A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668768 |
Resumo: | Neste trabalho, buscamos compreender, a partir da perspectiva interacionista da Equipe Interaction & Formation, o papel das relações de discurso, mas, em particular, da reformulação, no domínio da formação profissional inicial. Para isso, apresentamos inicialmente uma abordagem para o estudo das relações de discurso que seja compatível com a proposta interacionista da equipe, bem como a maneira como a reformulação pode ser compreendida no âmbito dessa abordagem. Em seguida, apresentamos considerações sobre o corpus analisado neste estudo, que se constitui de duas sequências de interações ocorridas em 2005, no cantão de Genebra, Suíça, nas quais a mesma expressão conectiva reformulativa do francês (“en fait”) é empregada pelos aprendizes que participam de cada sequência. Por fim, procedemos à análise comparativa das sequências, para mostrar como um mesmo recurso linguístico, a relação de reformulação sinalizada pela expressão conectiva “en fait”, auxilia os participantes da interação a construir contextos distintos, mais ou menos favoráveis à formação profissional. |
id |
UNICAMP-13_5f8bcff05c487b23638e23203f1dcba5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668768 |
network_acronym_str |
UNICAMP-13 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discursoReformulation in an interactionist perspective for the study of discourse relationsLa reformulación en una perspectiva interaccionista para el estudio de las relaciones discursivasInteractionDiscourse relationsReformulationInteraçãoRelações de discursoReformulaçãoInteracciónRelaciones del hablaRefundiciónNeste trabalho, buscamos compreender, a partir da perspectiva interacionista da Equipe Interaction & Formation, o papel das relações de discurso, mas, em particular, da reformulação, no domínio da formação profissional inicial. Para isso, apresentamos inicialmente uma abordagem para o estudo das relações de discurso que seja compatível com a proposta interacionista da equipe, bem como a maneira como a reformulação pode ser compreendida no âmbito dessa abordagem. Em seguida, apresentamos considerações sobre o corpus analisado neste estudo, que se constitui de duas sequências de interações ocorridas em 2005, no cantão de Genebra, Suíça, nas quais a mesma expressão conectiva reformulativa do francês (“en fait”) é empregada pelos aprendizes que participam de cada sequência. Por fim, procedemos à análise comparativa das sequências, para mostrar como um mesmo recurso linguístico, a relação de reformulação sinalizada pela expressão conectiva “en fait”, auxilia os participantes da interação a construir contextos distintos, mais ou menos favoráveis à formação profissional.In this paper, we study, from the interactionist perspective of the Interaction & Formation Team, the role of discourse relations, but, in particular, of reformulation, in the domain of initial professional training. For this, we initially present an approach to the study of discourse relations compatible with the interactionist proposal of the team, as well as the way in which the reformulation can be understood within the scope of this approach. Next, we present considerations about the corpus analyzed in this study: two sequences of interactions that took place in 2005, in the canton of Geneva, Switzerland, in which the same French reformulative connective expression (“en fait”) is used by the learners participating in each sequence. Finally, we proceeded to a comparative analysis of the sequences, to show how the same linguistic resource, the reformulation signaled by the connective expression “en fait”, helps the participants of the interaction to build different contexts, more or less favorable to professional training.En este trabajo, buscamos comprender, desde la perspectiva interaccionista del Equipo de Interacción y Formación, el papel de las relaciones discursivas, pero, en particular, de la reformulación, en el campo de la formación profesional inicial. Para ello, presentamos inicialmente un enfoque para el estudio de las relaciones discursivas que sea compatible con la propuesta interaccionista del equipo, así como la forma en que se puede entender la reformulación dentro de este enfoque. A continuación, presentamos consideraciones sobre el corpus analizado en este estudio, que consiste en dos secuencias de interacciones que ocurrieron en 2005, en el cantón de Ginebra, Suiza, en las que la misma expresión conectiva reformulativa del francés ("en fait") es empleada por los aprendices que participan en cada secuencia. Finalmente, se procedió al análisis comparativo de las secuencias, para mostrar como mismo recurso lingüístico, la relación de reformulación señalada por la expresión conectiva "en fait", ayuda a los participantes de la interacción a construir contextos diferentes, más o menos favorables a la formación profesional.Universidade Estadual de Campinas2022-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/866876810.20396/cel.v64i00.8668768Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 64 (2022): Publicação Contínua; e022026Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Continous Publication; e022026Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Publicación continua; e0220262447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668768/29569Brasil; 2022Brasil; 2022Brazil; 2022Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Gustavo Ximenes2023-07-04T17:40:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668768Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2023-07-04T17:40:16Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso Reformulation in an interactionist perspective for the study of discourse relations La reformulación en una perspectiva interaccionista para el estudio de las relaciones discursivas |
title |
A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso |
spellingShingle |
A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso Cunha, Gustavo Ximenes Interaction Discourse relations Reformulation Interação Relações de discurso Reformulação Interacción Relaciones del habla Refundición |
title_short |
A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso |
title_full |
A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso |
title_fullStr |
A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso |
title_full_unstemmed |
A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso |
title_sort |
A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso |
author |
Cunha, Gustavo Ximenes |
author_facet |
Cunha, Gustavo Ximenes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Gustavo Ximenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interaction Discourse relations Reformulation Interação Relações de discurso Reformulação Interacción Relaciones del habla Refundición |
topic |
Interaction Discourse relations Reformulation Interação Relações de discurso Reformulação Interacción Relaciones del habla Refundición |
description |
Neste trabalho, buscamos compreender, a partir da perspectiva interacionista da Equipe Interaction & Formation, o papel das relações de discurso, mas, em particular, da reformulação, no domínio da formação profissional inicial. Para isso, apresentamos inicialmente uma abordagem para o estudo das relações de discurso que seja compatível com a proposta interacionista da equipe, bem como a maneira como a reformulação pode ser compreendida no âmbito dessa abordagem. Em seguida, apresentamos considerações sobre o corpus analisado neste estudo, que se constitui de duas sequências de interações ocorridas em 2005, no cantão de Genebra, Suíça, nas quais a mesma expressão conectiva reformulativa do francês (“en fait”) é empregada pelos aprendizes que participam de cada sequência. Por fim, procedemos à análise comparativa das sequências, para mostrar como um mesmo recurso linguístico, a relação de reformulação sinalizada pela expressão conectiva “en fait”, auxilia os participantes da interação a construir contextos distintos, mais ou menos favoráveis à formação profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668768 10.20396/cel.v64i00.8668768 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668768 |
identifier_str_mv |
10.20396/cel.v64i00.8668768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668768/29569 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2022 Brasil; 2022 Brazil; 2022 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 64 (2022): Publicação Contínua; e022026 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Continous Publication; e022026 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Publicación continua; e022026 2447-0686 reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
collection |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216492631916544 |