628T2
Passos, Flávia Maria Lopes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781817D3
Passos, Frederico José Vieira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781218J9
Silva, Paulo Henrique Alves da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793543U4
Braga, José Luis
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787263E8
Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles
http://lattes.cnpq.br/7538871885032281
dc.contributor.author.fl_str_mv Corradi, Bruno de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv EAD
nTICs
Ensino
EAD
nTICs
Teaching
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::CIENCIA DE ALIMENTOS
topic EAD
nTICs
Ensino
EAD
nTICs
Teaching
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::CIENCIA DE ALIMENTOS
description Este estudo teve por objetivo principal a re-estruturação da disciplina Cinética de Processos Bioquímicos, especialmente a concepção, produção, disponibilização e avaliação de simuladores, representando experimentos práticos. Essa intervenção na disciplina surgiu da possibilidade de introdução de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino, na tentativa de facilitar o processo ensino-aprendizagem. A disciplina Cinética de Processos Bioquímicos encontra-se abrigada no ambiente virtual de aprendizagem da universidade, o PVANet. Com o avanço constante das tecnologias de informação e comunicação e dos softwares auxiliadores de ensino, observou-se a necessidade de mudanças no conteúdo da disciplina, na tentativa de adequá-lo à realidade vivida pelos estudantes, em um contexto cada vez mais dominado por tecnologias, computadores e WEB. A re-estruturação da disciplina no PVANet contou com a revisão de conteúdos, com a organização das ferramentas disponibilizadas pelo ambiente virtual e, principalmente, com a produção de aulas práticas contendo experimentos simulados. Nesse conteúdo, as simulações permitiram a realização de elevado número de testes de hipóteses em curto período de tempo, impossível de serem realizadas em laboratório convencional. Diferentes grupos participaram da avaliação das alterações realizadas na disciplina: alunos regularmente matriculados na matéria, ex-alunos e profissionais ligados à área de processos bioquímicos. Em geral, os resultados indicaram disposição e entusiasmo do público avaliado com a educação auxiliada por recursos mediados pelo computador, fato demonstrado pelas elevadas notas e pelas sugestões de modificações nos recursos usados na disciplina.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-29
2010-06-23
2015-03-26T13:13:16Z
2015-03-26T13:13:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRADI, Bruno de Sousa. Evaluation of new information and communication technologies in the teaching-learning process in an experimental course of the UFV. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.
http://locus.ufv.br/handle/123456789/2864
identifier_str_mv CORRADI, Bruno de Sousa. Evaluation of new information and communication technologies in the teaching-learning process in an experimental course of the UFV. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.
url http://locus.ufv.br/handle/123456789/2864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
BR
Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa
BR
Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
UFV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1817559937069350912