Caracterização do mercado consumidor de produtos orgânicos em Rio Paranaíba-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lígia Inês Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Alberto Lima de, Souto, Manuela Pereira, Alves, Lucélia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss6pp0835-0840
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20139
Resumo: Este trabalho teve como objetivo caracterizar o mercado consumidor, sua percepção e conhecimento sobre alimentos orgânicos em Rio Paranaíba - MG. Foram aplicados 188 questionários estruturados em estabelecimentos comerciais como supermercados e sacolões, sendo um questionário para cada participante e verificou-se que a maior parte dos consumidores são pessoas adultas, mulheres, de nível médio. Observou-se na pesquisa uma demanda por produtos orgânicos no mercado de Rio Paranaíba, sendo a indisponibilidade destes produtos o maior fator que limita esse consumo. Como grande porção dos participantes apresentou conhecimento superficial sobre o que é um produto orgânico e como identificá-lo na gôndola, ficou evidente a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o assunto.
id UFV_3379f4da464de78b0ed04bec81e8aa46
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/20139
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Silva, Lígia Inês SouzaOliveira, Alberto Lima deSouto, Manuela PereiraAlves, Lucélia Cristina2018-06-15T10:59:41Z2018-06-15T10:59:41Z2017-09-2025271075https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss6pp0835-0840http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20139Este trabalho teve como objetivo caracterizar o mercado consumidor, sua percepção e conhecimento sobre alimentos orgânicos em Rio Paranaíba - MG. Foram aplicados 188 questionários estruturados em estabelecimentos comerciais como supermercados e sacolões, sendo um questionário para cada participante e verificou-se que a maior parte dos consumidores são pessoas adultas, mulheres, de nível médio. Observou-se na pesquisa uma demanda por produtos orgânicos no mercado de Rio Paranaíba, sendo a indisponibilidade destes produtos o maior fator que limita esse consumo. Como grande porção dos participantes apresentou conhecimento superficial sobre o que é um produto orgânico e como identificá-lo na gôndola, ficou evidente a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o assunto.This work aimed to characterize the consumer market, its perception and knowledge about organic food in Rio Paranaíba - MG. 188 structured questionnaires were applied in commercial establishments such as supermarkets and bakeries, with a questionnaire for each participant and it was verified that the majority of the consumers are adults, women, mid-level. A demand for organic products in the Rio Paranaíba market was observed in the research, being the unavailability of these products the biggest factor that limits this consumption. As a large portion of the participants presented superficial knowledge about what an organic product is and how to identify it on the gondola, it became clear that there is a need for further clarification on the subject.porThe Journal of Engineering and Exact Sciencesv. 03, n. 06, p. 0835-0840, Setembro 2017OrgânicosMercadoDemandaCaracterização do mercado consumidor de produtos orgânicos em Rio Paranaíba-MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdftexto completoapplication/pdf484315https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20139/1/artigo.pdf6eeb1840b63fa2f5a8d8bd37b20db14bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20139/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo.pdf.jpgartigo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2908https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20139/3/artigo.pdf.jpg60a1b2555e02fd731f855dd544d07ebdMD53123456789/201392018-06-15 23:00:39.634oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-06-16T02:00:39LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Caracterização do mercado consumidor de produtos orgânicos em Rio Paranaíba-MG
title Caracterização do mercado consumidor de produtos orgânicos em Rio Paranaíba-MG
spellingShingle Caracterização do mercado consumidor de produtos orgânicos em Rio Paranaíba-MG
Silva, Lígia Inês Souza
Orgânicos
Mercado
Demanda
title_short Caracterização do mercado consumidor de produtos orgânicos em Rio Paranaíba-MG
title_full Caracterização do mercado consumidor de produtos orgânicos em Rio Paranaíba-MG
title_fullStr Caracterização do mercado consumidor de produtos orgânicos em Rio Paranaíba-MG
title_full_unstemmed Caracterização do mercado consumidor de produtos orgânicos em Rio Paranaíba-MG
title_sort Caracterização do mercado consumidor de produtos orgânicos em Rio Paranaíba-MG
author Silva, Lígia Inês Souza
author_facet Silva, Lígia Inês Souza
Oliveira, Alberto Lima de
Souto, Manuela Pereira
Alves, Lucélia Cristina
author_role author
author2 Oliveira, Alberto Lima de
Souto, Manuela Pereira
Alves, Lucélia Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lígia Inês Souza
Oliveira, Alberto Lima de
Souto, Manuela Pereira
Alves, Lucélia Cristina
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Orgânicos
Mercado
Demanda
topic Orgânicos
Mercado
Demanda
description Este trabalho teve como objetivo caracterizar o mercado consumidor, sua percepção e conhecimento sobre alimentos orgânicos em Rio Paranaíba - MG. Foram aplicados 188 questionários estruturados em estabelecimentos comerciais como supermercados e sacolões, sendo um questionário para cada participante e verificou-se que a maior parte dos consumidores são pessoas adultas, mulheres, de nível médio. Observou-se na pesquisa uma demanda por produtos orgânicos no mercado de Rio Paranaíba, sendo a indisponibilidade destes produtos o maior fator que limita esse consumo. Como grande porção dos participantes apresentou conhecimento superficial sobre o que é um produto orgânico e como identificá-lo na gôndola, ficou evidente a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o assunto.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-15T10:59:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-15T10:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss6pp0835-0840
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20139
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 25271075
identifier_str_mv 25271075
url https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss6pp0835-0840
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv v. 03, n. 06, p. 0835-0840, Setembro 2017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv The Journal of Engineering and Exact Sciences
publisher.none.fl_str_mv The Journal of Engineering and Exact Sciences
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20139/1/artigo.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20139/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20139/3/artigo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6eeb1840b63fa2f5a8d8bd37b20db14b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
60a1b2555e02fd731f855dd544d07ebd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1801213003276746752