A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Gustavo Ximenes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668768
Resumo: Neste trabalho, buscamos compreender, a partir da perspectiva interacionista da Equipe Interaction & Formation, o papel das relações de discurso, mas, em particular, da reformulação, no domínio da formação profissional inicial. Para isso, apresentamos inicialmente uma abordagem para o estudo das relações de discurso que seja compatível com a proposta interacionista da equipe, bem como a maneira como a reformulação pode ser compreendida no âmbito dessa abordagem. Em seguida, apresentamos considerações sobre o corpus analisado neste estudo, que se constitui de duas sequências de interações ocorridas em 2005, no cantão de Genebra, Suíça, nas quais a mesma expressão conectiva reformulativa do francês (“en fait”) é empregada pelos aprendizes que participam de cada sequência. Por fim, procedemos à análise comparativa das sequências, para mostrar como um mesmo recurso linguístico, a relação de reformulação sinalizada pela expressão conectiva “en fait”, auxilia os participantes da interação a construir contextos distintos, mais ou menos favoráveis à formação profissional.
id UNICAMP-13_5f8bcff05c487b23638e23203f1dcba5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668768
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discursoReformulation in an interactionist perspective for the study of discourse relationsLa reformulación en una perspectiva interaccionista para el estudio de las relaciones discursivasInteractionDiscourse relationsReformulationInteraçãoRelações de discursoReformulaçãoInteracciónRelaciones del hablaRefundiciónNeste trabalho, buscamos compreender, a partir da perspectiva interacionista da Equipe Interaction & Formation, o papel das relações de discurso, mas, em particular, da reformulação, no domínio da formação profissional inicial. Para isso, apresentamos inicialmente uma abordagem para o estudo das relações de discurso que seja compatível com a proposta interacionista da equipe, bem como a maneira como a reformulação pode ser compreendida no âmbito dessa abordagem. Em seguida, apresentamos considerações sobre o corpus analisado neste estudo, que se constitui de duas sequências de interações ocorridas em 2005, no cantão de Genebra, Suíça, nas quais a mesma expressão conectiva reformulativa do francês (“en fait”) é empregada pelos aprendizes que participam de cada sequência. Por fim, procedemos à análise comparativa das sequências, para mostrar como um mesmo recurso linguístico, a relação de reformulação sinalizada pela expressão conectiva “en fait”, auxilia os participantes da interação a construir contextos distintos, mais ou menos favoráveis à formação profissional.In this paper, we study, from the interactionist perspective of the Interaction & Formation Team, the role of discourse relations, but, in particular, of reformulation, in the domain of initial professional training. For this, we initially present an approach to the study of discourse relations compatible with the interactionist proposal of the team, as well as the way in which the reformulation can be understood within the scope of this approach. Next, we present considerations about the corpus analyzed in this study: two sequences of interactions that took place in 2005, in the canton of Geneva, Switzerland, in which the same French reformulative connective expression (“en fait”) is used by the learners participating in each sequence. Finally, we proceeded to a comparative analysis of the sequences, to show how the same linguistic resource, the reformulation signaled by the connective expression “en fait”, helps the participants of the interaction to build different contexts, more or less favorable to professional training.En este trabajo, buscamos comprender, desde la perspectiva interaccionista del Equipo de Interacción y Formación, el papel de las relaciones discursivas, pero, en particular, de la reformulación, en el campo de la formación profesional inicial. Para ello, presentamos inicialmente un enfoque para el estudio de las relaciones discursivas que sea compatible con la propuesta interaccionista del equipo, así como la forma en que se puede entender la reformulación dentro de este enfoque. A continuación, presentamos consideraciones sobre el corpus analizado en este estudio, que consiste en dos secuencias de interacciones que ocurrieron en 2005, en el cantón de Ginebra, Suiza, en las que la misma expresión conectiva reformulativa del francés ("en fait") es empleada por los aprendices que participan en cada secuencia. Finalmente, se procedió al análisis comparativo de las secuencias, para mostrar como mismo recurso lingüístico, la relación de reformulación señalada por la expresión conectiva "en fait", ayuda a los participantes de la interacción a construir contextos diferentes, más o menos favorables a la formación profesional.Universidade Estadual de Campinas2022-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/866876810.20396/cel.v64i00.8668768Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 64 (2022): Publicação Contínua; e022026Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Continous Publication; e022026Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Publicación continua; e0220262447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668768/29569Brasil; 2022Brasil; 2022Brazil; 2022Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Gustavo Ximenes2023-07-04T17:40:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668768Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2023-07-04T17:40:16Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso
Reformulation in an interactionist perspective for the study of discourse relations
La reformulación en una perspectiva interaccionista para el estudio de las relaciones discursivas
title A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso
spellingShingle A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso
Cunha, Gustavo Ximenes
Interaction
Discourse relations
Reformulation
Interação
Relações de discurso
Reformulação
Interacción
Relaciones del habla
Refundición
title_short A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso
title_full A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso
title_fullStr A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso
title_full_unstemmed A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso
title_sort A reformulação em uma perspectiva interacionista para o estudo das relações de discurso
author Cunha, Gustavo Ximenes
author_facet Cunha, Gustavo Ximenes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Gustavo Ximenes
dc.subject.por.fl_str_mv Interaction
Discourse relations
Reformulation
Interação
Relações de discurso
Reformulação
Interacción
Relaciones del habla
Refundición
topic Interaction
Discourse relations
Reformulation
Interação
Relações de discurso
Reformulação
Interacción
Relaciones del habla
Refundición
description Neste trabalho, buscamos compreender, a partir da perspectiva interacionista da Equipe Interaction & Formation, o papel das relações de discurso, mas, em particular, da reformulação, no domínio da formação profissional inicial. Para isso, apresentamos inicialmente uma abordagem para o estudo das relações de discurso que seja compatível com a proposta interacionista da equipe, bem como a maneira como a reformulação pode ser compreendida no âmbito dessa abordagem. Em seguida, apresentamos considerações sobre o corpus analisado neste estudo, que se constitui de duas sequências de interações ocorridas em 2005, no cantão de Genebra, Suíça, nas quais a mesma expressão conectiva reformulativa do francês (“en fait”) é empregada pelos aprendizes que participam de cada sequência. Por fim, procedemos à análise comparativa das sequências, para mostrar como um mesmo recurso linguístico, a relação de reformulação sinalizada pela expressão conectiva “en fait”, auxilia os participantes da interação a construir contextos distintos, mais ou menos favoráveis à formação profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668768
10.20396/cel.v64i00.8668768
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668768
identifier_str_mv 10.20396/cel.v64i00.8668768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8668768/29569
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos Linguísticos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2022
Brasil; 2022
Brazil; 2022
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 64 (2022): Publicação Contínua; e022026
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Continous Publication; e022026
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 64 (2022): Publicación continua; e022026
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216492631916544